Tudo o que sabemos até agora sobre os dois meninos fotografados mortos em uma praia turca

A família síria teve seu pedido de asilo no Canadá rejeitado em junho, de acordo com a tia deles. Aviso: Este artigo contém imagens fortes.

Os dois meninos que apareceram afogados na costa de uma estância turística turca em fotos que chamaram a atenção mundial na quarta-feira foram identificados como Aylan e Galip Kurdi.

Acredita-se que a mãe dos dois, identificada como Rihan, tenha se afogado ao lado dos filhos. O pai, que se chama Abdullah, sobreviveu. A família era da cidade curda de Kobanî.

Publicidade

Em entrevista ao National Post, Teema Kurdi, a irmã de Abdullah que já mora em Vancouver, Canadá, há mais de 20 anos, disse que recebeu a notícia por telefone da esposa de outro irmão, Mohammad.

"Ela havia recebido uma ligação de Abdullah, e tudo que ele disse foi: 'Minha esposa e dois meninos estão mortos'", disse ela.

De acordo com outro relatório canadense local, a família Kurdi estava tentando ir para o Canadá, mas teve seu pedido de visto rejeitado em junho. Teema e seus amigos tinham tentado ajudá-los, mas não haviam conseguido permissão "devido às complexidades" dos pedidos turcos.

      

Publicidade

Aylan, de 3 anos, foi fotografado morto na praia usando bermuda vermelha, camiseta e tênis. Em uma segunda foto, ele é visto sendo levado por um policial turco.

AP Photo/DHA

Galip, seu irmão de 5 anos, também foi fotografado afogado e abatido em Ali Hoca Point Beach, a mesma linha costeira de Bodrum, uma cidade de veraneio turca.

Str / AFP / Getty Images

Publicidade

Acredita-se que os meninos tenham tentando atravessar o Mediterrâneo em dois barcos com outros refugiados sírio-curdos.

Os refugiados estavam tentando chegar à ilha grega de Cós na quarta-feira de manhã, de acordo com a guarda costeira turca.

Eles estavam viajando em dois barcos quando um deles, que transportava seis pessoas, virou, de acordo com um relatório turco local. A BBC relatou que, das 23 pessoas a bordo dos dois barcos, apenas 9 devem ter sobrevivido. Várias pessoas usando coletes salva-vidas conseguiram nadar até a costa.

A família Kurdi estava saindo de Kobani, uma cidade síria mergulhada em uma guerra civil que desalojou cerca de 4 milhões de pessoas, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Bluu Ali, provided to BuzzFeed News

Publicidade

Abdullah Kurdi disse que planeja levar os corpos de seus dois filhos e de sua esposa, Rihan, de volta para Kobani, na Síria.

Murad Sezer / Reuters

Kurdi disse à AP: "Eu tentei salvar meus filhos e minha esposa, mas não houve esperanças. Eles morreram um por um. Meus filhos eram os mais bonitos do mundo, maravilhosos, eles me acordavam todos os dias para brincar com eles. Agora, todos eles se foram".

O pai dos dois disse à AP que o barco, que seguia em direção à ilha grega de Cós, perdeu o controle após o capitão ter entrado em pânico em virtude das ondas altas e pular no mar. Restou a Abdullah assumir o controle do barco. Ele disse que o barco estava no mar apenas por 4 minutos antes do capitão ter abandonado a embarcação.

"Eu assumi e comecei a pilotar. As ondas estavam muito altas e o barco virou. Eu peguei minha esposa e filhos em meus braços e percebi que estavam todos mortos", disse ele.

"Eu só queria ver meus filhos pela última vez e ficar para sempre com eles", disse ele.

Publicidade

Veja também