"Super Mario RPG" é o jogo que você precisa para esse fim de ano!

O melhor do jogo clássico com a tecnologia atual.

Ah, os anos 90. O Auge das videolocadoras de bairro aqui no Brasil. Local onde se travavam as inúmeras batalhas de consoles. Afinal de contas, qual era o melhor Videogame: Super Nintendo ou Mega Drive? Qual tinha os melhores jogos? Essa batalha dura até os dias de hoje no coração dos mais nostálgicos.

Reprodução

No meio desse embate épico, aos poucos um estilo de jogo se consolidava: Os RPGs! Com suas histórias fascinantes, mundos cheios de inimigos e vilões lendários, os RPGs tem um local especial no coração de muitos que viveram os anos 90 e ali conheceram clássicos como "Final Fantasy", "Dragon Quest" entre outros. É no meio desse cenário que surge uma ideia: E se uníssemos um dos personagens mais amados pelos jogadores com uma aventura RPG? Assim nasce "Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars", fruto da parceria entre Nintendo e Square (hoje Square Enix).

O jogo se tornou um grande sucesso, criando uma legião de fãs obcecados por sua história cativante e sistema de batalhas um pouco mais dinâmicos do que os demais RPGs.

Reprodução

E agora, 27 anos depois desse clássico, chega ao Nintendo Switch em uma versão repaginada, sendo fiel ao original, mas trazendo algumas melhorias que vão agradar os fãs e introduzir novos jogadores ao estilo clássico de batalhas por turno.

Publicidade

Nossa aventura começa com Mario mais uma vez tendo que resgatar Peach das mãos de Bowser. Para isso nosso herói se dirige à fortaleza inimiga, e após um breve embate consegue alcançar seu objetivo. O que ele não esperava é que, após o fim da batalha, uma espada falante gigante cairia do céu sobre o castelo de Bowser e expulsaria todos dali.

Reprodução

Diante dessa nova ameaça, Mario precisa procurar pelo mundo a fora por Peach e desvendar os propósitos desse novo inimigo (não entrarei em detalhes já que, apesar de ser um jogo antigo, alguns spoilers podem atrapalhar a experiência dos jogadores).

Durante essa jornada, encontraremos alguns companheiros como Mallow, o sapo (será mesmo?), Geno, o boneco de madeira, Bowser (sim, controlamos Bowser nesse jogo) e a própria Peach.

Reprodução

A existência de companheiros no jogo faz com que os combates sejam diversificados, uma vez que cada um possui estilos próprios de luta e combinações únicas para utilizar alguns poderes especiais.

Publicidade

O grande destaque de 1996 que diferenciava Super Mario RPG dos demais jogos do estilo continua presente: Os comandos de ação durante a batalha. Basicamente uma batalha por turnos consiste em comandos feitos pelo jogador a cada rodada. Para muitos, isso pode se tornar um pouco monótono, mas em Super Mario RPG é introduzido uma espécie de “timing” correto para comandos que podem influenciar na batalha.

Reprodução

Apertar o botão no momento certo pode tanto aumentar o dano implicado ao oponente como também criar uma defesa perfeita de ataques. Isso faz com que o jogador precise ficar atento a todo momento da batalha. Além disso, existe uma contagem estilo “combo” onde quanto mais vezes você acerta esses comandos mais chances de dano crítico ou melhor defesa são incrementados para você.

Já que falamos de elementos do jogo original, algo precisa ser dito: Essa nova versão não traz grandes novidades. A história é literalmente a mesma, mesmos inimigos, chefes, itens escondidos. Estamos falando de uma versão nova extremamente fiel ao original. Isso é bom ou ruim? Vai de cada um.

Reprodução

Eu achei a proposta boa, mas confesso que algumas coisas, como batalhas e locais secretos, e até mesmo uma mudança de ângulo de câmera (o jogo possui uma visão isométrica), poderiam tornar a aventura ainda mais agradável.

Publicidade

As novidades ficam por conta dos gráficos refeitos, apresentando cenários lindos e dinâmicos. Sem dúvida é um dos mais belos jogos do Nintendo Switch, cheio de carisma e personalidade. Além disso foram introduzidas diversas animações em momentos marcantes da trama.

Reprodução

São animações ricamente preparadas e que dão um ar ainda melhor à história. Além disso, alguns menus e funções também foram modernizados. Existem também pequenas mudanças em cenários que funcionam mais como “easter egg” para os fãs mais assíduos do jogo de SNES (cabe a você descobrir quais são, pois eu não irei contar).

Agora, infelizmente, o maior problema de Super Mario RPG está em sua distribuição aqui no Brasil. O jogo infelizmente não foi localizado para nosso idioma. É um erro gigante essa falta de localização, pois estamos falando de um jogo onde um dos grandes focos é a história.

Reprodução

O jogo possui um senso de humor único e é triste ver que muitos não conseguirão desfrutar dessa dimensão da maneira devida. Tudo se torna pior quando lembramos que acabamos de receber "Super Mario Wonder" totalmente localizado em nosso idioma, e agora temos um grande título focado em narrativa que não recebeu esse mesmo tratamento. Bem, quem sabe um dia recebemos um patch com tradução? Sonhar não custa nada.

Publicidade

"Super Mario RPG" fecha um ano excelente para a Nintendo, marcado por grandes lançamentos. O resgate desse amado clássico tem tudo para não só agradar os fãs de longa data, como também introduzir novos fãs em seu mundo fantástico!

"Super Mario RPG" está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch. Esse review foi feita com uma chave gentilmente cedida pela Nintendo.

Veja também