Will, de "Stranger Things", é gay e está apaixonado por Mike? Veja o que dizem os atores e o produtor da série

Teoria dos fãs ficou ainda mais forte na quarta temporada.

Dúvidas sobre a sexualidade de Will já haviam surgido na terceira temporada, quando, durante uma partida de Dungeons & Dragons, Will e Mike brigaram por conta da amizade com Eleven. "Não é minha culpa você não gostar de meninas", disse Mike a Will.

Publicidade

Em 2020, Noah Schnapp, ator que dá vida a Will, falou sobre a cena que, segundo ele, depende da interpretação do público.

Reprodução/Netflix

"Enquanto todos os personagens estavam se desenvolvendo e crescendo, Will estava no Mundo Invertido e ele estava sozinho lá, não interagindo ou conectado com seus amigos ou o resto do mundo. E quando ele voltou, ele esperava que tudo simplesmente iria voltar a ser como antes, quando ele era normal e quando era criança, e queria estar no porão jogando D&D... realmente não querendo seguir em frente e pensar em namoro e relacionamentos ainda", disse.

Ainda sobre este mesmo episódio, o produtor executivo Shawn Levy disse em entrevista à revista Entertainment Weekly que Mike estava se referindo a eles estarem em diferentes estágios de desenvolvimento na adolescência.

Reprodução/Netflix

"Não é específico sobre a orientação sexual ou qualquer coisa", disse ele. No entanto, ele admite: "Desde então, muitas dessas perguntas surgiram."

Publicidade

Tudo começou com o desconforto de Will com a chegada de Mike à Califórnia. Logo de cara ele demonstra insatisfação com o fato de Eleven estar mentindo ao namorado sobre como tem se saído na escola. "Ele não merece isso", ele diz a ela. 

Reprodução/Netflix

É claro que ele pode estar dizendo isso apenas da perspectiva da amizade. E que seu desconforto com a chegada do amigo seja pelo fato de ele ficar segurando vela para o casalzinho. Mas também pode não ser, certo?

Publicidade

Embora isso possa parecer apenas um detalhe, o episódio 1 também mostra Will levando para a escola um cartaz sobre Alan Turing, matemático inglês responsável por descobertas importantes na ciência da computação, mas que teve parte de seus feitos não reconhecidos por ser gay. Em sala, os alunos teriam de apresentar personagens que são seus "heróis."

Reprodução/Netflix

Aliás, em 1952, Turing foi processado judicialmente e condenado por seus "atos homossexuais". Ele aceitou o tratamento de castração química, com dietilestilbestrol, como alternativa à prisão. 

Em 2009, após uma campanha virtual, o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, fez um pedido de desculpas público e oficial a Turing em nome do governo britânico pela "maneira terrível como foi tratado".

Quatro anos depois, a rainha Elizabeth II concedeu a Turing um perdão póstumo. Além disso, desde 2017, a "lei Alan Turing" é um termo informal para uma lei britânica que retroativamente perdoou homens advertidos ou condenados sob a legislação histórica que proibia a homossexualidade.

Diante disso tudo, na entrevista à EW, Levy deixou a questão da sexualidade de Will em aberto, mas disse que tudo na série é intencional…

Reprodução/Instagram

“Sem entrar em onde vamos mais tarde na [trama da] quarta temporada, acho que vou apenas dizer que não há muitos acidentes em 'Stranger Things'. Há uma intenção e estratégia claras do pensamento real dado a cada personagem. Então, se você saiu do volume I sentindo as dicas de enredo e personagem, provavelmente não foi por acaso”, despistou o produtor.

Acima, uma foto de bastidores em que o produtor-executivo aparece ao lado de Schnapp.

Publicidade

Recentemente, durante um vídeo promocional da temporada, parte do elenco de "Stranger Things" colocou ainda mais lenha na fogueira sobre o assunto.

Reprodução/Youtube

Enquanto respondiam algumas teorias dos fãs sobre a história da série, os atores foram questionados sobre um possível interesse amoroso de Will em Eleven. E não sei vocês, mas eu acho que a resposta foi bastante significativa...

"Se você está assistindo ao programa, deve saber que Will não está interessado em El", disse David Harbour. "Ele está interessado em outra pessoa do grupo", comentou. "Sim, você verá em breve", acrescentou Finn Wolfhard. "Ele está muito interessado", disse Harbour.

Publicidade

Bom, interessado mesmo a gente está em saber como é que termina toda essa história. E isso será possível a partir de 1º de julho, quando o volume 2 da quarta temporada se "Stranger Things" chegar à Netflix.

Veja também