Você não está preparado para toda a beleza e diversão que "Super Mario Bros Wonder" tem para oferecer!

Um dos melhores lançamentos de 2023!

Falar sobre Super Mario Bros, para mim, é um desafio sem igual pois não se trata apenas de uma das franquias mais amadas dos jogos, mas também a minha favorita de todos os tempos! Um anúncio de uma nova aventura do encanador bigodudo é sempre motivo de alegria e expectativa, afinal, gera em nós a pergunta: o que será que a dona Nintendo irá aprontar dessa vez?

Reprodução

Tendo sido anunciado em junho deste ano em uma Nintendo Direct, "Super Mario Bros Wonder" foi acolhido com muita empolgação por todos os fãs de Mario. Não só se trata de um jogo no estilo plataforma 2D (formato original dos jogos da franquia), mas deixava de lado a estética adotada por "New Super Mario Bros" para ter um ar extremamente mais divertido e polido.

Essa nova estética chega em excelente hora, visto que a estética de "New Super Mario Bros" já vem sendo utilizada há 17 anos ("New Super Mario Bros" foi lançado em 2006)!

Publicidade

"Super Mario Bros Wonder" inicia sua história introduzindo o Reino Flor, mais um reino vizinho ao famoso Reino dos Cogumelos. Mario e seus amigos (aliás MUITOS amigos, diga-se de passagem) resolvem visitar o Reino Flor e o seu regente, Principe Florian, quando acabam sendo surpreendidos por Bowser e seus capangas - que dessa vez não raptam ninguém (já chega dessa narrativa de sequestro né?). O plano de Bowser é ainda mais abrangente: Dominar todo o Reino Flor!

Reprodução

E como fará isso? Simplesmente fundindo seu corpo ao castelo de Principe Florian usando o poder das chamadas “Sementes fenomenais”. Desesperado com o ocorrido, Principe Florian pede ajuda, e é claro que Mario e seus amigos logo se ofereceram para, mais uma vez, derrotar Bowser.

A grande pergunta é: Como derrotar um inimigo gigante e cheio de poder como Bowser em sua forma atual? A resposta está na mesma fonte de poder do vilão: As sementes fenomenais.

Reprodução

Nossa jornada consiste em desbravar todo o Reino Flor em busca das tais sementes que estão espalhadas em cada fase dos diversos cenários existentes. Até aqui tudo parece normal, nada de realmente novo para um jogo do Mario, até você ter o primeiro contato com um item introduzido nesse novo jogo: A Flor Fenomenal.

Publicidade

Essa flor tem a capacidade de mudar tudo (e é TUDO MESMO) que você vê no cenário ou mesmo entende sobre jogos de plataforma.

Reprodução

Cenários que se mexem, personagens que se transformam e mudam até mesmo a forma de se movimentar, tudo isso e muito mais pode acontecer quando você tem contato com a flor fenomenal, fazendo com que cada fase seja simplesmente única! Para ser sincero eu poderia passar horas descrevendo cada um dos efeitos gerados por esse item, mas não irei fazê-lo pois boa parte da experiencia do jogo é a curiosidade sobre qual vai ser a próxima loucura.

Além das Flores fenomenais, alguns novos Potenciadores foram introduzidos:

Reprodução

A Flor de Bolha, que faz com que o personagem sopre bolhas de sabão que podem ser usadas tanto para ataque como impulso para alcançar áreas mais altas, o Cogumelo Broca, que concede um chapéu com uma broca capaz de perfurar o chão ou o teto das fases, e por fim a já amada Maçã Elefante, que irá te transformar em um elefante capaz de usar sua tromba para atacar, quebrar blocos ou mesmo jogar água em flores murchas do cenário em troca de itens.

Publicidade

Outra grande novidade introduzida pelo jogo é o uso de habilidades personalizáveis. As chamadas insígnias consistem em pequenos itens que podem ser equipadas ao longo do jogo para dar habilidades especiais ao jogador.

Reprodução

As possibilidades aqui são muitas: Temos um chapéu planador, a capacidade de nadar mais rápido, de aumentar a velocidade de movimentação e por aí vai. É uma boa mecânica implementada que faz com que o jogo se adapte ao estilo do jogador, tornando a aventura mais personalizável e não só um mero ir de um ponto inicial até o ponto de chegada. Acredito que no futuro essa mecânica possa ser ainda mais explorada para que tenhamos mais e mais insígnias (talvez numa DLC, quem sabe).

Diante de tantas novidades, é preciso dizer: Tudo em "Super Mario Bros Wonder" é simplesmente lindo e divertido! Faz com que você fique impressionado com tanta beleza em apenas um lugar.

Reprodução

Uma curiosidade interessante é que o jogo não possui um cronometro nas fases (com exceção de alguns momentos em que existe um tempo para o poder das Flores Fenomenais ficarem ativos), dando a impressão de que os desenvolvedores querem que você simplesmente pare e observe o tanto de carinho que foi colocado em cada cantinho desse jogo. Aliás, vale ressaltar a liberdade existente em alguns momentos do jogo para que você simplesmente escolha em que ordem as fases vão ser concluídas. O mapa onde cada fase está distribuída possui diversos segredos que deverão ser explorados para que você descubra novos caminhos, itens e passagens secretas.

Publicidade

A sensação ao jogar "Super Mario Bros Wonder" é que simplesmente você não consegue parar de sorrir! Isso me lembrou uma fala de Pilar Pueblita, PR da Nintendo of America para a América Latina, em uma entrevista que ela concedeu à essa coluna: “A Missão da Nintendo é colocar um sorriso no rosto de todos os jogadores”.

Reprodução

Diante disso, preciso dizer: Parabéns Nintendo, vocês alcançaram esse objetivo com "Super Mario Bros Wonder"! Ele é, sem dúvida, o ápice de um jogo do Mario em Plataforma 2D. O jogo simplesmente conseguiu o que parecia ser impossível: Superar clássicos como "Super Mario Bros 3" (meu favorito até então) e o tão amado "Super Mario World", se tornando assim o melhor Mario 2D já feito (lembrando: Essa é a minha humilde opinião).

Mas claro, o jogo possui seus pequenos problemas, e o único que merece destaque é o fator Multiplayer online.

Reprodução

O jogo aposta num estilo diferente, onde você não possui um contato direto com os jogadores que estão no mesmo cenário que você. Eles são apenas “fantasmas” que você pode assistir as ações e, no máximo, ter alguma pequena interação. Não é algo necessariamente ruim, mas confesso que poderiam ter colocado a opção de um Multiplayer online mais parecido com o que é oferecido em partidas locais, onde todos os jogadores estão realmente unidos numa mesma fase.

Publicidade

Com toda a sua beleza exuberante, "Super Mario Bros Wonder" conseguiu provar para todos que existe sim futuro para os jogos de plataforma 2D de "Super Mario". Ele nos apresenta ideias super elaboradas e “fora da casinha”, entregando não só um excelente jogo para toda a família como também um dos maiores títulos desse ano de 2023 (que está repleto de grandes lançamentos)!

Reprodução

Essa Review foi realizada com uma chave de "Super Mario Bros Wonder" gentilmente cedida

pela Nintendo.

Veja também