Um TikTok revelou a maneira mais fácil de acabar com a prisão de ventre e viralizou

"Muitas pessoas do aplicativo juram que o truque funciona, então pedimos para a acupunturista explicar a ciência por trás disso."

Prisão de ventre pode não ser um assunto que você queira falar sobre, mas é um problema muito comum!

smiling poop emoji
smiling poop emoji

Gleb Kosarenko / Getty Images/iStockphoto

Recentemente, Anita Tadavarthy, médica e acupunturista, viralizou no TikTok após explicar como se livrar da constipação com um simples movimento de mãos:

@empiricalgraceacu

Did you know? 💩 #constipation #bloating #digestions #hemorrhoids #diarrhea #constipationrelief #digestivehealth #gas #acidreflux #acupressure

Publicidade

No vídeo, ela explica que o movimento consiste em pressionar as mãos fazendo com que os dedos indicadores e polegares se toquem e, assim, esfregar as mãos para trás e para frente.

@empiricalgraceacu / Via tiktok.com

A TikToker @ClaudiaKathryn tentou fazer o experimento por si só e disse que funcionou!

@claudiakathryn

#stitch with @empiricalgraceacu THIS ACTUALLY WORKED #stomachproblems #constipation #ibs #bloating #stomachissues #constipationrelief

Transcrição do TikTok: "Tá bom, nunca ouvi falar disso, mas vou tentar! Saí de férias nesse final de semana, fiquei em um hotel, saí da rotina e não fiz cocô tantas vezes quanto teria feito em casa, então espero que isso funcione! Vou fazer isso por 3 minutos, depois vou aguardar 15 minutos e volto para dizer se funcionou. Estamos perto demais para eu desistir de vocês agora. Vou tentar todos os truques que vir sobre inchaço ou prisão de ventre, porque eu sou leal e vou compartilhar na internet.

Ok, fiz o movimento por três minutos e estou super cheia de cocô, então vamos aguardar 15 minutos e esperar que isso dê certo.

Gente, essa mulher está certa. Não sei o que isso faz, mas essa mulher sabe das coisas. Vou começar a fazer isso de agora em diante."

Publicidade

Conversei com Anita para entender melhor como e por que isso funciona. "A prisão de ventre acontece porque as fezes ficam presas e não conseguem passar pelo cólon", explicou a médica. "A acupressão e acupuntura acessam várias imagens através do corpo, como a reflexologia. Existem pontos que conectam a mão ao intestino. Isso é essencial para trazer circulação sanguínea para as áreas afetadas. A massagem no ponto de acupressão conhecido como intestino grosso 4 estimula a áreas. O movimento para frente e para trás faz com que o intestino faça essa mesma contração no cólon para que as fezes consigam passar. Por isso, funciona tão bem".

Fecal obstruction and gas accumulation in the intestines
Fecal obstruction and gas accumulation in the intestines

Irina Shumikhina / Getty Images/iStockphoto

"Eu li a respeito disso na faculdade para acupuntura", continuou Anita. "Quando fui gerente da clínica gratuita em Hyderabad, na Índia, muitos pacientes sofriam de constipação. Através de tentativa e erro, descobri que massagear esse ponto de acupressão dessa maneira estimula o intestino a aliviar a prisão de ventre. Descobri que a massagem na área é tão importante quanto o ponto de acupressão em si".

Smiling unicorn pooping a rainbow on the sky.
Smiling unicorn pooping a rainbow on the sky.

Refluo / Getty Images/iStockphoto

^Todos nós vamos ao banheiro depois de tentar fazer esse truque.

Publicidade

Vale a pena testar? Sim, mas Anita advertiu que pessoas grávidas devem evitar a técnica. "A massagem no ponto de acupressão do intestino grosso pode causar contrações para passar as fezes", explicou. "Com isso, ela pode também causar a contração do útero. É bom evitar isso durante a gravidez, pois queremos evitar estimular contrações desnecessárias ou induzir o parto precoce."

women carrying baby looking in mirror at belly
women carrying baby looking in mirror at belly

Malte Mueller / Getty Images/fStop

Por fim, Anita destacou que talvez seja preciso repetir a técnica algumas vezes para que funcione. "A constipação é um problema real. Para mim, é importante que as pessoas se livrem das toxinas do corpo e que o corpo funcione para si mesmas. Se alguém não conseguir ter resultados com esse ponto de acupressão, talvez seja necessário fazer a técnica por alguns minutos, algumas vezes por dia, por algumas semanas. Também vale ressaltar que a maior parte dos acupunturistas não são médicos. Se você tiver mais perguntas, deve consultar seu médico.

Kid Sitting On the Toilet Bowl
Kid Sitting On the Toilet Bowl

Cosmaa / Getty Images/iStockphoto

Publicidade

Para mais dicas sobre acupuntura, siga Anita no TikTok!

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também