Will Smith pode ser punido pelo Oscar? Com acusações bem piores, Casey Affleck, Weinstein, Woody Allen e Polanski não foram

Eles se envolveram em polêmicas (e crimes) BEM diferentes.

Will Smith venceu o Oscar 2022 na categoria Melhor Ator por seu trabalho no filme "King Richard: Treinando Campeãs", mas o momento quase foi ofuscado por uma treta com Chris Rock poucos minutos antes.

Getty Images

Publicidade

O “The New York Post” analisou o código de conduta do Oscar para saber se Will poderia ser punido. Segundo o veículo, o documento foi atualizado em 2017 após várias denuncias de assédio sexual contra figurões da indústria do cinema.

"Os membros (da Academia) devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, de inclusão e de um ambiente de apoio que promova a criatividade (...) A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade", diz um trecho do código reproduzido pelo Post.

Publicidade

A possibilidade de Will ser punido trouxe outra discussão: A Academia nunca puniu oficialmente outros envolvidos em polêmicas - e crimes. Ou seja, o Oscar passou pano para situações muito mais graves que a de Will.

Casey Affleck foi processado por assédio sexual em 2010 por duas mulheres, mas isso não atrapalhou sua carreira e não o impediu de vencer o Oscar de Melhor Ator em 2017 por "Manchester à Beira-Mar".

Getty Images

A "passada de pano" em seu histórico foi amplamente discutida no movimento Times Up, e no ano seguinte ele não apareceu na cerimônia para apresentar o prêmio de Melhor Atriz - dizem que por decisão dele próprio, e não como punição da Academia.

Publicidade

Em 1977 o cineasta Roman Polanski deixou os Estados Unidos depois de estuprar uma modelo de 13 anos - e se voltar para o país, vai preso.

Getty Images

Ainda assim, ele seguiu dirigindo filmes e foi indicado ao Oscar em 1981 por "Tess - Uma Lição de Vida", e venceu o prêmio em 2002 por "O Pianista". Ele não foi à cerimônia para fugir da cadeia, mas recebeu o troféu na França.


Na imagem acima, um protesto de feministas francesas em fevereiro de 2020 contra uma homenagem a Polanski em um festival de cinema.

Woody Allen enfrenta desde o início dos anos 90 graves acusações de ter abusado sexualmente de Dylan Farrow, filha de Mia Farrow, ex-mulher do cineasta, durante a infância dela.

reprodução

Entre julgamentos e novas denúncias, ele lançou quase 30 filmes (muitos aclamados pelo público e pela crítica) e foi indicado ao Oscar nove vezes, com uma vitória, em 2012, pelo roteiro de "Meia-Noite em Paris". O cancelamento do diretor veio apenas em 2018, quando Dylan lançou o documentário "Allen contra Farrow", que o fez perder prestígio e atenção, o mantendo longe das premiações.

Publicidade

Mesmo com muitas acusações de assédio sexual, Harvey Weinstein ainda é lembrado como um dos grandes produtores de Hollywood, e seus filmes ainda são aclamados: na cerimônia do Oscar deste domingo, "Pulp Fiction", que ele produziu, recebeu uma homenagem no palco.

Getty Images

Mas ele não terá novas indicações pois está preso, cumprindo pena de 25 anos.

Will não será punido criminalmente, já que Chris Rock não abriu um boletim de ocorrência contra o ator. Mas ainda não se sabe se a Academia tomará alguma providência, uma vez que o caso aconteceu durante a cerimônia, algo inédito até então.

Em 2023, Will deve ser o apresentador da categoria Melhor Atriz. Ele será desconvidado? Vamos acompanhar.

Publicidade

Veja também