"Cara e Coragem" é comandada por mulheres, tem núcleo preto poderoso e perrengues de dublês

Juntamos tudo o que você precisa saber sobre a nova novela.

"Cara e Coragem", nova novela das 19h, estreia nesta segunda (30) e é "uma comédia romântica de ação e suspense", como define a autora Claudia Souto. 

"A novela é sobre a coragem de acordar e ir à luta, das pequenas decisões do dia a dia, essa é a inspiração, como a ética foi para 'Pega Pega'", ela diz, citando sua novela anterior, de 2017, na qual foi autora titular pela primeira vez. O BuzzFeed conversou com a autora e com o elenco de "Cara e Coragem" em uma coletiva de imprensa.

Na trama, os personagens de Paolla Oliveira e Marcelo Serrado tentam resgatar uma pasta que contém uma fórmula que pode servir tanto para um avanço científico significativo, quanto para trazer vantagens para a indústria bélica. 

"Vamos tocar nesses temas de apoio à ciência e às armas. Não vamos trazer os dramas reais desses assuntos, mas teremos a pergunta: o que é mais importante, salvar ou tirar vidas?", Claudia revela. "Eu queria escrever sobre dublês desde 'Bambuluá' (de 2000), é uma profissão fascinante, de gente que está na frente das câmeras, se arriscando, e são completamente anônimos". Paolla e Serrado lideram o núcleo dos dublês como Pat e Moa, e treinaram pesado. "Vai ter muita adrenalina e ação de verdade", a atriz promete. 

Publicidade

São duas mulheres à frente da novela

divulgação TV Globo

"Não acontece todo dia a autoria e a direção de uma novela serem de mulheres. Quando entrei, durante muito tempo fui a única redatora. Mas cresci assistindo Janete Clair, é um trabalho de formiguinha mudar essas estruturas", diz Claudia Souto, que trabalha em parceria com a diretora Natalia Grimberg. 

A encarregada de comandar as gravações diz ter assistido a muitos filmes de Tarantino, e a franquia "Missão Impossível", para se inspirar nas cenas de ação. "Queremos sustos e emoção. E o desafio é mostrar os dublês, que sempre escondemos. Espero que a novela emocione, porque ação sem emoção não é nada", resume. "Tinha tudo para ser uma novela masculina, mas tem um olhar que vai além, de afeto, humor."

Voltando para a trama… a interessada na tal fórmula é Clarice Gusmão, uma poderosa empresária interpretada por Taís Araújo. 

"Vamos falar de assuntos contemporâneos. É uma novela cheia de recados e referências às mudanças no mundo", diz a atriz. A personagem morrerá nos primeiros capítulos, mas Taís segue na trama como Anita, sósia de Clarice. 

Publicidade

A família Gusmão é poderosíssima. 

divulgação TV Globo

A matriarca da família, que tem uma siderúrgica, é Martha Gusmão, interpretada por Claudia Di Moura. "Nesse núcleo preto poderoso, ela é rica de nascença, e isso parece inverossímil porque o audiovisual cristalizou o preto em um lugar de pobreza, e essa personagem não conhece isso. Fiz cenas no jatinho particular dela, foi bem difícil", diz a atriz. "A família Gusmão é um aperitivo do que nos foi negado. É a encarnação de uma justiça social que estávamos esperando. Estamos vivendo um novo tempo. Martha não está a serviço de ninguém. É uma mulher livre, que sai para tomar um vinho, namora. É uma família que vive sem aflição e sem culpa, e esse é o sonho de todos nós. É um caso raro de protagonismo, e eles dormem o sono dos justos porque sua fortuna não vem da escravidão".

Ícaro Silva também faz parte da família Gusmão.

O ator interpreta Leonardo, filho de Martha. "É um preto bilionário, tem um Porsche, não sabe o que é pobreza", conta. "Os personagens não são maniqueístas, não são do mal, malignos ou diabólicos. São bem humanos, e só querem se dar bem", explica. Na trama, ele quer roubar o lugar da própria irmã, Clarice, na liderança da siderúrgica.

Publicidade

Paulo Lessa é uma das apostas da novela.

Pouco conhecido do público, Paulo esteve nas novelas "Viver a Vida" (2009) e "A Lei do Amor" (2016), e nos últimos anos trabalhou em produções da Record. "Não é toda hora que a gente faz o protagonista. Na minha adolescência não tive um Ítalo, e agora posso ser esse cara", diz ele, que viverá o guarda-costas que é um dos personagem principais. "A novela quebra vários estereótipos. Faço um negro bem sucedido, com casa, carro maravilhoso, e não é um personagem superficial. Estou feliz e orgulhoso por contar essa história." 

Kaysar Dadour também está quebrando alguns paradigmas. 

divulgação TV Globo

O ex-BBB, que é sírio e naturalizado brasileiro, estreou como ator em "Órfãos da Terra" e diz ter interpretado "bandidos, terroristas e traficantes" desde então, mas revela que o novo personagem é bem diferente dos anteriores. "Agora faço um idiota sem talento, que não sabe fazer nada", e se diverte ao contar que fez muitos testes para conseguir o papel do dublê Kaká, tremeu quando contracenou com Paolla Oliveira pela primeira vez, e ficou "umas duas horas deprimido" por ter que tirar a barba para a caracterização do personagem. "Ele se joga nas cenas", Paolla o elogia, e ele diz, sobre as cenas, "ter coragem de ir com medo mesmo. Eu vou e a coragem me encontra no caminho". 

Publicidade

Marcelo Serrado reencontra Mariana Santos depois de formarem um casal de sucesso em "Pega Pega"

divulgação TV Globo

"Não somos mais um casal. Faço a ex-mulher dele, então temos novos sentimentos, novas camadas", esclarece Mariana, que interpreta Rebeca. Sobre a torcida do público para vê-los juntos outra vez, ela mantém as esperanças: "A gente vai desenhando e construindo a história junto com quem assiste". Claudia, a autora, faz mistério: ''É como se fosse uma continuação da história deles, porque as coisas não se apagam na cabeça do público. É um easter egg". 

Mel Lisboa está de volta à Globo.

divulgação TV Globo

A atriz vai interpretar Regina,uma mulher manipuladora e ambiciosa, parça de Leonardo (Ícaro Silva). Revelada na Globo em 2001, quando estrelou "Presença de Anita", Mel estava longe da emissora desde 2007, quando fez "Sete Pecados". Nos anos seguintes trabalhou na Record, fez cinema e séries como "Coisa Mais Linda", da Netflix. 

Publicidade

Veja também