Você vai ter tempo de sobra pra aproveitar esta deliciosa costela suína já que não vai precisar lavar quase nenhuma louça

Um jantar delicioso sem sujar aquele monte de panelas!

Costeletas de porco em uma panela só

tasty

Rendimento: 2 Porções

Você vai precisar de:

Salmoura

4 xícaras de água

2 folhas de louro

4 dentes de alho amassados

1 colher de sopa de pimenta-do-reino

⅓ de xícara de sal

4 xícaras de gelo

Carne suína

2 costeletas de porco com osso de aproximadamente e 2,5 cm de espessura

Sal a gosto

Pimenta a gosto

1 colher de sopa de óleo vegetal

2 cebolas picadas

3 xícaras de nabo ou rabanetes picado

1 colher de sopa de mostarda Dijon

1 colher de sopa de sálvia fresca picada

2 xícaras de sidra ou suco de maçã

1 xícara de caldo de frango

1 maço de couve sem talos e grosseiramente picada

Modo de preparo:

1. Prepare a salmoura: em uma panela média, em fogo médio, misture a água, as folhas de louro, o alho, a pimenta-do-reino e o sal e mexa até dissolver o sal.

2. Tire a salmoura do fogo e misture os cubos de gelo. Assim que a salmoura esfriar, acrescente as costeletas de porco em um refratário e derrame a salmoura por cima. Deixe descansar na geladeira por 1-10 horas.

3. Preaqueça o forno a 180˚C.

4. Tire as costeletas de porco da salmoura e seque-as com papel toalha. Tempere-as generosamente com sal e pimenta dos dois lados.

5. Em uma frigideira grande de ferro ou refratária, em fogo médio-alto, aqueça o óleo até quase fumegar. Acrescente as costeletas de porco e doure-as sem mexer até que fiquem douradas do primeiro lado, aproximadamente por 2 minutos, e depois vire-as e doure-as do outro lado. Tire as costeletas de porco da frigideira e reserve.

6. Acrescente as cebolas à frigideira e cozinhe-as até começarem a amolecer e a caramelizar, mexendo ocasionalmente, por aproximadamente 2 minutos.

7. Acrescente os nabos e tempere-os com sal, depois espalhe-os em uma camada uniforme e deixe que caramelizem, mexendo ocasionalmente por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a mostarda e a sálvia e mexa. Cozinhe por mais 1 minuto.

8. Coloque a sidra de maçã e o caldo de frango. Leve para ferver e então abaixe o fogo para baixo-médio, cozinhando em fogo brando até que o líquido esteja reduzido pela metade, por aproximadamente 7 minutos.

9. Acrescente a couve e mexa para incorporar. Acomode as costeletas de porco dentro do molho, certificando-se de que elas estejam parcialmente submersas.

10. Leve ao forno a frigideira e asse por aproximadamente 12 minutos, até que as folhas murchem levemente e a carne absorva o caldo. Tire do forno e deixe descansar por 10 minutos.

12. Aproveite!

Informações nutricionais das costeletas de porco sem o caldo do refogado

Calorias: 470

Gordura total: 27 gramas

Sódio: 790 gramas

Carboidratos totais: 48 gramas

Fibra alimentar: 7 gramas

Açúcares: 6 gramas

Proteína: 48 gramas

Caldo do refogado, porção de ¼ xícara

Calorias: 20

Gordura total: 0

Sódio: 48 gramas

Carboidratos totais: 5 gramas

Fibras alimentares: 0 grama

Açúcares: 4 gramas

Proteína: 0 grama

Veja também