Vídeo que mostra cão sendo forçado a entrar na água no set de "Quatro Vidas de um Cachorro" será investigado

A Universal Pictures e a entidade responsável por garantir a segurança dos animais no set disseram ao BuzzFeed que irão investigar o caso.

A entidade responsável por garantir a segurança de animais em sets de filmagem norte-americanos disse ter suspendido o funcionário que monitorou as gravações de "Quatro Vidas de um Cachorro" depois que, na quarta-feira (18), veio à tona um vídeo que mostra um pastor alemão sendo forçado a entrar na água.

O vídeo, supostamente filmado em uma piscina nos arredores de Winnipeg, no Canadá, em novembro de 2015, foi publicado pelo site TMZ.

Na gravação, o cão se debate para não entrar na água. Um homem então diz: "Não se preocupe, pelo menos a água está quentinha" e "Ele não vai se acalmar até entrar na água. Tem que jogá-lo aí dentro. Ele quer fugir, é só jogá-lo aí dentro".

Momentos após o pastor alemão entrar na água — para uma cena na qual ele pula para salvar uma menina sequestrada de se afogar — ele parece afundar, o que faz alguém gritar "Corta! Corta!", enquanto tratadores se apressam em resgatar o animal.

A American Humane Association (AHA), entidade que faz cumprir as normas de segurança para animais durante filmagens, disse ao BuzzFeed News ter ficado "perturbada e preocupada" com o vídeo.

"A cena deveria ter sido interrompida quando o cão demonstrou sinais de resistência a pular na água", disse a AHA. "Afastamos imediatamente o representante de segurança que estava no set e trouxemos um investigador externo para conduzir um inquérito sobre o caso."

Publicidade

Universal / Via universalpictures.com

Gavin Polone, o produtor do filme, disse ter ficado "horrorizado" ao ver o vídeo. "Meu primeiro pensamento foi 'esse cachorro está bem?...e por que a AHA não impediu isso?", disse.

Polone disse que é preciso que uma organização melhor assuma a supervisão dos animais durante as filmagens. Contudo, o próprio Polone, que também é um ativista pelos animais, disse que nunca viu nada que colocasse um animal sob stress durante o tempo em que esteve no set.

O estúdio por trás de "Quatro Vidas e um Cachorro", que será lançado no dia 26 de janeiro no Brasil, não respondeu imediatamente aos pedidos do BuzzFeed para que comentasse o assunto. No entanto, a Amblin Partners e a Universal Pictures disseram ao TMZ que estavam investigando o caso.

Propiciar um ambiente seguro e garantir o tratamento ético de nossos atores animais foi de suma importância para os envolvidos na produção deste filme e nós investigaremos as circunstâncias em torno deste vídeo.

Lasse Hallström, o diretor do filme que, segundo o TMZ, estava no set no momento, também não respondeu imediatamente à solicitação para comentar o caso.


Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também