Tem gente inventando comorbidade pra furar a fila da vacina

De repente, todo mundo tem hipertensão.

Nas últimas semanas, o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 passou a contemplar pessoas com comorbidades em alguns estados do Brasil. O problema é que já existem relatos de gente correndo atrás de atestado médico para furar a fila, o que é muito problemático.

Mario Tama/Getty Images

Entre as comorbidades, estão doenças como diabetes e cardiopatias. No caso de quem tem hipertensão, patologia que atinge 31% da população adulta, a vacina só pode ser aplicada em quem enfrenta níveis mais avançados da doença.

Publicidade


Mario Tama / Equipe

Prefeituras de toda parte do Brasil já estão denunciando casos de receitas, atestados e laudos falsificados, como informou uma reportagem do UOL. "Fiquem atentos, senhores médicos, vou denunciar no CRM e no MP. É uma vergonha alguns médicos se prestarem a isso", publicou nas redes sociais Rodrigo Drable (DEM), prefeito de Barra Mansa (RJ).

Publicidade

Publicidade

Publicidade

É muito sinistro as pessoas terem de reforçar que isso é crime, além de ser totalmente insensível. Não fure a fila. Espere sua hora de ser vacinado. Cumpra os protocolos de segurança e, se puder, fique em casa.

Veja também