Uma mulher com câncer de pele postou uma selfie chocante para alertar contra o bronzeamento artificial

Tawny Willoughby, uma mulher de 27 anos do Alabama, compartilhou uma foto no Facebook mostrando como o tratamento do câncer de pele pode parecer. A foto desde então foi compartilhada por cerca de 50.000 pessoas. AVISO: Alguns podem achar a imagem perturbadora.

Tawny Willoughby é americana, tem 27 anos e teve seu primeiro diagnóstico de câncer de pele quando tinha 21 anos.

https://twitter.com/tawnybelle11

Willoughby, que é enfermeira no Alabama, disse que foi diagnosticada com carcinoma basocelular cinco vezes e carcinoma de células escamosas uma vez. Ela escreveu no Facebook que vai ao dermatologista a cada 6 a 12 meses, e geralmente tem um câncer de pele removido em cada check-up.

Em abril, Willoughby estava passando por uma rodada de tratamento do câncer de pele e compartilhou esta selfie no Facebook para alertar as pessoas sobre os perigos de câmaras de bronzeamento.

      

Willoughby escreve que ela recebeu inúmeros tratamentos para seus vários tipos de câncer: um creme chamado Aldara (imiquimode) é o que causou a formação das crostas em sua foto, ela também passou por curetagem e eletrodissecção, criocirurgia, excisão cirúrgica, e terapia fotodinâmica.

Publicidade

Ela escreve: "Se alguém precisa de um pouco de motivação para não deitar na câmara de bronzeamento e no sol aqui está! O tratamento do câncer de pele pode ser assim".

.shock / Getty Images

Willoughby diz que ela costumava fazer muito bronzeamento artificial na escola: "Eu provavelmente fazia uma média de 4–5 vezes por semana", diz ela. Como mãe de uma criança de 2 anos, ela escreve que o problema do bronzeamento é ainda mais grave para ela agora: "Não deixe o bronzeamento impedi-lo de ver seus filhos crescerem. Esse é o meu maior medo agora que eu tenho um garotinho de dois anos."

A Organização Mundial da Saúde recentemente adicionou aparelhos de bronzeamento que emitem radiação ultravioleta (UV), como câmaras e lâmpadas de bronzeamento para a lista das formas mais perigosas de radiação que causam câncer. As pessoas que usam câmaras de bronzeamento com idade inferior a 30 anos aumentam o risco de melanoma em 75%. Elas também são 2,5 vezes mais propensas a desenvolver carcinoma de células escamosas e 1,5 vezes mais propensas a desenvolver carcinoma basocelular (outras formas de câncer de pele). O melanoma é a forma mais letal de câncer de pele, mas os outros tipos de câncer também podem matar.

Sua foto já foi compartilhada quase 50.000 vezes. Após a foto começar a ganhar popularidade, alguém reportou ao Facebook por conter violência gráfica. No entanto, apesar das queixas, ela não foi removida.

      

Publicidade

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a permanecer seguro e saudável quando se trata de câncer de pele:

Ridofranz / Getty Images

1. Não use câmaras de bronzeamento. Se você estiver usando atualmente, pare.

2. Use um chapéu e roupas que o cubram quando for sair no sol para se proteger o máximo possível. E aplique protetor solar de amplo espectro da maneira certa — 15 minutos antes de sair no sol. Reaplique de acordo com o que diz na embalagem.

3. Preste atenção à aparência de sua pele, e fique de olho em qualquer coisa nova ou suspeita que apareça. Isso inclui as pintas (que a maioria das pessoas conhece), mas não necessariamente TEM a ver com as pintas. Na verdade, Willoughby diz que apenas um dos seus cânceres de pele surgiu de uma pinta. Ela escreve: "O câncer de pele nem sempre é uma pinta, apenas um dos meus foi uma pinta. Verifique qualquer mancha suspeita, nova e crescente. Qualquer coisa que não cicatrize, possivelmente sangre e pare e forme cascas. Quanto mais cedo você achar, menor a chance de deixar uma cicatriz desfigurada ou crescer profundamente o suficiente para uma metástase. O melanoma mata, o não melanoma desfigura (e também pode matar). Não seja uma estatística!"

4. Fale com seu médico sobre quantas vezes você precisa fazer uma verificação de pele do corpo todo.

BuzzFeed Life entrou em contato com Willoughby para comentar o assunto.

Publicidade

Veja também