6 atletas trans que você precisa conhecer
Histórias de pessoas que estão se tornando protagonistas nos esportes.
Você já parou pra refletir sobre quantos atletas trans você conhece?


Reprodução
Certamente poucos, ou nenhum. Por isso o debate sobre a nossa inclusão nos esportes se faz mais que necessário em meio aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Durante o início da semana, a neozelandesa Laurel Hubbard (foto) estreou na Olimpíada e se tornou a primeira mulher trans a competir em jogos oficiais. Infelizmente, ela errou os seus três arrancos iniciais e terminou na última colocação geral de levantamento de peso.
Apesar de não ter conseguido conquistar uma medalha, o legado e a jornada olímpica de Hubbard agora fazem parte da história do esporte. Para além disso, sua participação nos dá uma oportunidade única de refletir sobre quantos atletas trans nós conhecemos e acompanhamos. Afinal, existe ainda um abismo grande entre o processo de inclusão dessa população e o reconhecimento dos seus talentos no mundo esportivo.
Por isso, hoje vamos conhecer grandes atletas trans brasileiros que estão se tornando protagonistas de diversas modalidades esportivas, e monstrando ao mundo como é possível ocupar novos espaços e expandir a inclusão de todes.
2. Marcelo Nascimento Leandro


Divulgação/Agência Corinthians | Marcelo em campo pelo Corinthians
Aos 32 anos, Marcelo conquistou três títulos mundiais com a seleção brasileira de futsal e possui um título nacional com o Corinthians no futebol de campo. Em quase 16 anos de carreira, ele ainda participou da Champions League e de copas brasileiras. Porém, boa parte desses méritos no esporte se deram antes de seu processo de transição, e desde 2019 ele rescindiu o contrato com o Corinthians. Atualmente, Marcelo segue resistindo como jogador amador na categoria masculina de alguns amistosos nacionais.