Você precisa abandonar o álcool se está tentando perder peso?

Aqui está o veredito.

A internet está cheia de opiniões sobre o que ~garante~ resultados na perda de peso, e parece que o consenso é que você tem que abandonar o álcool se quiser realmente ver algum progresso.

20th Century Fox / Via bibliosanctum.com

Mas será que você realmente precisa parar de beber álcool para perder peso?

Columbia Pictures / Via bowie28.tumblr.com

"Eu quero a verdade"

Para saber, o BuzzFeed Health conversou com Ben Sit, nutricionista e presidente da Evolved Sport and Nutrition, e Albert Matheny, nutricionista da ProMix Nutrition e cofundador do Soho Strength Lab.

No entanto, tenha em mente que cada corpo é um corpo e que cada pessoa tem um objetivo diferente. Ou seja, o que funciona para você pode não funcionar para outra pessoa.

Publicidade

Primeiramente: sim, o álcool contém calorias vazias, semelhante aos doces, refrigerantes etc.. e às vezes pode conter uma quantidade razoável de carboidratos.

"Realmente não há nenhum valor nutricional no consumo de álcool, exceto talvez no caso do vinho, e você precisa beber muito dele para obter antioxidantes e nutrientes suficientes para fazer a diferença", diz Sit.

Ele também diz que cerveja, vinho e drinques — dependendo se estão misturados com coisas como xaropes e sucos — podem conter teores altíssimos de calorias e carboidratos.

Além disso, beber também pode diminuir sua capacidade de recuperação após exercícios físicos, o que dificultará seus resultados.

BRAVO / Via tenor.com

"Você fica mais forte quando está se recuperando de um exercício físico", diz Matheny. "Então, se você está bebendo muito álcool e isso está impedindo que você se recupere do jeito que normalmente se recuperaria, então sua condição física não progredirá tão rapidamente e você não criará o músculo queimador de gordura que lhe ajudará a atingir seus objetivos".

Publicidade

Isso também pode mexer com a qualidade do seu sono, e o fato de ficar exausto provavelmente fará com que você tenha menos vontade de se exercitar e manter sua dieta.

Comedy Central / Via fuckyeahamyschumer.tumblr.com

Matheny também explica que beber pode interferir no seu sono e simplesmente deixá-lo cansado — afetando sua capacidade de treino.

Além disso: ser privado de sono mexe com seus hormônios da fome, o que fará você querer comer além do normal e ansiar por alimentos mais calóricos.

Mas, dito isso, só porque você está tentando perder peso não significa que você precise abandonar o álcool.

NBC / Via tenor.com

Em geral, tanto Sit como Matheny são contra o corte total do álcool.

"Ser saudável e ter uma boa condição física não significa que você não possa se divertir ou comer e beber as coisas que gosta com moderação", diz Matheny. "Não precisa ser um extremo ou outro, especialmente porque um pouco de álcool não vai aumentar ou diminuir seus objetivos".

Publicidade

Na verdade, viver com uma regra rígida de ~tudo ou nada~ pode dificultar tudo.

"Estou tomando uma margarita porque vocês estão me estressando."

"Se você segue um princípio de ~tudo ou nada~, por exemplo, excluindo carboidratos da dieta, isso cria um objetivo impossível que somente te deixará mal e te colocará para baixo quando não puder manter", diz Sit. "Tudo se resume a encontrar um equilíbrio e cuidar de si mesmo mental e fisicamente".

Embora isso vá depender caso a caso (alergias, metabolismo, objetivos de perda de peso etc.), ele diz que tomar algumas bebidas geralmente não destruirá seus objetivos. Na verdade, ele recomenda que você tire um tempo para socializar e se divertir, porque, sem equilíbrio, você apenas vai se esgotar.

Em vez disso, se você decidir que quer beber, tente se limitar a duas doses por noite.

Sim, será difícil ver progresso na perda de peso se você abusar e tomar seis ou mais doses em uma noite, diz Matheny (com uma dose sendo uma cerveja de 350 ml, 150 ml de vinho ou 50 ml de destilado, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo dos EUA). Mas tudo bem tomar uma ou duas doses por noite, isso não fará grande diferença.

"Não faça distinções sobre a quantidade de calorias que uma bebida tem, se é algo que você realmente gosta", explica ele. "Caloricamente falando, realmente não vai fazer diferença se você optar por beber vinho ou cerveja. Mas, se você estiver virando combos de cervejas e doses, essas calorias e carboidratos se somarão, e isso, juntamente com todos os efeitos fisiológicos do consumo excessivo do álcool, afetará negativamente seu progresso".

Publicidade

E, embora você não deva ficar obcecado com qual tipo de álcool é ~mais saudável~, se você estiver bebendo destilado, tente não exagerar nas batidas e em coquetéis.

