Temos um guia astrológico pra vencer esse Mercúrio Retrógrado

O astro da comunicação fica em movimento de retrogradação até o dia 14 de Maio, mas sua influência estende-se até o dia 31 de Maio.

Uma retrogradação de Mercúrio começou nessa última quinta- feira (20), no signo de Touro, onde permanece até 14 de Maio. Vale lembrar que, como toda retrogradação, existe um período de sombra, onde ainda haverá uma influência mais sobre “tirar conclusões”, e vai do dia 14 ao dia 31 de Maio.

Mas qual é então a deste Mercúrio Retrógrado?

Getty Images

Mercúrio Retrógrado é uma chance de fazer de novo. Toda retrogradação é. Este movimento aparente dos planetas (nenhum planeta efetivamente anda pra trás, esse é um efeito ótimo) é sobre nos fazer para e pensar “e se você pudesse fazer de novo pelo menos uma parte do seu processo?”. Ele te impulsiona a olhar pra onde você está, sem se movimentar, sem ter que produzir a todo custo, e ter a chance de revisar seus passos e, se precisar, fazer algumas coisas de outra forma.

Publicidade

Touro é um signo sobre abundância e permanência. Ele é o ápice da Primavera no hemisfério norte, e representa justamente esse esforço em preservar, manter e aproveitar a estação das flores, da fertilidade, onde os recursos abundam e num clima ainda ameno, sem extremos. Logo, é um signo que confere aos planetas que estão ali esse caráter: de permanência, de valorizar aquilo que é abundante, aquilo que constrói, e também não se mover demais, ser mais observador, como é o animal que define o signo.

Getty Images

Mercúrio em Touro, então, é muito sobre reter ideias, valorizar suas ideias e opiniões,

trabalhar com conceitos e valores sólidos, se munir de pessoas que tenham atitudes e valores que também nos agreguem, investir pouco a pouco, sem muitos riscos ao que já é bom, ao que já funciona.

Quando Mercúrio retrograda nessa vibe, o que temos é uma oportunidade de revisão que

pode ser resumida em: minhas ideias ainda me servem de forma ótima, ainda contribuem para o meu crescimento, ou na verdade me entravam e me atrasam? As coisas, ideias e pessoas que eu tenho e acumulei na minha vida, elas de fato me agregam, ou são mais um peso morto do que um auxílio, um catalisador? Pessoas, ideias e coisas da nossa rotina

devem caminhar ao nosso lado, e não serem carregadas por nós em nossos braços. Já temos muita coisa pra carregar. É sobre isso esse Mercúrio Retrógrado, sobre saber avaliar a possibilidade de novos fluxos, de deixar certas coisas andarem.

Mercúrio está em Touro, e ele não rege esse signo. Portanto, precisamos olhar como está o regente desse signo, como está o dono dessa casa. O dono dessa casa é Vênus! E Vênus fica até o dia 8 de Maio no signo de Gêmeos, e nesse lugar ele pede pra esse Mercúrio pra focar ainda mais nas ideias! A isso chamamos de recepção mútua: quando um planeta está no signo de outro, e o outro no signo deste (Mercúrio rege Gêmeos). Esse é um aspecto positivo e com muitas possibilidades boas. Então até lá, teremos mesmo a oportunidade de rever a forma como nos comunicamos, se estamos presos demais a ideias que não fazem sentido, se estamos atrasando nosso próprio processo por ficarmos muito presos a nossas ideias, e se não estamos julgando com antecedência coisas novas baseado em experiências velhas.

Getty Images

A partir do dia 8, a Vênus entra no signo de Câncer, e essa revisão na comunicação e valores passa de ser muito focada em ideias para ser mais focada em relações. E a lição que devemos tirar aqui é: a gente precisa mesmo do que a gente acha que precisa pra ser emocionalmente seguro? Vale a pena manter certas relações pelo que elas agregam hoje? Por que existem relações em que a gente insiste em achar que somos responsáveis pela outra pessoa, ou que a outra pessoa é responsável por nós? De novo, não temos que carregar ninguém, nem sermos carregados por ninguém nessa vida. Bora nessa?

Publicidade

E vamos de previsão por signo! Se souberem, leiam também o ascendente!

