Zeca Camargo é criticado ao menosprezar comoção por Cristiano Araújo

Apresentador pediu desculpas pelas declarações, mas chamou o cantor sertanejo de "Cristiano Ronaldo".

Zeca Camargo fez uma crônica neste domingo para o "Jornal das Dez", da Globo News, que conseguiu irritar fãs do Cristiano Araújo, vários cantores sertanejos e até apreciadores dos livros de colorir para adultos.

O apresentador diz que a cobertura da morte do cantor Cristiano Araújo foi "quase insana" e questiona como o Brasil foi capaz de "se seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida". Zeca cita Cazuza, Ayrton Senna, e Mamonas Assassinas para dizer que "eles sim eram ídolos de grande alcance" e fala que com a morte de Cristiano "acreditamos estar comovidos pela perda de um grande ídolo. Todos sabemos que não é bem assim".

No "Vídeo Show" desta segunda (29) Zeca pediu desculpas e disse que foi mal interpretado. "Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração por qualquer artista, sobretudo o 'Cristiano Ronaldo', que não está mais com a gente".

Zeca disse no programa que "gostaria de aproveitar porque escrevi um comentário na Globo News sobre essa cobertura e acabei sendo, talvez, mal interpretado por alguns fãs". Ele comentou ainda que "gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração por qualquer artista, sobretudo o 'Cristiano Ronaldo', que não está mais com a gente", disse Zeca, errando o nome de Cristiano Araújo.

"Ele começou de uma maneira tão simples, tão honesta, tão bonita, e estourou, virou esse artista que o Brasil inteiro chorou a morte. Gostaria de me desculpar com quem talvez tenha entendido mal esse texto", completou.

Publicidade

Na crônica da Globo News, Zeca faz uma relação inesperada da morte de Cristiano com os livros de colorir. "Eles vêm bem a calhar para fazermos um paralelo com a ausência de fortes referências culturais que experimentamos no momento".

No vídeo de pouco mais de quatro minutos, Zeca justifica o paralelo dizendo que a "morte de Cristiano Araújo vestiu a carapuça de um contorno de linhas pretas num papel branco, só esperando a tinta das emoções das pessoas para ganhar cor e, quem sabe, significado. Como robôs coloristas preenchemos aqueles desenhos na ilusão de que estamos criando alguma coisa", disse Zeca.

Zeca Camargo diz ainda que Cristiano talvez tenha morrido antes de provar que tinha potencial para se tornar uma paixão nacional.

"Nossa canção popular é hoje dominada por revelações de uma música só, que se entregam a uma alucinada agenda de shows para gerar um bom dinheiro".

Publicidade

Isso irritou muita gente, como Raphael Munhoz, que postou uma foto no Instagram com o amigo Mariano, com quem forma uma dupla sertaneja. A imagem é acompanhada da hashtag #quemézecacamargo e mostra os dois tampando os ouvidos.

O casal sertanejo Maria Cecília e Rodolfo postou uma foto parecida.

Publicidade

O cantor Israel Novaes também criticou a postura de Zeca no Instagram. "Você é muito preconceituoso, raso e fútil!", escreveu o artista.

O sertanejo Gabriel Gava também participou do protesto e escreveu um texto com uma dura crítica a Zeca. 'Fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?"

Publicidade

O Instagram "Quem é Zeca Camargo" foi criado para reunir todas as fotos com a hashtag.

Publicidade

Publicidade

As pessoas estão lotando o Instagram de Zeca com críticas a xingamentos. A última foto do apresentador tem mais de 30 mil comentários, a grande maioria com críticas sobre as declarações dele a respeito de Cristiano Araújo.

Publicidade

Veja aqui a crônica completa de Zeca Camargo:

Veja também