Uma mulher está processando a Starbucks por colocar gelo demais em bebidas frias

O processo pede milhões de dólares em nome dos clientes da Starbucks que compraram uma bebida fria nos últimos 10 anos — e receberam quase tanto gelo quanto bebida.

Mark Lennihan / AP

Uma mulher de Illinois está processando a Starbucks, alegando que a gigante do café está enganando clientes em suas bebidas frias.

Embora as bebidas sejam anunciados contendo um certo número de gramas de café, chá ou limonada, os clientes acabam recebendo uma fração da bebida prometida com o resto do copo contendo gelo, alega a denúncia. O processo foi aberto em um tribunal federal na quarta-feira por Stacy Pincus, uma cliente da Starbucks que está tentando abrir uma ação de classe.

Estão em jogo mais de US$ 5 milhões, o limite de danos a ser atingido antes que um processo possa ser considerado como uma ação de classe.

Um porta-voz da Starbucks disse que a empresa está ciente do processo, mas acredita que ele não faz sentido.

"Nossos clientes entendem e supõem que o gelo seja um componente essencial de qualquer bebida 'gelada'", disse Jaime Riley em um comunicado. "Se um cliente não estiver satisfeito com a preparação de sua bebida, teremos o prazer de refazê-la."

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O processo observa que a Starbucks vende milhões de bebidas frias todos os dias e que elas perfazem uma das categorias mais rentáveis do estabelecimento. Como as bebidas quentes, as bebidas frias são anunciadas como tall, grande e venti — cada tamanho definido nas lojas e no site por um número específico de mililitros. Mas os clientes de bebidas frias não estão recebendo a quantidade de bebida pela qual eles estão pagando.

"Um cliente da Starbucks que compra e paga por uma bebida fria recebe muito menos do que o anunciado, muitas vezes quase metade do número de mililitros", diz a denúncia.

A denúncia detalha o treino metódico que é oferecido aos funcionários da Starbucks para que eles aprendem a preparar as bebidas geladas. Dentro do copo, é colocada uma determinada quantidade de café ou chá, por exemplo. Em seguida, uma pá de gelo é adicionada para terminar de encher o copo.

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Segundo a denúncia, uma bebida fria venti contém 415 ml da bebida, e só atinge os anunciados 710 ml com a adição de gelo. Um cliente razoável beberia sua compra antes que o gelo derretesse, o processo acrescenta, por isso o volume que falta não é recuperado.

"Em essência, a Starbucks está anunciando o tamanho de seus copos de bebida fria em seu menu, em vez da quantidade de líquido que um cliente vai receber quando compra uma bebida fria — e engana seus clientes no processo", disse a denúncia.

A Starbucks sofreu outro processo no início deste ano. A rede de cafeterias está sendo acusada de não encher completamente os copos com lattes quentes.

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