Volkswagen Virtus Brasil - Uma História De Sucesso

A Volkswagen e o BuzzFeed se uniram para gerar conscientização e consideração pelo novo sedan Virtus.

O DESAFIO DE NEGÓCIO

Fundada em 1937, a Volkswagen tem uma longa história de sucesso sendo uma das maiores montadoras de automotivos do mundo. Hoje eles tem o interesse de atrair consumidores mais modernos para o sedan, no entanto, a companhia reconhece que estamos na geração Uber com pessoas jovens mais resistentes a ter o seu próprio carro. A fim de impactar os novos e desejados proprietários para a VW, pediu um rejuvenescimento do portfólio com o objetivo de criar uma conexão profunda com os jovens consumidores para tornar os carros um objeto de desejo novamente - a partir daí, o novo sedã Virtus nasceu e pronto para ser introduzido para o mercado brasileiro.


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OBJETIVO

Volkswagen definiu gerar awareness e consideração para o novo Virtus Sedã, enquanto mostrava aos consumidores que a “Nova VW” estava mais moderna e não é mais antiquada.


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INSIGHTS ESTRATÉGICOS

Volkswagen estava focada em inovação com propósito; querendo repensar a face da nova VW para estar mais alinhada aos consumidores modernos. A marca queria alcançar consumidores que acabaram de atingir um novo ponto em suas vidas: estão mentalmente evoluídos, se sentem maduros, autoconfiantes e acreditam em sí mesmos.

O público do BuzzFeed procura atividades significativas e experiencias, independentemente de estarem viajando ou apenas explorando suas vizinhanças. Para aproveitar esse insight, a marca queria permitir que os consumidores vivenciassem seu novo posicionamento através de conteúdos sobre lugares para ir e experiências para viver no Brasil (São Paulo e Porto Alegre).


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IDÉIA PRINCIPAL

O insight estratégico ganhou vida com conteúdos que entregaram a audiência o desejo de explorar - a campanha inclui um formato de post literário "day in the life”, quatro vídeos editoriais do Bring Me e três co-branded videos. O programa entregou aos consumidores uma janela para um mundo de experiencias que eles não sabiam que existia - indo da comida e bebida até a diversão e o relaxamento - e o que os inspiram a explorar.

Com diferentes formatos, a marca foi apresentada como patrocinador e esteve em destaque nos vídeos e post - incluindo social handshakes, inserção de produto de forma orgânica desde o início e frequência e cartelas de encerramentos - mantendo a Volkswagen em primeiro plano.

Day in the Life Post: Eu Tentei Conhecer Culturas Do Mundo Inteiro Sem Sair De São Paulo

Começando como um desafio de viajar sem viajar para experimentar o maior número possível de culturas do mundo, o BuzzFeed enviou um funcionário para um tour por São Paulo, que incluiu visitas a restaurantes, mesquitas, templos e outras atividades multiculturais. O conteúdo apresentava a pluralidade cultural de São Paulo de forma aspiracional, mas auto-identificável ao público e utilizando o Virtus como o veículo que torna isso possível - um carro para aqueles que amam conhecer o novo, desvendar o desconhecido e conhecer o mundo diferente.

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Bring Me Co-Branded Video: Aigai Spa

Viver em um ambiente urbano pode significar caos, asfalto e multidões, mas existem pedras preciosas como a AIGAI SPA escondida no meio de tanto barulho. O SPA é famoso pelo seu ambiente maravilhoso, massagens personalizadas e toda a tranquilidade que pode trazer. É a atmosfera perfeita para quem quer fugir da correria por algumas horas e sair renovado.

Bring Me Co-Branded Video: Gravidade Park

Este parque de trampolins oferece a prática slackline, parkour, basquete enterrado, escalada e batalhas com espuma só para citar alguns. A experiência inovadora tira as pessoas de suas vidas urbanas comuns e em uma descarga de adrenalina.

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Bring Me Co-Branded Video: Urban Farmcy

Urban Farmcy é um restaurante com um objetivo ambicioso para mudar o futuro dos alimentos. O restaurante apresenta produtos extremamente saborosos e muito bem pensados, inovadores com produtos 100% orgânicos.

Bring Me Editorial Videos: Experimente sabores de pudim que agradam a todos os gostos no Lord Pudim; Fuja do happy hour clássico com um toque de cultura nerd no Bar Gibi; Salve o planeta comendo no Bio, um restaurante que usa todas as partes dos ingredientes alimentares; Tire suas frustrações no Break Lab Burger, um bar que permite quebrar as coisas.

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ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO

Em todos os elementos do programa, utilizamos uma estratégia de segmentação focada em engajar jovens ambiciosos que conquistaram muito na vida, mas continuam pensando nas próximas etapas e experiências. Temos uma metodologia combinada de alcançar o público de uma marca por meio de fãs fiéis e do público do Facebook, onde otimizamos vídeos para o maior número de compartilhamentos, obtendo o maior potencial de "alcance qualificado" para o conteúdo de sua marca.

Para o VW Virtus, visamos audiências relevantes que tem aderência com o Bring Me, e nos encaixamos bem com o público de pessoas que buscam experiências de mente aberta, bem como pessoas interessadas na Nike, Apple e Starbucks. Visamos o público geral do BuzzFeed, bem como as pessoas que se envolveram com o conteúdo do Bring Me.

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RESULTADOS

O alcance massivo foi alcançado como resultado dessa estratégia para o VW Virtus, com alto engajamento e compartilhamentos vistos entre um público relevante com o qual o conteúdo ressoou.

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Também medimos o impacto das atitudes dos vídeos da marca usando um estudo de exposição forçada. Através das integrações do produtos de forma consistente e aderente, a parceria VW Virtus Bring Me alcançou seu principal objetivo de aumentar a conscientização do novo modelo e também aumentando o atributo de inovação da marca.

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PRINCIPAIS APRENDIZADOS

A parceria da Volkswagen com o BuzzFeed foi um verdadeiro sucesso, permitindo que o modelo Virtus aumentasse seu status alcançando, engajando e promovendo a conscientização entre os consumidores por meio do engajamento de conteúdo experimental. O testado e verdadeiro formato Bring Me incorporou de forma proeminente o carro e seus recursos, ajudando os espectadores a ver sua capacidade de inovação. Com a crescente conscientização do Virtus, a marca está agora bem posicionada para o crescimento avançar.

"Nosso objetivo era apresentar a todos o novo lançamento da Volkswagen e gerar awareness para o novo modelo Virtus. Nós fizemos parcerias com muitas empresas para produzirem conteúdo para o Virtus - e o Buzzfeed definitivamente entregou os conteúdos mais relevantes para a VW nessa campanha."

Helena Bonesio - Head of Digital Marketing at Volkswagen do Brasil




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