Waleska foi humilhada por seu professor por estar com a filha na sala de aula

Estudante foi proibida de assistir aula acompanhada pela filha de cinco anos. Caso ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BuzzShe

Tudo isso aconteceu durante a aula de "Introdução à Sociologia" do curso de Ciências Sociais da UFRN. O professor fez um longo discurso em que deixou claro que Waleska está proibida de retornar à sala de aula com a criança.

Divulgação / Seminário DHLR / Via seminariodhlr.com.br

Publicidade

Publicidade

Waleska saiu da sala de aula às lágrimas, acompanhada de sua filha e de colegas que se solidarizam com a estudante. A carioca é mãe solo e mudou-se para Natal para estudar na UFRN. Trabalha durante o dia como atendente de telemarketing e não tem com quem deixar a filha no período da noite.

Reprodução /Inter TV Cabugi / Via g1.globo.com

Publicidade

Ao ser questionado pela reportagem do G1 se sabia da história de Waleska, o professor disse que não, porém manteve sua opinião sobre o ocorrido.

Reprodução/ Inter TV Cabugi / Via g1.globo.com

“Não tenho essa informação, mas essa informação não interfere na análise do problema, porque, veja bem, a sociedade tem diversos dramas e problemas. Mas a universidade não pode ser o lugar da resolução de todos esses problemas. A universidade já faz um esforço tremendo de oferecer programas, de oferecer alternativas de amparo à vida estudantil que devem ser reconhecidos. Nós temos bolsas de iniciação científica, bolsa alimentação, residência, nós temos essa bolsa creche. A universidade está fazendo o que pode”, declarou em entrevista ao G1.

O auxílio creche oferecido pela universidade é de R$100 e o estudante pode se beneficiar dele por no máximo 10 meses.

Muitas pessoas se solidarizaram com Waleska. Uma delas foi a professora Michelle Ferret, ex-aluna de Alípio. Ela conta que também foi humilhada pelo professor em sala de aula e que por isso abandonou a disciplina. Mesmo assim, ela se formou, fez mestrado e doutorado levando sua filha às aulas. Hoje, ela é uma das professoras da instituição.

      

Publicidade

Os estudantes da UFRN iniciaram uma campanha de apoio à Waleska e pedem o afastamento do professor de suas atividades acadêmicas.

Reprodução / Facebook / Via Facebook: dceufrn

Waleska utilizou as redes sociais para agradecer o apoio que tem recebido. Ela também contou que estudou na Universidade Federal Rural do Semi-Árido por cinco anos e que ir às aulas acompanhada da filha nunca foi um problema.

      

Publicidade

Em nota, a UFRN comunicou que não há qualquer norma na instituição que proíba ou que permita a presença de crianças em aulas. Porém, alegou que há uma legislação nacional que dá autonomia ao professor para decidir se um aluno pode estar na sala, ou não, devido ao comportamento dele, ou outra questão.

Veja também:

Se você já fez alguma destas coisas, é machismo

O Ministério do Trabalho perguntou o que é ser trabalhadora e teve que ouvir umas verdades

15 histórias clássicas de machismo no trabalho que as mulheres já viveram

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também