Sim, o destilado tem menos calorias e carboidratos, mas a maioria das pessoas não está bebendo destilado de forma pura. Uma cerveja típica pode variar de 140 a 200 calorias, enquanto uma dose de uísque teria de 70 a 90 calorias. Mas, assim que você adiciona qualquer mistura para fazer do destilado um coquetel, provavelmente terá cerca da mesma quantidade de calorias que uma cerveja, diz Sit.

Matheny recomenda diminuir os coquetéis com misturas açucaradas. Talvez, em vez de uma noite de margaritas, você possa tomar uma margarita e depois mudar para vinho ou cerveja, ou tomar uma tequila com suco de limão ou um refrigerante com vodca. Em geral, ele diz que água com gás é a melhor mistura para escolher e aconselha evitar refrigerantes diet.

Tenha uma boa refeição antes de beber, de modo que você não fique tentado a comer coisas que normalmente não comeria.

"eu toda vez que volto para casa depois de uma noitada."

Outra boa razão para beber com moderação é porque, quando estamos bêbados, somos menos inibidos e tendemos a tomar decisões alimentares mais pobres (ou isso só acontece comigo?).

"Se você estiver bebendo, há uma chance de você não fazer as mesmas escolhas alimentares que faria se não estivesse bebendo álcool", diz Matheny. "Para mim, comer uma comida realmente gordurosa e salgada antes de dormir, ou até mesmo ao acordar, tem mais impacto do que o próprio fato de beber".

Ele recomenda fazer uma refeição saudável composta de alimentos integrais antes de beber ou ter um plano alimentar antes de começar a beber, de modo que você fique menos tentado a comer pizza no final da noite a caminho de casa.

Publicidade

E um pouco de planejamento antes de beber, se comprometendo a não ficar fora até muito tarde, contribuirá para ajudá-lo a se manter firme nos seus objetivos.

Universal Pictures / Via couldthisbemoreawkward.tumblr.com

Sit diz que, em vez da obsessão sobre qual bebida tem menos calorias, seria mais benéfico pensar em ficar hidratado e dormir o suficiente. Dessa forma, você pode ficar bem no dia seguinte e fazer coisas como o seu treino, a preparação da sua refeição para a semana ou o que quer que você tenha programado e que esteja relacionado com seus objetivos.

"Se você vai beber, pode ser uma boa ideia não ter um treino pesado ou intenso planejado para o dia seguinte", diz Sit. "Ou comprometa-se a não ficar até tarde ou a trabalhar em estratégias de hidratação após beber, de modo que você não acorde de ressaca e fique sem energia no dia seguinte, arruinando todos os seus planos".

Outra estratégia é fazer da bebida o seu mimo para aquele dia ou semana.

Se você sabe que vai beber mais tarde no dia, Sit sugere abrir mão dos lanches açucarados e/ou cheios de calorias que poderiam ser o seu "mimo" do dia.

Publicidade

E lembre-se de que cada caso é diferente. Ou seja, depende de você decidir o que é melhor para o seu corpo e os seus objetivos.

Se o seu corpo reage mal ao álcool, resultando em enxaquecas, náuseas e pouco sono, ou você tem um metabolismo naturalmente lento ou simplesmente não gosta de álcool, você pode decidir que beber simplesmente não valha a pena para você.

A conclusão é: o álcool não vai ajudá-lo a atingir seus objetivos de perda de peso, mas também não deve prejudicá-los se você estiver bebendo com moderação.

NBC / Via uproxx.com

"Álcool é divertido e delicioso."

"Se o seu objetivo de perda de peso é a coisa mais importante do mundo, e você deseja alcançá-lo o mais rapidamente possível, então você pode considerar cortar o consumo de álcool", diz Matheny. "Mas eu realmente não recomendo isso".

"Meu objetivo é conseguir que meus clientes aprendam a manter seu peso e sua saúde sem sacrificar a felicidade", diz Sit. "Não abra mão de situações sociais porque você não pode beber. Comer uma salada com os amigos pode não ter a mesma sensação para você de fazer um happy hour e conversar com os amigos".

Ambos dizem que é bom ser realista e entender o que é um bom equilíbrio, para que você possa fazer uma verdadeira mudança de estilo de vida. Dietas extremas geralmente resultam em perda de peso apenas temporária, pois são insustentáveis a longo prazo.

Publicidade

Uau, quanta informação!

MTV / Via tenor.com

"Vamos beber com moderação!"

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia também:

17 coisas que realmente me ajudaram a perder quase 40 quilos em 8 meses

Publicidade

23 dicas viáveis para perder peso sem ficar passando fome

Veja também