Um dos legados de Zé Celso é o parque do Bixiga - mas ele será construído?

A disputa pelo terreno ao lado do Teatro Oficina já dura muitos anos.

Zé Celso Martinez Corrêa, um dos maiores ícones do teatro brasileiro, morreu nesta quinta (6), aos 86 anos, em decorrência de um incêndio em seu apartamento em São Paulo. Ele deixa um legado artístico imensurável, e também um projeto que já existe há pelo menos quatro décadas: a construção de um parque ao lado do Teatro Oficina.

reprodução Instagram @zecelso.ator

O Teatro Oficina, junto de sua companhia, foi fundado em 1958. O prédio, localizado na Bela Vista, bairro no centro de São Paulo, foi destruído em um incêndio em 1966, reinaugurado no ano seguinte, e totalmente reformado pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1994. Em 2010, foi tombado como patrimônio histórico.

reprodução Instagram

O espaço é um corredor largo, com andaimes para abrigar a plateia, pontos de visão desafiadores e uma parede de vidro que interage com a área vazia ao lado do prédio. Em 2015, esse projeto arquitetônico para um teatro foi eleito pelo jornal The Guardian como o melhor do mundo

Publicidade

O espaço vazio ao lado do teatro é um terreno de 11.000 m² que pertence ao Grupo Silvio Santos. Ele pretende construir um empreendimento imobiliário no local, enquanto Zé Celso defendia que a área virasse um parque. Essa disputa se arrasta desde os anos 80, enquanto o local permanece vazio.

O projeto de Silvio são três torres de até 100 metros de altura, com mil apartamentos e mil vagas de garagem.

O ator Pascoal da Conceição, que era amigo de Zé Celso e interpretou o Dr Abobrinha no "Castelo Rá-Tim-Bum", revelou que o personagem, que desejava derrubar o Castelo e construir um prédio de 100 andares, foi inspirado na disputa entre Silvio e o Oficina.

Publicidade

Já o projeto de Zé Celso tranformaria o terreno em um parque municipal, recuperando um córrego que existe embaixo do local e incluindo uma arena para apresentações artísticas. A Folha de São Paulo divulgou um croqui de como ficaria o lugar:

reprodução

Silvio Santos seria beneficiado pela Transferência do Direito de Construir, recebendo uma compensação por doar o terreno para a prefeitura - foi assim que o Parque Augusta foi viabilizado.

Em 2017, Silvio conseguiu reverter uma decisão que o proibia de construir suas torres, e Zé Celso começou uma campanha para vetar a obra. O então prefeito João Dória intermediou uma conversa dos dois, que foi gravada e publicada pela jornalista Mônica Bergamo.

A conversa, inconclusiva, tem até ameaças de Silvio levar a cracolândia para o terreno.

Publicidade

Entretanto, em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, deu parecer favorável para o Grupo Silvio Santos construir prédios residenciais ao redor do Teatro, estabelecendo uma distância mínima entre os prédios, mas a Justiça vetou a liberação.

Segundo apuração da Folha, em 2020 o projeto do parque foi aprovado pela Câmara Municipal e vetado pelo então prefeito Bruno Covas, que morreu em 2021.

Publicidade

Na sequência, o Deputado Eduardo Suplicy (PT) apresentou um novo projeto de lei para criar o parque, que atualmente transita no Legislativo.

A vereadora Luna Zarattini (PT), que é uma das autoras da PL 877/2021 disse, em entrevista à Rádio CBN, que o parque será voltado para atividades artísticas, e pretende se relacionar com o bairro, que abriga uma comunidade multicultural. "Será um patrimônio ambiental, histórico, artístico, arquitetônico. É fundamental estimular a criação de parques, o impacto para a cidade é gigantesco", ela diz, e explica que as torres de prédios "vão descaracterizar o Bixiga, além de perdermos a oportunidade de criar um polo cultural".

Em junho, quando Zé se casou com o ator Marcelo Drummond, com quem se relacionava há 37 anos, ele ganhou de Fernanda Montenegro um ipê, que pretendia plantar no terreno de Silvio - mas recebeu uma liminar que o impediu de fazer isso.

reprodução @marcelodrummond

Publicidade

Marcelo agora preside a associação que dirige o Teatro Oficina, e ainda não se manifestou sobre o futuro da disputa pelo parque. O SBT divulgou uma nota de pesar pela morte de Zé, mas não citou as intenções de Silvio.

Veja também