Volkswagen Virtus Brasil - Uma História De Sucesso

A Volkswagen e o BuzzFeed se uniram para gerar conscientização e consideração pelo novo sedan Virtus.

O DESAFIO DE NEGÓCIO

Fundada em 1937, a Volkswagen tem uma longa história de sucesso sendo uma das maiores montadoras de automotivos do mundo. Hoje eles tem o interesse de atrair consumidores mais modernos para o sedan, no entanto, a companhia reconhece que estamos na geração Uber com pessoas jovens mais resistentes a ter o seu próprio carro. A fim de impactar os novos e desejados proprietários para a VW, pediu um rejuvenescimento do portfólio com o objetivo de criar uma conexão profunda com os jovens consumidores para tornar os carros um objeto de desejo novamente - a partir daí, o novo sedã Virtus nasceu e pronto para ser introduzido para o mercado brasileiro.


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OBJETIVO

Volkswagen definiu gerar awareness e consideração para o novo Virtus Sedã, enquanto mostrava aos consumidores que a “Nova VW” estava mais moderna e não é mais antiquada.


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INSIGHTS ESTRATÉGICOS

Volkswagen estava focada em inovação com propósito; querendo repensar a face da nova VW para estar mais alinhada aos consumidores modernos. A marca queria alcançar consumidores que acabaram de atingir um novo ponto em suas vidas: estão mentalmente evoluídos, se sentem maduros, autoconfiantes e acreditam em sí mesmos.

O público do BuzzFeed procura atividades significativas e experiencias, independentemente de estarem viajando ou apenas explorando suas vizinhanças. Para aproveitar esse insight, a marca queria permitir que os consumidores vivenciassem seu novo posicionamento através de conteúdos sobre lugares para ir e experiências para viver no Brasil (São Paulo e Porto Alegre).


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IDÉIA PRINCIPAL

O insight estratégico ganhou vida com conteúdos que entregaram a audiência o desejo de explorar - a campanha inclui um formato de post literário "day in the life”, quatro vídeos editoriais do Bring Me e três co-branded videos. O programa entregou aos consumidores uma janela para um mundo de experiencias que eles não sabiam que existia - indo da comida e bebida até a diversão e o relaxamento - e o que os inspiram a explorar.

Com diferentes formatos, a marca foi apresentada como patrocinador e esteve em destaque nos vídeos e post - incluindo social handshakes, inserção de produto de forma orgânica desde o início e frequência e cartelas de encerramentos - mantendo a Volkswagen em primeiro plano.

Day in the Life Post: Eu Tentei Conhecer Culturas Do Mundo Inteiro Sem Sair De São Paulo

Começando como um desafio de viajar sem viajar para experimentar o maior número possível de culturas do mundo, o BuzzFeed enviou um funcionário para um tour por São Paulo, que incluiu visitas a restaurantes, mesquitas, templos e outras atividades multiculturais. O conteúdo apresentava a pluralidade cultural de São Paulo de forma aspiracional, mas auto-identificável ao público e utilizando o Virtus como o veículo que torna isso possível - um carro para aqueles que amam conhecer o novo, desvendar o desconhecido e conhecer o mundo diferente.

Bring Me Co-Branded Video: Aigai Spa

Viver em um ambiente urbano pode significar caos, asfalto e multidões, mas existem pedras preciosas como a AIGAI SPA escondida no meio de tanto barulho. O SPA é famoso pelo seu ambiente maravilhoso, massagens personalizadas e toda a tranquilidade que pode trazer. É a atmosfera perfeita para quem quer fugir da correria por algumas horas e sair renovado.

Bring Me Co-Branded Video: Gravidade Park

Este parque de trampolins oferece a prática slackline, parkour, basquete enterrado, escalada e batalhas com espuma só para citar alguns. A experiência inovadora tira as pessoas de suas vidas urbanas comuns e em uma descarga de adrenalina.

Bring Me Co-Branded Video: Urban Farmcy

Urban Farmcy é um restaurante com um objetivo ambicioso para mudar o futuro dos alimentos. O restaurante apresenta produtos extremamente saborosos e muito bem pensados, inovadores com produtos 100% orgânicos.

Bring Me Editorial Videos: Experimente sabores de pudim que agradam a todos os gostos no Lord Pudim; Fuja do happy hour clássico com um toque de cultura nerd no Bar Gibi; Salve o planeta comendo no Bio, um restaurante que usa todas as partes dos ingredientes alimentares; Tire suas frustrações no Break Lab Burger, um bar que permite quebrar as coisas.


ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO

Em todos os elementos do programa, utilizamos uma estratégia de segmentação focada em engajar jovens ambiciosos que conquistaram muito na vida, mas continuam pensando nas próximas etapas e experiências. Temos uma metodologia combinada de alcançar o público de uma marca por meio de fãs fiéis e do público do Facebook, onde otimizamos vídeos para o maior número de compartilhamentos, obtendo o maior potencial de "alcance qualificado" para o conteúdo de sua marca.

Para o VW Virtus, visamos audiências relevantes que tem aderência com o Bring Me, e nos encaixamos bem com o público de pessoas que buscam experiências de mente aberta, bem como pessoas interessadas na Nike, Apple e Starbucks. Visamos o público geral do BuzzFeed, bem como as pessoas que se envolveram com o conteúdo do Bring Me.


RESULTADOS

O alcance massivo foi alcançado como resultado dessa estratégia para o VW Virtus, com alto engajamento e compartilhamentos vistos entre um público relevante com o qual o conteúdo ressoou.

Também medimos o impacto das atitudes dos vídeos da marca usando um estudo de exposição forçada. Através das integrações do produtos de forma consistente e aderente, a parceria VW Virtus Bring Me alcançou seu principal objetivo de aumentar a conscientização do novo modelo e também aumentando o atributo de inovação da marca.


PRINCIPAIS APRENDIZADOS

A parceria da Volkswagen com o BuzzFeed foi um verdadeiro sucesso, permitindo que o modelo Virtus aumentasse seu status alcançando, engajando e promovendo a conscientização entre os consumidores por meio do engajamento de conteúdo experimental. O testado e verdadeiro formato Bring Me incorporou de forma proeminente o carro e seus recursos, ajudando os espectadores a ver sua capacidade de inovação. Com a crescente conscientização do Virtus, a marca está agora bem posicionada para o crescimento avançar.

"Nosso objetivo era apresentar a todos o novo lançamento da Volkswagen e gerar awareness para o novo modelo Virtus. Nós fizemos parcerias com muitas empresas para produzirem conteúdo para o Virtus - e o Buzzfeed definitivamente entregou os conteúdos mais relevantes para a VW nessa campanha."

Helena Bonesio - Head of Digital Marketing at Volkswagen do Brasil