ÁRIES

O tema central dessa retrogradação pra você é seu trabalho e aquilo que te sustenta, e sua

relação com tudo isso. Até o dia 8, isso vai passar muito pela forma com que você se comunica, e é preciso rever seus aprendizados (procurar indicações e cursos é uma boa!). A partir disso, você vai ser confrontado com as suas responsabilidades e seus desejos dentro dessa esfera.


TOURO

O tema central dessa retrogradação é: você mesmo. Como você pode melhorar sua

comunicação, como você pode rever suas ideias. Até o dia 8, você pode ser impulsionado a

diversificar ideias muito fixas no seu trabalho. A partir dessa data, haverá um foco maior em ter um aprendizado empático sobre as coisas, ouvir e ser ouvido.


GÊMEOS

O tema central dessa retrogradação é: as mentiras que você conta pra você mesmo pra se

convencer a fazer ou não fazer algo. Até o dia 8, é pra olhar como você mesmo se boicota. Depois dessa data, pense no porque você faz isso - você pode achar que está se protegendo de algo, mas talvez estaja evitando coisas boas.

CÂNCER

O tema central dessa retrogradação é: as pessoas à sua volta, como você tem circulado e o que tem dito nos meios sociais. Até o dia 8, vai ser sobre pensar nas coisas que você não faz por medo, ou que solta sem querer por alguma dor do passado. Após isso, pense sobre o quão confortável você anda nos seus meios, e como tem espaço pra trabalhar isso melhor.


LEÃO

O tema dessa retrogradação é: desatar nós sobre impressões que estão rondando sobre você e como você é visto. Pelo menos parte da nossa imagem é sim construída pelo que fazemos, e isso podemos controlar e mudar. Até o dia 8, troque ideia com as pessoas sobre isso, veja como te veem. Depois disso, tome cuidado com o que você leva mais a sério do que deveria.


VIRGEM

O tema dessa retrogradação pra você está nos valores que você escolheu seguir nesse

momento da sua vida. Até dia 8, é importante pensar quais coisas você anda fazendo porque espera-se isso de você, e não necessariamente refletem seus valores. A partir desse dia é bom pensar em quem te inspira, e como podem te ajudar a seguir novos caminhos.

Publicidade

LIBRA

O tema dessa retrogradação é a forma como você lida com os fins, e o quanto se

apega a coisas que não estão mais contigo por fatores que não controla. Até o dia 8,

pense sobre tudo que fez ou não fez nesses processos, nos seus valores, e balanceie.

Depois disso, pense no quanto se apega a coisas porque acha que é isso que se espera de você.


ESCORPIÃO

O tema dessa retrogradação é o quanto você espera que o outro te compense por alguma

coisa. Pode ser que você revisite várias situações do seu passado, pensando no que poderiam lhe ter feito ou não, e isso só é produtivo se for pra entender como superar expectativa. Bota sua força em pensar que cada um ocupa um lugar na sua vida dentro do que lhe cabe e o que você permite.


SAGITÁRIO

O tema dessa retrogradação são as coisas que você deixou chegarem num ponto de completa inércia porque há muito tempo lhe parece que é o certo. Talvez não seja. Se abrir pra outros pontos de vista de quem lhe quer bem pode ser bem produtivo, viu? E assumir onde dói e onde você falha pode ser o caminho pra se abrir a isso.

CAPRICÓRNIO

O tema dessa retrogradação é um pouco das suas manias, aquele seu jeitinho de fazer as

coisas que você não larga mão porque é o “seu jeito”. Até o dia 8, vai ficar evidente o quanto isso impacta na sua rotina. E a melhor maneira de mudar pode ser entender dos outros como isso também afeta o lado de lá. Ouvir.


AQUÁRIO

O tema dessa retrogradação são as coisas e pessoas que fazem parte da base da sua vida ou que você considera essenciais. Rever seu lugar com essas coisas ou nessas relações.

Talvez o segredo pra deixar certas coisas fluirem seja admitir fraquezas ou ver que há

pequenas coisas que não parecem importantes porque somem na rotina, mas quando

somadas, merecem revisão.


PEIXES

O tema dessa retrogradação é rever tudo aquilo que você já acha que sabe, e achar

outras formas de aprender coisas novas. Ver onde você não sabe o quanto acredita. Cuidado pra não ficar protetivo demais com relação a si mesmo.

Publicidade

Veja também