Veja a página do livro em que Mujica fala da conversa com Lula sobre o mensalão

Suposta confissão de Lula sobre o mensalão teria sido feita no livro "Uma ovelha negra no poder", sobre a vida do ex-presidente uruguaio Mujica, lançado na semana passada.

Você pode ter visto durante o fim de semana esta notícia do Globo, de uma suposta confissão de Lula sobre o mensalão ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica.

Reprodução / Via oglobo.globo.com

A matéria foi replicada por outros veículos brasileiros, como o UOL.

Na noite de ontem, uma foto de uma página onde Mujica cita uma conversa com Lula sobre o Mensalão foi postada neste tópico do Reddit. Procurado pelo BuzzFeed Brasil, o jornalista Andrés Danza confirmou por Facebook que a imagem é verdadeira.

Publicidade

Leia aqui a página traduzida para o português:

Lula teve de enfrentar um dos maiores escândalos da história recente do Brasil: o mensalão, uma mensalidade cobrada por alguns parlamentares para aprovar os projetos mais importantes do Poder Executivo. Compra de votos, um dos mecanismos mais antigos da política. Até José Dirceu, um dos principais assessores de Lula, está processado por esse caso.

"Lula não é corrupto como era Collor de Mello e outros presidentes brasileiros", disse Mujica, referindo-se ao caso. Contou também que Lula viveu aquele episódio com angústia e com um pouco de culpa. "Neste mundo tenho que lidar com muitas coisas imorais, chantagens", disse Lula com pesar a Mujica e Astori, algumas semanas antes de assumirem o governo do Uruguai. "Essa era a única forma de governar o Brasil", se justificou. Eles tinham ido visitá-lo em Brasília, Lula sentiu necessidade de esclarecer a situação. "O mensalão é como este país, tudo é enorme", refletiu.

"O mensalão é mais velho do que o agujero del mate (expressão uruguaia que refere-se a algo velho)", opina Mujica. Grandes políticos da história tiveram de recorrer a mecanismos semelhantes. "Às vezes, este é o preço infame das grandes obras", argumentou ao lembrar-se Abraham Lincoln, justo nos dias em que havia estreado um filme de Steven Spielberg sobre a vida do presidente dos Estados Unidos, no qual ele mostrou como ele tinha que entregar algo em troca de votação para seus projetos.

A página faz parte do livro "Uma ovelha negra no poder", dos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, lançado na semana passada sobre a vida do ex-presidente uruguaio.

Divulgação

Publicidade

Só que em entrevista ao Estadão neste sábado, Mujica negou tudo.

Reprodução / Via politica.estadao.com.br

Os autores do livro confirmaram a versão de Mujica em entrevista ao site G1. "Lula estava falando sobre as 'coisas imorais' e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e 'coisas imorais'", escreveu Andrés Danza.

Já a assessoria de Lula usou o Facebook para responder às acusações. "Lamentamos que uma vez mais a imprensa brasileira se utilize de imprecisões para gerar interpretações equivocadas e divulgar mentiras."

      

Publicidade

Veja também