Afinal, essa década acaba agora ou só no final de 2020?

Fiz um tweet falando que a década estava pra acabar e muita gente ficou PISTOLA comigo.

Publicidade

Publicidade

Reprodução

Publicidade

Acontece que, antes de fazer este tweet, eu dei uma pesquisada para entender se era isso mesmo.

Quando me disseram que a década estava para acabar, também fiquei em dúvida se deveríamos considerar 2019 como o último ano da década, ou se ela só acabaria no final de 2020 mesmo.

E a resposta para essa pergunta é: depende.

Reprodução/Warner

Agora vem o momento Pernalonga de Batom do post, gente, me perdoa.

Essa confusão acontece porque podemos contar os anos de duas formas.

Atualmente a maior parte do mundo ocidental segue o calendário gregoriano, que se inicia com o início do ano 1, sem "ano zero". Ao se encerrar o primeiro ano, inicia-se o segundo ano (que contamos como ano 2) e por aí vai até chegarmos no ano 10, o décimo ano. Dessa forma, as décadas sempre começariam no início dos anos 1 e terminariam no fim dos anos 10 - ou seja, hoje estaríamos na década iniciada no começo do ano 2011, que terminaria no final do ano 2020.

Essa é a mesma lógica seguida na contagem dos séculos e milênios. O século 21 começou no início do ano 2001, o século 20 foi do início de 1901 ao fim de 2000, e etc.

Reprodução

Mas agora, pense por um instante. Como você conta seus anos de vida?

Você comemorou o seu aniversário de 10 anos quando você iniciou o seu décimo ano de vida, ou quando você completou seu décimo ano de vida?

Seu primeiro ano de vida é o "ano zero", que se passa antes do seu primeiro aniversário, o segundo ano antes de comemorar 2 anos de vida, e por aí vai.

Pra exemplificar: uma pessoa que hoje tem 27 anos de idade está no seu vigésimo oitavo ano de vida.

Pois então, se contamos nossos anos de vida por anos completos, por que contamos décadas por anos a completar?

Reprodução/Nickelodeon

No fim das contas, é uma questão cultural.

Na Coreia do Sul, por exemplo, os anos de vida são contados de forma diferente do resto do mundo - a pessoa já nasce com 1 ano de vida, e ela ainda ganha mais um ano a cada virada de ano. Ou seja, você pode ao mesmo tempo ter 27 anos de idade aqui no Brasil (sua idade internacional) e 28 na Coreia do Sul (sua idade coreana). Rapaz, que confusão.

Digo mais: se você pensar no ano de 1970, seu primeiro instinto é considerá-lo parte dos anos 70 ou 60? Não fica estranho pensar que 1970 faz parte da década de 60?

~Tecnicamente~ falando, uma década é um período de 10 anos. 2004 a 2013 é uma década. 2010 a 2019 é uma década. 2011 a 2020 é uma década.

Reprodução

Ou seja, tudo depende de qual é a sua intenção.

O calendário que seguimos é uma invenção humana para padronizar a passagem de tempo, que só começou a ser adotado como convenção pelas nações ocidentais a partir de 1582. A gente pode lê-lo da forma que mais nos convém - tem autores e historiadores que consideram um formato, e tem os que consideram o outro.

Então pra concluir: falar que a década termina em 2019 tá certo, falar que termina em 2020 tá certo, quem escolhe qual formato seguir é você. Então seja feliz e siga seu coração!

via GIPHY

E lá pra 2029 a gente volta a discutir isso de novo, tenho certeza.

Para você, em que ano a década de 2010 termina?

No final de 2019!

Só no final de 2020!

Quem se importa, BuzzFeed, o tempo é um mero conceito relativo e apenas uma ilusão da mente humana.