Uso de modelos virtuais abre debate sobre padrões irreais e inclusão na moda

Margot, Shudu e Zhi formam o "exército virtual" da coleção de 2018 da marca francesa Balmain – mas nem todo mundo gostou da notícia.

Conheça Margot, Shudu e Zhi. Elas são as estrelas da última campanha da marca francesa Balmain e estão causando certa polêmica on-line por não serem humanas. Para algumas pessoas, por serem modelos geradas por computador, elas são uma ameaça ao trabalho das modelos reais.

No passado, a Balmain contratou para suas campanhas celebridades como Rihanna, Jourdan Dunn, Gigi Hadid e Kendall Jenner.

Slaven Vlasic / Getty Images for H&M / Via gettyimages.co.uk

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No entanto, nesta estação, a marca anunciou que sua campanha seria liderada por seu próprio exército virtual.

A companha é o produto de uma colaboração entre a Balmain, o fotógrafo Cameron-James Wilson – que criou as modelos – e a CLO Virtual Fashion, que remasterizou digitalmente as roupas originais.

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Wilson ficou conhecido por estar por trás de Shudu, projeto que talvez você já tenha ouvido falar. Shudu hoje já tem mais de 140 mil seguidores no Instagram e foi apresentada como "a primeira supermodelo digital do mundo".

No entanto, quando foi revelado que a figura por trás da conta era um homem britânico branco, houve muitas críticas.

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"As novas tropas virtuais refletem a beleza da diversidade, a enorme confiança e a vontade de explorar novos mundos. Todos são sempre bem-vindos ao #BALMAINARMY", diz uma legenda da conta oficial da Balmain no Instagram.

A marca, liderada pelo diretor-criativo Olivier Rousteing, é uma das queridinhas de celebridades como Kim Kardashian e Kanye West.

Jacopo Raule / Getty Images For Balmain / Via gettyimages.co.uk

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A campanha com modelos virtuais abriu um debate. Algumas pessoas a defenderam como um momento criativo na indústria da moda.

"As pessoas precisam se acalmar. Modelos virtuais nunca vão substituir modelos reais. Ninguém com a cabeça no lugar vai tentar viver segundo os padrões de uma modelo virtual. E isso é arte. Eles são uma GRANDE marca, e estão experimentando, tentando coisas novas. Galera, relaxe e curta o trabalho impressionante que foi feito."

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Algumas pessoas questionaram quem estava lucrando com uma campanha com modelos "diversificadas", sendo que nenhuma delas é real.

"Não é mais arte quando um homem caucasiano está lucrando ao criar modelos étnicas que [quando são reais] sofrem para entrar no cenário da moda."

E o que a introdução de modelos CGI significa para a imagem corporal.

"Perpetuando uma imagem corporal ruim. Se você vai fazer uma modelo virtual, por que ela precisa ter uma magreza doentia? Agora terei sentimentos negativos em relação a essa marca. Deixarei de seguir se continuar vendo posts com modelos virtuais."

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O BuzzFeed News entrou em contato com a Balmain e os representantes de Olivier Rousteing e Cameron-James Wilson, sem sucesso.

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A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

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