Exposição imersiva sobre Xuxa terá figurinos originais, cenários, tecnologia e personagens ao vivo

"Xuxa Xperience" acontecerá em São Paulo a partir de novembro.

A obra completa de Xuxa Meneghel - os programas de TV, discos, filmes, produtos licenciados e vida pessoal - nunca foi reunida em um só lugar… até agora. 

reprodução

Em novembro, a "Xuxa Xperience" abre as portas em São Paulo. Trata-se de uma "exposição imersiva", como define Thiago Carvalho, diretor executivo da agência Eko e curador do evento. Ele adiantou alguns detalhes exclusivamente para o BuzzFeed. 

"Vamos fazer com que o público viaje pela história da Xuxa e sinta a emoção de ser parte da vida dela", ele diz. 

reprodução

E que história! Xuxa está reinando desde os anos 80, e teve várias eras, desde antes do "Xou da Xuxa", passando por campeã de bilheteria nos cinemas e de venda de discos, e até vencendo o Grammy Latino com "Xuxa Só para Baixinhos".

Publicidade

Serão 33 espaços com figurinos originais, cenários reconstruídos, realidade aumentada, projeções, personagens ao vivo e loja com produtos oficiais.

reprodução

Xuxa tem um acervo com muitos de seus figurinos, e alguns icônicos serão restaurados para a exposição. Ela não guardou as centenas de produtos licenciados que lançou ao longo da carreira, "mas contamos com fãs que estão nos ajudando a reunir muita coisa", conta Thiago. Fotos e objetos pessoais, inclusive de Sasha e de Dona Alda, mãe de Xuxa, também estarão lá. "Não tem como não falar do lado familiar, que sempre esteve muito próximo do público."

Encontraremos na exposição personagens do universo da Xuxa - garantido, por enquanto, só as Paquitas. 

reprodução

A equipe que vai trabalhar na exposição receberá treinamento de uma ex-Paquita, que Thiago ainda não pode revelar o nome. Na época do "Xou", as Paquitas recebiam as crianças e ajudavam a Xuxa em tudo - além de cantar, dançar e fazer filmes. 

Publicidade

Xuxa está xuper envolvida em tudo.

"Ela traz ideias, complementa questões criativas e é muito criteriosa e cuidadosa. As pessoas não sabem que muita coisa era ideia dela, ela não era só uma apresentadora. A Xuxa mudou a maneira de falar com as crianças e de produzir conteúdo para elas, e esse formato foi exportado. Falta reconhecimento da importância dela na nossa cultura pop". 

Para completar a experiência, a exposição está trazendo de volta o icônico microfone da Xuxa, que era sonho de consumo de dez entre 10 crianças. 

O brinquedo será idêntico ao vendido nos anos 80/90, e precisou ser completamente refeito, mas é uma réplica sem nenhuma alteração em relação ao original.

Publicidade

Os fãs já estão nervosos com a possibilidade de outros ítens serem relançados.

E a possibilidade existe mesmo: Thiago diz estar estudando formas de relançar outros produtos. A Xuxa lançou muuuuita coisa e fizemos uma lista de produtos dela aqui

A "Xuxa Xperience" acontecerá entre 11 de novembro deste ano e março de 2023. Os ingressos já estão à venda aqui. Para quem é de fora de São Paulo, devem aparecer em breve opções de pacotes turísticos, e há também a possibilidade de a exposição viajar pelo Brasil - e chegar à Argentina!

Publicidade

Animados, baixinhos?

MUITO!

Preciso de mais detalhes...

Veja também