Veja quem o Facebook pensa que você é de verdade

Me deparei com o cérebro secreto do Facebook e aprendi como ele realmente me vê.

Eu estava bisbilhotando as configurações de privacidade do Facebook – quando acidentalmente descobri a página de preferências de anúncios do site.

Ela oferece um vislumbre das coisas selvagens e muitas vezes bizarras que a mente robótica do Facebook pensa que você tem interesse, com base em anos de informações que talvez você não tenha percebido que estava fornecendo.

Publicidade

No meu caso, isso inclui cobertores e carboidratos, o que é *bastante* preciso, para ser honesto.

Nicole Nguyen / BuzzFeed News

Uma das coisas mais intrigantes é ver como o Facebook avalia sua inclinação política.

Mesmo que você não tenha postado explicitamente no Facebook "EU AMO BERNIE SANDERS" – outras páginas não políticas com as quais você interage podem determinar como o Facebook define suas inclinações políticas.

Por exemplo, como o jornal "The New York Times" explicou, se você "curtir" Ben and Jerry's e muitos outros usuários liberais do Facebook também curtirem, então é mais provável que o Facebook o coloque neste grupo.

Publicidade

Como o Facebook inventa essas coisas?

Segundo o Facebook, as páginas que você curte, as postagens que você comenta e as informações em seu perfil ajudarão seu algoritmo a descobrir quais propagandas você está mais propenso a clicar.

Muitos sites (sem ser o Facebook) usam o que é chamado de o pixel do Facebook, um pequeno pedaço de código JavaScript que informa a nave-mãe que tipo de conteúdo você está vendo quando não está no Facebook e seus aplicativos.

Lojas usam esta ferramenta para mostrar uma propaganda no seu feed do par de sapatos que você viu em um site totalmente diferente. É como o Facebook sabe que você está querendo comprar uma bicicleta, mesmo que você não tenha dito à ele que estava interessado em ciclismo.

O pixel embutido no código de um site permite que o Facebook saiba quando e se você já visualizou aquela página, fez uma compra naquele site ou baixou o aplicativo móvel daquela empresa. Ele também pode dizer aos anunciantes que querem vender coisas para você que você apenas compra quando está em um computador de mesa, em vez de seu telefone, por exemplo.

Qualquer página que tiver um botão "curtir" do Facebook instalado provavelmente usa um pixel do Facebook. Mesmo páginas que não têm um botão "curtir" podem ter um pixel instalado. Isso significa que é possível que o Facebook saiba a maior parte de seu histórico de navegação.

Publicidade

Todas as empresas do Facebook, incluindo WhatsApp, Oculus e Instagram, veem os dados coletados por pixels.

Veja o que você pode fazer a respeito.

A página de configurações de anúncios é um bom lugar para começar. Aqui, você pode definir se deseja ou não ver anúncios baseados em seus interesses. Você também pode desabilitar anúncios com base em informações coletadas de sites do Facebook com pixels.

Da página Configurações de anúncios, vá para Anúncios baseados nas minhas preferências > Gerencie as preferências que usamos para mostrar anúncios para você > Acessar preferências de anúncios.

Na página de preferências de anúncios, você conseguirá ver o que o Facebook *pensa* que são seus interesses e remover os interesses que não estão corretos.

Publicidade

Então, como o cérebro secreto do Facebook vê *você*?

Veja também