Um jornalista destruiu o Kanye West depois que o rapper disse que a escravidão foi uma "escolha"

"Estou extremamente triste pelo fato de você ter se transformado em algo que, para mim, não é real", disse Van Lathan, do TMZ, após Kanye dizer que a escravidão foi uma escolha.

Todos nós sabemos que Kanye teve uma SEMANA DAQUELAS. Ele declarou seu amor pelo conservador presidente americano, Donald Trump, criticou o ex-presidente Barack Obama e deixou a extrema direita norte-americana muito contente.

Neilson Barnard / Getty Images

Publicidade

"Quando você ouve que houve escravidão por 400 anos — por 400 anos? Isso parece uma escolha", disse Kanye. "Estiveram lá por 400 anos, todos. Parece que estamos em uma prisão mental."

TMZ

As observações chocaram os funcionários do TMZ.

TMZ

Publicidade

"Na verdade, acho que você não está pensando em nada", disse Van Lathan, que trabalha como produtor no site.

TMZ

"Acho que o que você está fazendo agora é na verdade a ausência de pensamento. Kanye, você tem direito a sua opinião, você tem o direito de acreditar no que quiser, mas há fatos e consequências reais por trás de tudo que acabou de dizer. E enquanto você está fazendo música, sendo um artista e tendo a vida que conquistou por ser um gênio, o resto de nós na sociedade tem que lidar com essas ameaças presentes em nossas vidas", disse Lathan.

Publicidade

"Nós temos que lidar com a marginalização que veio dos 400 anos de uma escravidão que você diz ser uma escolha do nosso povo", disse Lathan.

TMZ

"Todos os dias temos que enfrentar essa realidade, enquanto você escolhe dizer coisas que, para ser honesto, cara, não fazem sentido. Você quer pensar livremente, tudo bem, vou combater o seu pensamento livre com o meu pensamento livre porque o meu está fundamentado em uma realidade que tenho vivido e uma realidade que vou mudar, mas não vou conseguir fazer isso fazendo de conta que os inimigos estão no meu time."

"E sinceramente, estou decepcionado, chocado e, irmão, estou extremamente triste pelo fato de você ter se transformado em algo que, para mim, não é real", disse.

TMZ

Publicidade

A cara do Kanye enquanto levava o merecido esculacho:

TMZ

Uma fonte do TMZ disse ao BuzzFeed News que os funcionários ficaram absolutamente chocados quando West começou a se dirigir para toda a Redação, e ficaram ainda mais surpresos quando Lathan retrucou. "Esse momento não deveria ter acontecido", disse a fonte do TMZ.

TMZ

Publicidade

Mas Kanye ainda não tinha terminado. "Os negros tendem a só dar atenção e protestar quando uma pessoa branca mata uma pessoa negra", disse. "Mas quando são 700 crianças mortas em Chicago, tudo bem. Não tem problema quando negros matam negros!?"

TMZ

Novamente, Lathan respondeu. "Isso é mentira!"

TMZ

Publicidade

Kanye queria se aproximar de Lathan para continuar a discussão. "Se eu for aí, você não vai brigar comigo?", perguntou.

TMZ

"Eu não vou bater no Kanye West no TMZ", respondeu Lathan.

TMZ

Publicidade

"Você tem que ser responsável. Sua voz é muito grande", Lathan disse.

TMZ

"Há pessoas dedicando suas vidas, trabalhando para resolver os problemas dos negros. Há pessoas negras que todos os dias, de verdade, estão em todos os lugares trabalhando para isso", disse. "A ideia de que os negros não se importam com vidas negras a não ser que o responsável por tirá-las seja uma pessoa branca é falsa. Isso não é verdade."

TMZ

Quando procurado para comentar, Lathan encaminhou o BuzzFeed News para a assessoria de imprensa do TMZ.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Então, sim, resumindo:

TMZ

Veja também:

O dia em que comecei a reconhecer o racismo sistêmico

O guia definitivo para todas as pessoas brancas que ficam na defensiva em conversas sobre racismo

15 mulheres foda do passado que deveríamos ter conhecido na escola

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também