O quanto você sabe sobre as declarações falsas de Bolsonaro?

Só em 2020 foram 1.682 delas.

Quiz

Não que seja novidade para alguém, mas Jair Bolsonaro (sem partido) emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, conforme apontou um relatório inédito da ONG Artigo 19, com escritório em nove países pelo mundo.

Buda Mendes/Getty Images

De acordo com o Relatório Global de Expressão 2020-2021, Bolsonaro mandou ver em uma média de 4,3 declarações falsas ou enganosas por dia. Simplesmente lamentável.

Para testar seus conhecimentos acerca das inúmeras mentiras deste que, infelizmente, nos governa, faça o nosso teste.

Todas as frases abaixo foram ditas por Jair Bolsonaro recentemente. Clique naquelas que você acredita serem falsas e veja o resultado no final do teste.

“A CoronaVac não deu certo no Chile.”

“Onde tinha vacina para comprar ano passado? Quero que qualquer pessoa me responda. Não tinha em lugar nenhum do mundo.”

"Não tem um escândalo de corrupção no meu governo."

"Esse remédio para matar piolho ou o outro para combater a malária, não tem contraindicação. Você procura um médico, sem problema nenhum, mas não tem contraindicação."

“Vimos aí dezenas de vídeos, pessoas revoltadas. Quando apertava o número 1 já aparecia o 13.”

“O lockdown não tem comprovação científica.”

“A floresta amazônica, pessoal, não pega fogo. Ela é úmida.”

“Somente o ano passado, nós gastamos com auxílio emergencial o equivalente a dez anos de Bolsa Família.”

“Ninguém tem terras agricultáveis como nós.”

“Pessoal, quem já teve o vírus como eu, quem já foi vacinado, não transmite e não pega e quem for contra é porque não acredita na vacina.”

“Você não pode obrigar a pessoa a tomar vacina.”

“Você vê, uma pessoa dentro de um carro, geralmente com o vidro fechado, já tem um problema de circulação, né? Se ele bota a máscara... Tem algum médico aqui? Acho que o CO2 leva ao sono, se não me engano.”

“Não, internet, isso não existe [em Cuba].”

“O que eu falei é que pelo meu passado — tô com 66, até que eu tô bem, né? —, se eu pegasse [Covid-19], para mim, seria uma gripezinha. Não para todo mundo.”

“Eu nunca falei em gripezinha para todo mundo. [...] Eu disse que, para mim, dado a minha vida de atleta, a vida que eu levava, se eu fosse acometido do vírus, praticamente não sentiria. Foi o que aconteceu.”

Mostrar meu resultado!

Publicidade

Veja também