Você precisa conhecer documentário "O Território", feito no Brasil e que acaba de vencer o Emmy

A produção está disponível no Disney Plus.

Talvez tenha ficado de fora da sua bolha e é por isso que o Buzz tá aqui (🫶), mas, no último domingo (7), o documentário "O Território", que tem parte da produção brasileira e foi gravado no Norte do País, venceu o prêmio Creative Arts Emmy Awards 2024.

Divulgação

O prêmio é considerado o Oscar da televisão.

Feita em Rondônia, a produção, que está disponível no Disney+ (National Geographic), aborda a luta incansável do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau para defender seu território, cada dia mais ameaçado por grileiros e madeireiros.

Publicidade

"O Território" venceu na categoria "Mérito Excepcional na Produção de Documentários".

Chique, né?

Ao todo, "O Território" recebeu três indicações ao Emmy e concorreu também nas categorias "Cinematografia excelente para um programa de não-ficção" e "Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção".

Divulgação

Publicidade

A jovem Txai Suruí, que faz parte dos Povos Suruí em Rondônia, é uma das produtoras executivas do documentário.

Reprodução/Instagram

Talvez, você tenha ouvido falar dela em 2021, quando Txai foi a única personalidade brasileira a discursar na abertura da Conferência da Cúpula do Clima (COP26).

"O Território" também foi produzido por Gabriel Uchida e teve direção de Alex Pritz.

Reprodução/Instagram

Na foto, Alex e Txai.

Publicidade

Dois dos personagens do documentário, Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Neidinha estiveram na entrega do prêmio, em Los Angeles (EUA).

Reprodução/Instagram

Parcialmente filmado pelo povo Uru-eu-wau-wau, o filme foi feito com imagens captadas ao longo de três anos. "O Território" retrata momentos como a eleição de Jair Bolsonaro, o avanço dos invasores sobre o Território Indígena, o medo de que a Covid-19 contaminasse os indígenas, a tensão com a presença frequente de grileiros, a morte do líder Ari Uru-Eu-Wau-Wau, em 2020, e o uso da tecnologia por parte dos indígenas como forma de proteger sua terra e ganhar voz.

Reprodução

Após o primeiro contato com não indígenas, ainda nos anos 80, a população Uru-eu-wau-wau passou por um decréscimo populacional significativo: passou de 250, em 1981, para 89 em 1993. Atualmente, cerca de 200 vivem no Território Indígena.

Publicidade

Veja também