Você pode usar máscara de tecido desde que tome esses cuidados

Máscara agora faz parte do kit de sobrevivência!

Há um ano

Logo no início da pandemia muita gente fez a festa nas farmácias comprando estoques de máscaras descartáveis. Tanto que elas logo ficaram em falta! Acontece que os estoques de máscara descartável são prioridade dos profissionais de saúde e não do usuário comum.

Foi aí que as máscaras de tecido se apresentaram como solução. Após quase quatro meses de pandemia, já dá para comprar desde as máscaras mais básicas até opções com estampas personalizadas. 


Essas máscaras de tecido são reutilizáveis o que é bom para meio ambiente e também geram fonte de renda de profissionais afetados pela recessão. 
Não por acaso, estão à venda até em locais de grande circulação como saídas de metrô.

Mas as máscaras de tecido são 100% seguras?

As máscaras reutilizáveis de tecido não oferecem a mesma segurança das máscaras como a N95 e as máscaras hospitalares. Elas são um paliativo para uso comum e acessível.

As recomendações atualizadas da OMS a respeito das máscaras de tecido dizem que elas devem ter 3 camadas de pano, devem ficar em uso por até duas horas e devem ser lavadas a cada uso.

Se você quiser saber mais sobre a eficácia das máscaras caseiras, esse episódio do podcast Luz no Fim da Quarentena tem quinze minutos de duração e é bastante informativo.

Publicidade

Então, antes de sair comprando máscara de tecido só pela beleza ou pelo preço, você precisa saber se algumas coisas — é sério, não pule essa parte!

- A máscara precisa ter três camadas de tecido para ser eficaz.

- A máscara deve ficar bem presa no rosto, sem folgas por onde entre ar, poeira (e vírus).

- Precisa ter elástico para colocar atrás das orelhas ou atrás das orelhas e na nuca.

- Só rola usar a máscara por duas horas seguidas, então o ideal é ter mais de uma.

- Se for ficar fora de casa por mais de duas horas, leve duas máscaras com você e uma sacolinha para guardar a máscara usada e evitar que ela contamine outras coisas.

- A máscara que fica frouxa no rosto e escapa ar pelas laterais não protege de nada, fica esperto/a!

- Ao chegar em casa, lave a máscara com sabão e deixe de molho em uma solução de água com água sanitária. Deixe secar em lugar ventilado. Passe com ferro antes de usar de novo.

Tudo bem até aqui? Ótimo! Deixamos então uma lista curta de produtores/as que vendem online para você comprar sua máscara do seu jeitinho:

Publicidade

Lala Luz

A artista plástica curitibana Laura Luz, conhecida por seus grafites, fez quatro modelos lindíssimos de máscaras e está destinando todo o dinheiro arrecadado para ONGs que ajudam mulheres.

Planilhas De Pretos

O Instagram @planilhasdepretos tem a proposta de divulgar profissionais negros de diversas áreas. No post acima eles elegeram costureiros/as e estilistas que estão vendendo máscaras pelo Brasil.

Publicidade

Afro Máscaras

O afromascaras é um coletivo e dedicado a divulgar e mapear afroempreendedoras que estão vendendo máscaras para sobreviver à crise. O coletivo também divulga doações de máscaras e se une a outros coletivos e ONGs para ajudar e amplificar as vozes das empreendedoras negras.

Fernanda Moura

Faz várias máscaras fofas com tecidos e texturas diferentes. Vende via Instagram e WhatsApp em Barueri, perto de São Paulo.

Publicidade

Gabriela Sakate

São máscaras em algodão cru, sem tingimento, com uma pequena abertura para colocar outro tecido (ou um filtro de café) como camada extra. Custa R$10 (com desconto parta grandes quantidade) e a renda vai para as famílias de costureiras. Envia para todo o Brasil e aqui ela explica direitinho.

Lassana Moda

O estilista senegalês Lassana Mangassouba, morador de Pernambuco, sentiu nas suas vendas os efeitos negativos da pandemia. Junto de sua esposa, Lassana, decidiu confeccionar máscaras misturando tecidos africanos e brasileiros.

Publicidade

Consulte também o Mapa das Máscaras!

O mapa das máscaras é um site bem bacana que mapeia costureiros/as por região. Tem uma tabelinha falando sobre cada máscara, o tipo de tecido, o tipo de elástico, o preço e a região.

Não se esqueça de ajustar bem a máscara ao rosto e de fazer a higienização correta SEMPRE QUE USAR!

Você conhece alguém fazendo máscaras legais? Conta pra gente nos comentários!

Publicidade

Leia mais

21 fotos que ilustram a corrida às lojas na reabertura do comércio em SP e RJ

Escrito por Guilherme Lucio da Rocha • há um ano

Mais de 30 mil pessoas já morreram no Brasil por causa da covid-19. Essas são algumas de suas histórias.

Escrito por Gaia Passarelli • há 2 anos

20 iniciativas para você ajudar durante a pandemia do novo coronavírus

Escrito por Gaia Passarelli • há 2 anos

Vídeo: como está sendo o isolamento social pelo mundo

Escrito por Gaia Passarelli • há 2 anos

Veja também