Você precisa assistir a "Summer of Soul", que venceu o Oscar de melhor documentário

Com atraso, a revolução agora foi televisionada.

Não era o Woodstock. No verão de 1969, um festival de música negra tomou o Harlem de assalto! Esse festival é o tema de “Summer of Soul (...Ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”, que ganhou o prêmio de melhor documentário no Oscar 2022.

Durante seis finais-de-semana, vários nomes da música negra - Stevie Wonder, Sly & The Family Stone, Nina Simone, Mahalia Jackson, Gladys Knight & The Pips etc - se apresentaram no Mount Morris Park (agora chamado Marcus Garvey Park), para multidões afro-americanas e latinas.

Publicidade

O documentário, literalmente, recupera e reconstrói as mais de 40 horas de gravações do festival, que passaram décadas empoeiradas no porão de uma emissora.

“Summer of Soul (...Ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” não é mera montagem de shows de artistas históricos. O doc exibe de forma precisa todo o contexto social, político e cultural da época. A efervescência da luta negra, o Partido dos Panteras Negras, os assassinatos de grandes líderes negros, a moda, a arte… Tudo é contado ali.

Publicidade

Quem dirige “Summer of Soul” é ninguém menos que Questlove, figura ímpar na cultura negra mundial desde a década de 1990. Seja como baterista da banda The Roots, produtor de vários artistas, DJ, intelectual ou, agora, como cineasta. Cineasta com um Oscar no currículo!

Texto de Jun Alcantara

Publicidade

Veja também