Conheça a história da primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy de Melhor Atriz

MJ Rodriguez se tornou um dos assuntos mais comentados desta semana, mas poucos sabem que ela já tem uma longa carreira.

BuzzShe

Nesta semana, MJ Rodriguez (@mjrodriguez7) entrou para a história da TV ao ser indicada ao Emmy 2021 na categoria de Melhor Atriz em série dramática. O reconhecimento veio por causa da sua atuação na última temporada da série "Pose".

Reprodução

Atualmente, ela é a primeira e única atriz trans a participar de uma categoria principal da premiação. Mas é importante ressaltar que Angela Morley, Laverne Cox e Rain Valdez já foram indicadas anos antes em outras categorias, também simbólicas para a representação de pessoas LGBTQIA+ na TV.

O Emmy é o maior e mais prestigiado prêmio da televisão, mas já recebeu inúmeras críticas sobre a ausência de representatividade entre os seus indicados. Em 2021, a comissão da premiação se mostrou mais justa que nas edições anteriores e acabou tornando a atriz e cantora MJ Rodriguez um dos assuntos mais comentados do Twitter. Além da repercussão de sua indicação nas redes sociais, houve também um aumento significativo de procura pelo seu nome em sites de busca, como demonstra os dados do Google Trends. 

Apesar de muitos terem conhecido a atriz após ela interpretar a protagonista Blanca da série "Pose", poucos sabem que a carreira de MJ é bem longa, e começou com uma trajetória muito consolidada nos teatros.

Publicidade

Michaela Jaé Rodriguez, também conhecida como MJ Rodriguez, é filha de uma mãe afro-americana e um pai porto-riquenho.

Reprodução | Playbill

Desde criança ela se demonstrava muito talentosa e começou a atuar ainda com seus sete anos, mas só fez sua estreia no teatro em 2011 interpretando uma personagem drag queen chamada Angel Dumott Schunard, em uma remontagem do clássico "Rent". 

A atriz e cantora levou para casa um importante prêmio do teatro musical dos Estados Unidos pelo seu trabalho neste musical, e em 2012 se sentiu pronta para iniciar o seu processo de transição de gênero. 

Reprodução | Playbill - O elenco de Street Children (Ted Alcorn)

Foi após se assumir publicamente como uma mulher trans que ela participou da peça musical "Burn All Night" e também de "Street Children". Já a sua estreia na TV se deu através de uma curta aparição na aclamada série de drama "Nurse Jackie".

Apesar da participação da MJ ter sido rápida, ela acabou abrindo as portas para novas oportunidades como na série "The Carrie Diaries", no filme "O verão de Adam" e no curta “Dear Pauline Jean”. 

Publicidade

Foi então que, em 2018, ela recebeu um convite para interpretar a personagem Blanca Evangelista nas três temporadas da série "Pose". Além da indicação de MJ Rodriguez como Melhor Atriz de Drama, a produção concorre também como Melhor Série Dramática. Billy Porter, pela terceira vez, foi indicado para Melhor Ator em Série Dramática.

Reprodução

Contudo, as indicações de "Pose" ao Emmy, sobretudo a de MJ Rodriguez, é um grande marco histórico na luta de artistas trans e travestis, que inúmeras vezes não têm os seus trabalhos reconhecidos por críticos enquanto a maioria dos atores cisgênero seguem sendo muito elogiados ao interpretarem personagens trans.

Agora resta aguardarmos a cerimônia, que será realizada no dia 19 de setembro, para vermos todos profissionais envolvidos com a série levarem uma estatueta para casa. 

Enquanto seguimos ansiosos pela premiação, que tal ouvirmos "Something To Say", o mais novo single da MJ que estreou dias atrás?

Publicidade

Veja também