Trolls estão mentindo no Twitter dizendo que brancos foram atacados em sessões de "Pantera Negra"

Muitos estão usando imagens de mulheres que foram espancadas.

Trolls nos EUA estão usando o Twitter para espalhar falsas denúncias de agressões contra brancos em sessões do filme "Pantera Negra".

"Fui ver Pantera Negra com minha namorada e um adolescente negro gritou: 'vocês estão no cinema errado' e quebrou uma garrafa na cara dela."

Por exemplo, a foto do tuíte acima, na verdade, mostra uma jovem sueca de 19 anos que foi atacada em um bar no mês passado. Ou seja, não tem nada a ver com o filme.

Publicidade

Alguns trolls chegam a usar imagens de mulheres que foram espancadas. Este tuíte, por exemplo, inclui fotos de uma mulher de 18 anos que foi trancada em um apartamento pelo namorado e agredida por quatro horas.

Twitter / Via Twitter: @Hardcorial

"Eu fui brutalmente atacada por uns caras negros na première de 'Pantera Negra' porque eles disseram que brancos não tinham permissão para ver o filme."

Esta conta de troll usou uma foto da ex-mulher de Rob Porter, ex-secretário da Casa Branca.

"Fui ver a première de 'Pantera Negra' hoje e minha esposa foi atacada. Três mulheres negras se aproximaram e uma delas disse: 'Esse filme não é para v**** brancas' e depois a atacaram. Seguranças nos acompanharam até o estacionamento e saímos. Nós só queríamos ver um filme."

Publicidade

Aqui está uma amostra de outros tipos de tuítes feitos pela mesma conta...

"Kkkkkk

Samuel Sinyangwe: 'Minha avó estava na Polônia, eles não tiveram chance de escapar. Os nazistas mataram quase todos deste lado da família, exceto poucas pessoas.'"

Este usuário usou uma foto de 2009. E ganhou mais de 400 retuítes.

Twitter / Via Twitter: @Kinda6t

"Estava na première de ‘Pantera Negra’, mas um grupo de jovens negros disse que esse filme não era para mim. Eu sou negro. Então eles começaram a me bater. Estou indo para a emergência agora."

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Infelizmente, tuítes falsos continuam aparecendo. Esta conta usou o nome e a foto de Paul Nehlen, racista e antissemita de Wisconsin (EUA) que está concorrendo contra Paul Ryan nas eleições primárias do Partido Republicano daquele Estado. A conta do Twitter de Nehlen foi bloqueada recentemente.

"Mulher de Ohio hospitalizada após ataque motivado por raça em sessão de Pantera Negra."

A foto usada neste tuíte foi tirada de um vídeo de 2013 feito na Sérvia que usou maquiagem de efeitos especiais em uma campanha de conscientização sobre violência conjugal.

YouTube / Via youtube.com

Publicidade



Algumas contas também tentaram disseminar falsas denúncias de que pessoas usando bonés com a sigla MAGA [Make America Great Again, Faça a América Grande de Novo, slogan da campanha à Presidência de Donald Trump] estavam atacando espectadores em sessões do filme "Pantera Negra". Mas isso também não é verdade.

"Fui em uma sessão de Pantera Negra com minha namorada. 2 homens brancos com bonés MAGA me abordaram e disseram que o filme era ruim e que ‘negros são subumanos que merecem apanhar’… não acredito que isso aconteceu em uma noite tão especial."

Publicidade


Publicidade

Lembre-se: se você vir uma imagem on-line e quiser checar sua origem, faça uma busca reversa. Se você usa o Chrome como navegador, basta clicar na imagem e selecionar "Procurar imagem no Google".

É grátis e rápido, e vai ajudar você a se defender contra fraudes.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também