Talvez você não esteja limpando seu pênis corretamente

Vamos lá, rapazes, está na hora de aprender a limpar suas partes íntimas.

Nós já falamos sobre como limpar a vagina corretamente. E muitos de vocês pediram um artigo para ensinar como limpar um pênis. Então cá está. Seu pedido é uma ordem.

Então, caso você ainda não saiba, seu pênis deve ser limpo basicamente todos os dias.

Lionsgate

Ou qualquer dia que você se exercitou, fez sexo, se masturbou ou se moveu o suficiente para ficar suado da cintura para baixo, de acordo com Darius Paduch, urologista e especialista em medicina sexual masculina no New York Presbyterian/Weill Cornell Medical Center. Então, basicamente, todos os dias.

Isso acontece porque a sua virilha pode ser um local propício para a proliferação de bactérias, o que pode causar odores tão ruins quanto os das axilas. E, como seu pênis está próximo a todas essas bactérias, é bom deixá-lo limpinho. Então, você deve lavar seu pênis, testículos e virilha com água morna diariamente.

Agora vamos falar sobre sabão.

Nickelodeon / Via wayfaringmd.tumblr.com

Se você sentir um cheirinho forte lá embaixo ou quiser dar uma lavada depois de fazer exercícios ou sexo, é melhor se ensaboar. Faça espuma nas mãos e passe no pênis (em vez de esfregar o sabão diretamente lá).

Mas não exagere: a pele da região genital é sensível e lavá-la com muito sabão pode causar irritações. Isso é especialmente verdade se você não foi circuncidado, o que quer dizer que você possui uma membrana mucosa na cabeça do seu pênis que é bem sensível, de acordo com Paduch. Ensaboar duas vezes por semana é suficiente para a maioria dos homens, segundo o médico.

Além disso, quando você for dar aquela ensaboada, não use xampus.

A maioria desses xampus pode irritar a pele do pênis, porque contém muitos detergentes e produtos químicos. Em vez disso, use um sabonete simples com a menor quantidade possível de ingredientes. Também não é preciso ir atrás daqueles sabonetes com fórmula antibactericida, de acordo com Paduch.

Mas e quem não toma banho todos os dias? Como deve limpar o pênis?

Mesmo que você não tome banho todos os dias, seu pênis ainda precisa ser higienizado. Nesses casos, um lenço umedecido ou uma enxaguada da cintura para baixo com água morna devem resolver.

Sempre lave seu pênis antes e depois do sexo.

Limpar antes do sexo é importante, por questão de boas maneiras, né? Mas lavar depois do sexo também pode ajudar a evitar uma infecção. Você deve remover todos os fluidos corporais (seus ou do seu parceiro ou parceira), já que as bactérias podem se proliferar mais rapidamente quando esses fluidos secam na pele, de acordo com Paduch.

Obviamente, não é necessário pular da cama imediatamente e ir para o chuveiro — existe um período de tolerância, segundo Paduch, de cerca de 10 a 15 minutos (ou, pelo menos, antes de você ir dormir). Novamente, você pode usar lenços umedecidos ou pode se lavar rapidamente com sabão e água morna.

Lavar seu pênis corretamente pode reduzir os riscos de contrair o vírus do HIV e outras DSTs.

O segredo é lavar o suficiente (idealmente todos os dias ou dia sim, dia não), mas sem exageros. Lesões penianas — que podem ocorrer devido à lavagem excessiva ou por alergia ao sabão — podem comprometer a barreira protetora na sua pele e permitir que bactérias, vírus e doenças possam entrar, de acordo com Paduch.

"É de conhecimento geral que quaisquer lesões ou infecções, queimaduras por atrito e má higiene podem contribuir para a transmissão de HIV", diz.

Não se esqueça de também lavar seu pênis após se masturbar.

New Line Cinema / Via imgur.com

Claro, há menos fluidos corporais nesse caso, mas você deve se limpar por causa da ejaculação. E, se estiver usando qualquer brinquedo, lave-o bem também (com sabão e água).

Atenção, leitores não circuncidados: vocês têm um pouco mais de trabalho nas mãos.

"Qualquer pessoa que não foi circuncidada precisa puxar a pele para baixo para ver a cabeça do pênis e lavá-la corretamente", diz Paduch. Isso é necessário porque pode haver um acúmulo de bactéria e esmegma (a substância que se acumula embaixo do prepúcio) nessa região. É especialmente importante para quem não foi circuncidado lavar o pênis após a masturbação, porque o sêmen pode secar e ficar preso no prepúcio, permitindo a proliferação de bactérias.

Além disso, se você não é circuncidado, use sabão com parcimônia, já que suas chances de sofrer irritações e inflamações são maiores.

Finalmente, verifique se há sinais de irritação, manchas ou descoloração no seu pênis.

DreamWorks SKG

Obviamente, pode ser um sinal de que você está lavando demais, está tendo uma reação a algum produto ou que tem uma infecção. Comece a lavar seu pênis apenas com água para ver se o problema passa. Caso contrário, consulte um médico.

Leia também:

Você provavelmente não está lavando sua vagina da maneira certa

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também