8 vezes em que Ratinho foi completamente desnecessário

Apresentador tem demonstrado ser uma pessoa nada querida.

No ar há mais de 30 anos na televisão brasileira, Ratinho é um dos principais nomes do elenco do SBT.

O apresentador, que já viveu seus momentos de glória, ultimamente é notícia por suas polêmicas, a maioria delas por falas conservadoras, homofóbicas e discursos de ódio.

Publicidade

Reunimos alguns desses momentos, sejam eles na vida pessoal ou profissional, que deveriam não ter acontecido.

1. Na segunda-feira (26), Ratinho destilou preconceito ao falar sobre a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontecer na Avenida Paulista.

"Deixa a Avenida Paulista para a família, para brincar com as crianças… Vai para a Parada Gay lá no diabo do sambódromo! Lá pode! Lá, vocês podem fazer o que vocês quiserem. Na minha opinião, a Parada Gay é um outro Carnaval. Na minha opinião, a Parada Gay é o Carnaval dos v*ados!”.

Publicidade

2. Sendo "a favor da família brasileira", destilou ódio ao falar, em um programa de rádio de sua própria emissora, a Rádio Massa, do projeto da deputada Federal Natália Bonavides (PT), que propunha retirar a expressão "marido e mulher" da união civil para favorecer a representatividade de relacionamentos homoafetivos.

"Tinha que eliminar esses loucos. Não dá para pegar uma metralhadora, não? Natália, você não tem o que fazer, não? Você não tem o que fazer, minha filha? Vá lavar roupa do teu marido, a cueca dele, porque isso é uma imbecilidade querer mudar esse tipo de coisa", disse Ratinho em 2021. Em março de 2023, o Ministério Público Federal abriu ação civil pública pedindo a condenação do apresentador a pagamento de indenização no valor de R$ 2 milhões por ter causado "danos morais coletivos" às mulheres.

3. Em 2018, o apresentador foi homofóbicos ao falar da série "Entre Irmãs", da Globo, que se passava no Sertão nordestino e tinha Rômulo Estrela vivendo um personagem homossexual não assumido.

"Eu estava aqui vendo a novela da Globo, aquela coisa de cangaceiro e tal. Mas, poxa, a Globo colocou viado até em filme de cangaceiro, gente? Você acha que tinha 'viado' naquele tempo? É muito 'viado': é 'viado' às seis da tarde, é 'viado' às oito da noite, é 'viado' às nove da noite, é 'viado' às dez da noite, é muito 'viado'. Eu não sei o que está acontecendo, não tem tanto 'viado' assim. Ou tem? Será?"

Publicidade

4. Ele mostrou seu lado moralista ao falar da tatuagem íntima que Anitta fez. A cantora não ficou calada e respondeu: "Falou o cara que ganha dinheiro fazendo teste de DNA na TV", comentou debochando.

"Está achando que pode tudo. Anitta, você pode quase tudo, mas você tem que ser um pouquinho de exemplo também. Achar que aquilo é bonito? Eu não estou sendo careta não, estou deixando de ser nojento", ele disse na época.

5. Em 2016, Ratinho foi condenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 200 mil por conta das condições de trabalho em uma de suas fazendas, em Limeira do Oeste, no interior de Minas Gerais.

Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o apresentador não fornecia equipamentos de segurança, alojamento e alimentação adequadas para seus funcionários.

Publicidade

6. E em uma "brincadeira", Ratinho chutou uma caixa no palco de seu programa. Dentro dela estava Milene Pavorô, uma de suas assistentes. Ela saiu visivelmente desnorteada.

7. Ratinho fez afirmações equivocadas sobre a Lei Rouanet. Apesar de não ter conhecimento sobre o tema, ele tem um filho na vida pública, Ratinho Jr, que é governador do Paraná.

"Se você cobra ingresso para [o público] ir, você não pode pegar dinheiro do governo pra fazer show, pô".

Publicidade

8. Em 2010, o apresentador recebeu Guilherme de Pádua em seu palco para que ele pudesse dar mais detalhes o assassinato de Daniella Perez, pelo qual foi condenado. Guilherme aproveitou o espaço para divulgar sua igreja.

Veja também