Saiba quem foi Yasuke, o primeiro samurai negro

Um imigrante africano que fez história no Japão.

Yasuke era um ajudante de origem africana que serviu sob o comando de Oda Nobunaga, um poderoso senhor feudal japonês do século 16 que ficou conhecido como o primeiro dos três unificadores do Japão.

Reprodução

Em 1579, Yasuke chegou ao Japão a serviço de missionários jesuítas italianos. É importante ressaltar que nenhum relato afirma que ele era escravo, e sim um ajudante da comitiva.

Em sua chegada, o povo japonês ficou tão impressionado com o seu físico que houve uma enorme aglomeração para vê-lo, e alguns curiosos até morreram pisoteados. Logo, Yasuke caiu nas graças de Oda Nobunaga por ser "educado", incrivelmente forte e alto.

Existem relatos que afirmam que Yasuke possuía 1,88m de altura, uma média muito acima da altura dos japoneses naquela época. Pouco se sabe sobre sua origem, mas alguns acreditam que ele veio do povo Macua, uma sociedade matriarcal dos povos originários de Moçambique. Também há quem diga que sua origem esteja na Etiópia, Angola, Nigéria e até Portugal.

De acordo com a lista de samurais do Japão nascidos no exterior, Yasuke foi o primeiro estrangeiro a receber o título. Ele também foi mencionado nos arquivos do Clã Maeda, que diz que foi-lhe concedida uma residência própria, assim como o cerimonial da katana feito por Oda Nobunaga. O senhor feudal também lhe concedeu o direito de porte de arma, e Yasuke era constantemente visto cavalgando ao seu lado em batalhas e mostrando sua alta patente militar.

Reprodução

Em junho de 1582, Oda foi atacado e forçado ao seppuku (ou harakiri, nome pelo qual o suicídio de samurais é conhecido no ocidente). Após a morte de Oda, Yasuke juntou-se ao seu filho e herdeiro Oda Nobutada, que tentava impor suas forças no castelo Nijō.

Yasuke lutou ao lado das forças de Oda Nobutada por um longo período, mas sem sucesso. Depois de ser derrotado e capturado pelo exército de Akechi, foi levado de volta aos jesuítas e não se teve mais registros de sua vida.

Alguns acreditam que Yasuke não foi executado pelo exército de Akechi pelo respeito que até os adversários tinham por suas habilidades de batalha. Outros acreditam que ele tenha sido poupado pelo respeito por sua cor, já que pessoas de pele escura também eram admiradas religiosamente no período. Vale dizer que naquela época ainda existiam muitas figuras de Budas negros nos templos japoneses.

Porém, talvez Akechi apenas não quis ofender os jesuítas, necessitando de todos os aliados que pudesse ter após sua conquista territorial.

Publicidade

A história de Yasuke está muito presente no imaginário de admiradores da cultura asiática na comunidade negra em todo mundo, e inclusive já inspirou filmes como "Black Samurai", de Al Adamson. Aqui em solo brasileiro, Yasuke foi citado nas músicas do rapper Emicida, assim como na sua coleção Lab Yasuke da grife Laboratório Fantasma. Recentemente, a Netflix lançou uma série de anime nipo-americana baseada na história do guerreiro.

Reprodução

Veja também