11 coisas que talvez você não se lembre sobre a novela "América"

O sucesso de Glória Perez estará no Globoplay em abril.

1. Seguuura peão

reprodução

A novela misturava múltiplos temas, sendo os principais o universo dos rodeios e a imigração ilegal para os Estados Unidos. Mas os núcleos secundários abordaram a deficiência visual, cleptomania, pedofilia e homossexualidade. Ousada para a época!

2. As aventuras de Sol

reprodução

Deborah Secco passou por poucas e boas na pele da protagonista Sol. Nas várias tentativas de cruzar a fronteira para os EUA, chegou a ser enfiada no painel de um carro! A cena foi icônica.

Publicidade

3. Duas aberturas

A música da abertura de "América" era "Soy Loco por Ti, América", cantada pela Ivete Sangalo. Mas nos primeiros capítulos a vinheta tinha outra canção, "Orfãos do Paraíso", com a voz de Milton Nascimento.

(a primeira era essa aqui)

Publicidade

4. Caco Ciocler galã

reprodução

Caco fez seu primeiro galã em "América". Ele estava com 34 anos e tinha feito sucesso nas minisséries "A Muralha" (2000) e "Quintos dos Infernos" (2002).

5. Bruna Marquezine em um papel super dramático

reprodução

Bruna tinha 10 aninhos e vinha do sucesso de Salete, personagem da novela "Mulheres Apaixonadas"(2003). Em "América" o desafio foi ainda maior ao darem para ela o papel de uma menina com deficiência visual.

Publicidade

6. Cleo Pires estreando

reprodução

"América" foi a primeira novela de Cleo, aos 23 anos. Ela fazia Lurdinha, uma garota que se apaixona pelo pai de uma amiga. Você pode ver uma cena dela aqui.

7. Beijo gay censurado

reprodução

Um beijo entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) era muito aguardado. A cena foi gravada e cortada na última hora. Bem que podiam botar esse beijo de volta!

Publicidade

8. O saudoso Guilherme Karam

reprodução

Famoso por ter sido parte da "TV Pirata", e por ter interpretado o vilão de "Super Xuxa contra Baixo Astral", Karam se despediu da TV em "América". Ele sofria de uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso e faleceu em 2016, aos 58 anos.

9. Rodrigo Faro no elenco

reprodução

Quem só conhece Rodrigo Faro como apresentador não imagina que até o início dos anos 2000 ele atuava em novelas. "América" foi uma das últimas.

Publicidade

10. O boi Bandido

reprodução

O touro Bandido era um ser real na ficção. o animal realmente tinha esse nome e era o terror dos peões de rodeio. Faleceu em 2009, aos 15 anos.

CUIDADO, SPOILER!

Se você não sabe o final da novela (porque não assistiu a exibição original ou porque não lembra mesmo) e não quiser tomar um spoiler, já para aqui!

Publicidade

11. Troca de casais

reprodução

Raro nas novelas até então, no final de "América"o mocinho não ficou com a mocinha. Tião (Murilo Benicío) e Sol (Deborah Secco), os protagonistas da trama, terminaram se casando com outras pessoas - isso graças à torcida do público, que passou a gostar mais de Sol com Ed (Caco Ciocler).

Veja também