9 canais no YouTube para quem gosta de aprender um pouquinho sobre tudo

De plantas a buracos negros.

Eu tenho curiosidade por muitos assuntos e estou sempre atrás de conteúdos que abordam temas variados de forma didática para que eu possa aprender algo novo todo dia. Pensando nisso, fiz esta breve lista dos canais do YouTube que têm me ensinado algumas coisas interessantes nos últimos meses.

1. Kurzgesat - In a Nut Shell

Criado por uma empresa de animação em Munique, o Kurzgesat é um canal educativo e colaborativo que aborda diversos assuntos, principalmente ciência. Se você é como eu e adora conhecer os mistérios do universo, vale a pena dar uma conferida nos vídeos sobre astronomia. Todos são muito explicativos e ainda são ilustrados com animações fofas e divertidas. Os vídeos são em inglês, mas vários deles possuem legendas em português para todo mundo conseguir acompanhar.

Publicidade

2. Minhas Plantas

Durante a pandemia muita gente passou a desenvolver interesse por diversas áreas, tipo panificação, artesanato e jardinagem. Sobre este último tema, um bom canal que pode te ajudar é o "Minhas Plantas", da Carol Costa. A Carol é super divertida e traz todas as informações super mastigadas para quem não sabe nada MESMO sobre plantas ou para quem está se iniciando nesse mundo verdinho. No canal tem diversos vídeos sobre como cuidar de hortas e das mais diferentes plantas, além de dossiês e tutoriais para acabar com pragas e salvar aquela sua plantinha triste que tá esquecida em um canto da sua casa.

3. LumberJills

A Lê e a Fê são marceneiras e nesse canal elas ensinam técnicas não apenas de marcenaria, mas também de tapeçaria e outras coisas no estilo faça você mesmo. As duas são muito divertidas e vale a pena conferir os vídeos mesmo que você não tenha vontade de construir sua própria mesa de jantar do zero.

Publicidade

4. Tasting History

Este é um canal gringo que basicamente fala sobre a origem de diversos pratos e comidas que fazem parte do passado da humanidade. Usando registros bem antigos, o "Tasting History" refaz receitas históricas utilizando as ferramentas modernas que temos nas nossas cozinhas hoje em dia. Mesmo que você não vá reproduzir os pratos em casa, vale a pena assistir porque o conteúdo é bem informativo. Alguns vídeo têm legendas em português.

5. Liziqi

A Liziqi é uma jovem chinesa que mora na província de Sichuan. Ela leva uma vida bem rural e conectada com a natureza, e nos seus vídeos ela mostra como é o dia a dia na sua casa e na sua comunidade. Os vídeos obviamente não são em português e a maioria não tem legenda, mas isso não importa muito. A graça é apenas assistir e observar como ela transforma os alimentos em diferentes pratos típicos, desde o momento em que as sementes germinam até a colheita. Ela também manda muito bem na marcenaria e tem vídeos onde ela faz suas próprias roupas com a seda que ela mesma produz! Muito provavelmente você não vai imitar nada do que ela faz aí na sua casa, mas é um canal bem bonito de se assistir e que, pelo menos pra mim, traz muita paz.

Publicidade

6. Dianxi Xiaoge

A Dianxi é outra jovem chinesa que faz vídeos mostrando como é a sua vida na província de Yunnan. O canal é bem parecido com o da Liziqi e traz imagens belíssimas das florestas e montanhas da região. A Dianxi também planta os próprios alimentos e gosta de transformá-los em diversos pratos para a família toda. Assim como no item acima, a língua não é um impeditivo para você apreciar a beleza e as curiosidades do canal. Ah, o cachorro dela, o Dawang, é simplesmente perfeito!

7. Nossa Cozinha

Ok, esse item provavelmente é batido pra muita gente mas eu não poderia deixar de incluir aqui. No "Nossa Cozinha", a Paola Carosella ensina as receitas e técnicas culinárias que ela aprendeu com anos de experiência como cozinheira. O modo que ela apresenta e conversa com o público é muito legal, e você se sente próximo a ela enquanto assiste. As receitas que ela ensina são super adaptáveis e eu já fiz várias aqui em casa. Ah, outra coisa que vale a pena nesse canal são as interações da Paola com o Jason, seu marido. Eles são tudo! <3

Publicidade

8. Business Insider

Este canal é pra quem gosta de aprender sobre TUDO, literalmente. Com várias categorias, o "Business Insider" aborda temas que vão de economia a viagens espaciais e até fabricação de queijos. Lá você encontra várias séries, tipo essa que explica o motivo de determinadas coisas custarem tão caro. Alguns vídeos trazem legendas em português.

9. Tempero Drag

Outro canal que muita gente já conhece mas que merece ser mencionado é o "Tempero Drag", apresentado pela Rita Von Hunty. Através de muitos estudos e utilizando argumentos sólidos, a Rita debate e reflete sobre várias questões que fazem parte da nossa sociedade. Ela fala sobre política, religião, preconceito e outros temas de forma bem clara e didática. Vale a pena aprender um pouco com ela!

Publicidade

Veja também