Caiu!!! Twitter suspende conta de "Véio da Havan" por violação de regras

Ação ocorreu após ordem judicial.

O Twitter suspendeu, na noite de quarta-feira (12), a conta do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por violação das regras da rede. Segundo a plataforma, o bloqueio foi motivado por uma ordem judicial.

Reprodução/Twitter

Essa não é a primeira vez que o aliado do presidente Jair Bolsonaro tem o perfil tirado do ar. Em 2020, no âmbito do inquérito das fake news, Luciano Hang e outros bolsonaristas tiveram suas contas no Twitter e Facebook suspensas.

Alan dos Santos/PR

Publicidade

Também em nota à imprensa, a assessoria do empresário disse que a suspensão da conta "se deu pelo compartilhamento de um vídeo do dr. José Augusto Nasser, que é neurocientista e cirurgião neurológico, PHD, mestre e doutor em neurociências, falando sobre a vacinação de crianças. O assunto estará no Senado nesta sexta-feira, 14, em um debate sobre o passaporte sanitário."

Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicidade

Nas últimas semanas, o Twitter vem sendo pressionado a agir contra perfis que usam a plataforma para a disseminação de fake news. Na segunda-feira (10), a rede social removeu uma publicação do pastor Silas Malafaia chamando de "infanticídio" a vacinação infantil contra a covid-19. Na ocasião, a hashtag #DerrubaMalafaia ficou entre os assuntos mais comentados da rede.

Reprodução/Twitter

Na mesma linha, a Youtube também – finalmente – tirou o vídeo do ar. Agora, ao acessar o link, o usuário é redirecionado para a seguinte mensagem: "Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do Youtube."

Reprodução/Twitter

Publicidade

A ação do Twitter é mais do que necessária, principalmente por estarmos em um ano eleitoral, em que as fake news precisam sem combatidas para que seu impacto nas eleições seja o menor possível. Para isso, as plataformas virtuais precisam agir. Quando antes, melhor.

Veja também