Este texto sobre casamentos e divórcios mudou a forma que eu encaro o amor

"As pessoas deixam de amar pelas mesmas razões pelas quais se apaixonaram".

Quiz

Esta é Taylor Myers, poeta de 25 anos que mora em Ohio (EUA). Recentemente, ela compartilhou um texto em prosa em seu Tumblr sobre uma aula a que assistiu chamada "Relacionamentos Para a Vida". Para resumir, o post dela EXPLODIU 👏. 👏

Mas antes de continuarmos...

Você diria que amor é um sentimento
ou uma escolha?

Sentimento

Escolha

Ok, isso é tudo por enquanto. Continue lendo!!!

Em seu texto Myers defende que "as pessoas deixam de amar pelas mesmas razões pelas quais se apaixonaram":

entry.embed_originalUrl

"Muita gente me pergunta qual é o meu maior medo. E eu sei que elas esperam uma resposta como altura, ou espaços fechados, ou pessoas vestidas como animais. Como dizer que, quando eu tinha 17 anos, assisti a uma aula chamada Relacionamentos Para a Vida e aprendi que a maioria das pessoas deixa de amar pelos mesmos motivos pelos quais se apaixonou? Que a teimosia cativante do seu amante se transformou na recusa em se comprometer, que sua mente obstinada agora só é imatura e que o mau comportamento que você antes adorava hoje significa dinheiro indo pelo ralo? Que a sua espontaneidade agora é imprudente e irresponsável e que suas pernas apoiadas no painel do carro não são mais sexy, só mais uma distração em sua vida ocupada?
Nada me entristece ou me dá mais medo do que o pensamento que eu posso me tornar feia para alguém que antes pensava que todas as estrelas habitavam meus olhos."

E naturalmente, o Tumblr morreu um pouco:

"Isso fode com minha cabeça toda vez que leio."

No entanto, Myers acrescentou depois que estava "triste" quando escreveu o texto e se esqueceu de incluir as lições edificantes que a aula ensinou:

entry.embed_originalUrl

"Eu não esperava que esse fosse se tornar o texto mais popular das centenas que já escrevi. Eu estava muito amarga e triste quando o redigi e deixei de lado a parte mais bonita daquela aula.

Depois que a professora nos apresentou a essa teoria, nos perguntou: “O amor é um sentimento? Ou é uma escolha?” Éramos só um bando de adolescentes. Naturalmente dissemos que era um sentimento. Ela disse que, se persistíssemos nesta crença, nunca conseguiríamos ter um relacionamento duradouro de qualquer tipo.

Ela nos fez conversar com uma dúzia de adultos que tinham ou estavam casados, e perguntamos para eles sobre seus casamentos e por que eles tinham durado ou acabado. No final, perguntei para cada uma das pessoas se o amor era uma emoção ou uma escolha.

Todo mundo disse que era uma escolha. Era um comprometimento consciente. Era algo que você escolhia fazer funcionar todos os dias, assim como era uma escolha da pessoa com quem você estava. Todos eles disseram que, em algum momento do seu casamento, o “sentimento do amor” tinha desaparecido ou enfraquecido e eles não estavam felizes. Eles disseram que sentimentos estão sempre mudando e que você não consegue construir algo duradouro com uma base tão instável.

Os que estavam casados disseram que, quando as coisas estavam ruins, eles escolheram se comunicar, escolheram identificar o que estava errado e consertar e escolheram recriar algo pelo qual valesse a pena se apaixonar.

Os divorciados disseram que tinham escolhido se afastar.

Desde aquela aula, desde aquele projeto, nunca mais olhei para relacionamentos da mesma forma. (…) Eu descobri a diferença entre sentimento e comprometimento. Eu nunca fui atrás da pessoa que fazia meu coração disparar ou minha cabeça girar. Eu escolhi as pessoas que estavam comprometidas em me escolher, dedicadas a encontrar algo para adorar mesmo nos piores dias.

Eu não tenho mais medo do dia em que alguém que jurava que eu era o universo não esteja mais vendo estrelas nos meus olhos, desde que essa pessoa escolha olhar para eles até encontrá-las de novo."

Então, os casais têm que fazer a "escolha" de identificar seus problemas e falar abertamente sobre eles, se quiserem que seu relacionamento dure.

Este conceito tocou muitas pessoas:

"Observar seu próprio comportamento é o primeiro passo! Todos pisamos na bola, mas sempre há tempo, a vontade de ser gentil e o amor."

"Palavras não significam nada. Ações são tudo. Estou tão cansado de ouvir palavras de amor, mas não ver atos de amor."

A moral da história? A professora acredita que pessoas em casamentos e relacionamentos felizes ESCOLHEM amar. Eles nem sempre sentem isso.

knowyourmeme.com / Syd Robinson / BuzzFeed

Então agora, depois de ler isto...

Você diria que o amor é um sentimento
ou uma escolha?

Sentimento

Escolha

Publicidade

Tem mais a dizer? Deixe sua opinião nos comentários!

Veja também:

Responda a 11 perguntas sobre relacionamentos e diremos uma comédia romântica para você assistir

Vista este cara e daremos um conselho amoroso que você precisa ouvir

50 testes do BuzzFeed sobre amor para você fazer na alegria e na tristeza

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também