Tentamos criar um mapa ideológico dos participantes do "BBB 22"

Quem você colocaria no paredão?

Fomos atrás de entender por meio de manifestações e apoio nas redes sociais qual a tendência ideológica dos participantes do "BBB 22". A tarefa não é das mais fáceis, já que às vésperas do programa muita gente correu para deixar de seguir políticos e apagar publicações antigas que poderiam ser comprometedoras no jogo. De acordo com o comportamento online, dividimos os brothers e sisters entre: conservadores, progressistas e incógnitas. Veja como ficou:

Conservadores: Laís e Lucas.

Laís, em 2013, foi contra o programa "Mais Médicos", criado pela então presidenta Dilma. Na ocasião, ela foi às ruas protestar contra os profissionais cubanos e publicou o registro nas redes sociais. Já o estudante Lucas já curtiu diversos posts e trans missões ao vivo de Jair Bolsonaro nas redes sociais, algumas até antes mesmo dele ser presidente.

Publicidade

Progressistas: Vinícius, Jessilane e Bárbara.

Vinícius tem ao menos um comportamento muito forte em contraponto ao governo Bolsonaro, por exemplo, o cearense deixou bem claro em seu perfil que é pró-vacina e defensor do SUS. Já Jessilane segue nas redes um deputado (Israel Batista - PV) de oposição do governo federal. E Bárbara já foi responsável, num programa de TV em 2016, por fazer Bolsonaro gaguejar com uma pergunta sobre imigrantes.

Incógnitas: Rodrigo, Eslovênia, Luciano, Eliezer e Natália.

Nos perfis de Rodrigo, Eslovênia e Luciano, nenhuma tendência foi identificada. Enquanto Eliezer, no Instagram, segue perfis como "Mídia Ninja" (esquerda) e o economista Rodrigo Amorim (direita). Natália, por sua vez, seguia o perfil de Jair Bolsonaro no Instagram e ainda segue a página "Direita Vespasiano, que diz ser uma “instituição conservadora que luta pela manutenção dos valores da família”. Além disso, ela já criticou a existência do "Dia da Consciência Negra" – por ele, deveria haver o "Dia da Consciência Humana" – e, em 2018, criticou quem ainda acredita em Bolsonaro.

Publicidade

Conservadores: Naiara Azevedo, Pedro Scooby e Paulo André.

Naiara Azevedo, talvez, seja a principal bolsonarista declarada. No ano passado, ela esteve no grupo de sertanejos que se reuniu com o presidente – e posou para fotos – em uma churrascaria em Brasília. Além, claro, de já ter feito uma música em que debocha do dedo amputado de Lula. Pedro Scooby, em 2016, apoiou o pasto Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio. Enquanto Paulo André já admitiu nas redes sociais que votou em Bolsonaro em 2018.

Progressistas: Tiago Abravanel, Linn da Quebrada, Douglas Silva, Maria e Brunna Gonçalves.

LGBTQIAP+, Tiago Abravanel já criticou o discurso homofóbico da própria tia, Patrícia Abravanel, que é esposa do ministro das Comunicações. Linn da Quebrada é militante da causa trans e seguidora do ex-presidente Lula no Instagram. Douglas Silva é seguidor de páginas de esquerda, como "Jornalistas Livres"e o "Mídia Ninja" e Maria não teve medo de se posicionar da hora de ser vacinada contra a covid: usou uma camiseta com a frase "Fora, Bolsonaro". Já Brunna é casada com a cantora Ludmilla, que recentemente gritou "Fora, Bolsonaro" e "Ele não" durante show em São Paulo.

Publicidade

Incógnitas: Jade Picon e Artur Aguiar.

Não encontramos nos perfis de Jade Picon e Arthur Aguiar qualquer tendência que indicasse como os dois se posicionam ideologicamente.

É sempre bom lembrar que pessoas, votos e opiniões mudam. O levantamento acima foi feito com base no que há de registro nas redes sociais dos participantes e pode não refletir o posicionamento atual de cada um deles 😉.

Publicidade

Veja também