Sua menstruação é muito intensa? Temos algumas respostas

Quanto sangue é muito sangue?

Se você tem uma menstruação intensa, provavelmente já se perguntou quanto sangramento é *muito* sangramento. Para tirar essa e outras dúvidas, conversamos com duas ginecologistas.

São elas: Mary Jane Minkin, professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina de Yale (EUA), e Cindy Basinski, ginecologista:

1. O que exatamente constitui uma menstruação "normal"?

Julyprokopiv / Getty Images

Como cada corpo — e cada menstruação — é único, é difícil definir uma menstruação normal de forma precisa, diz Minkin. Dito isso, aqui estão alguns indicadores de uma menstruação saudável típica:

• Vem geralmente ~cerca~ de uma vez por mês (que pode variar de 21 a cada 35 dias)

• Geralmente dura cerca de seis dias ou menos

• Quando ocorre, você não precisa usar mais de um absorvente interno ou externo a cada duas horas. OU, se você usa coletor menstrual, sangra menos de 80ml por menstruação.

Publicidade

2. Então, o que significa ter uma menstruação intensa?

@thesadgirlgang / Via instagram.com

Há duas formas de "sangrar demais": a quantidade literal de sangue e o número de dias que você sangra a cada menstruação.

Clinicamente falando, a definição de uma menstruação intensa é a que produz mais de 80ml de sangue ou uma menstruação que dura uma semana inteira ou mais.

No entanto, como você provavelmente não tem o hábito de medir seu sangramento menstrual, há sinais práticos que pode procurar. "Se você está sangrando demais e manchando muitas roupas durante o ciclo, ou se tem que colocar toalhas sobre os móveis quando vai se sentar ou sobre as roupas de cama quando vai se deitar, já que vazamentos se tornaram comuns, é muito provável que esteja sangrando mais de 80ml por menstruação", diz Basinski.

3. E se há coágulos grandes?

Natalia Lavrenkova / Getty Images

Fique de olho em coágulos do tamanho de uma moedinha ou maiores, porque, se eles forem comuns, provavelmente você está sangrando mais de 80ml por ciclo, de acordo com Basinski.

Publicidade

4. Certo, mas quão intenso é *muito* intenso?

Loulouvonglup / Getty Images

Honestamente, isso é supersubjetivo.

Minkin já teve pacientes que chegaram com um sangramento normal convencidas de que estavam jorrando como as Cataratas do Iguaçu, enquanto outras pacientes que realmente *estavam* sangrando muito nem tinham percebido.

Então, para ser honesta, o ~muito~ dependerá do quando isso está atrapalhando sua vida. "Por exemplo, você ter que ir regularmente ao banheiro porque tem medo de vazamentos o tempo todo?", pergunta Basinski. "Ou está recusando planos para o dia porque está menstruada e sente que não pode sair de casa? Isso está interferindo na sua vida sexual e em seus relacionamentos?"

Não há um patamar científico — se é intenso o suficiente para atrapalhar o modo como você vive sua vida, então é muito intenso.

5. Hum, me identifiquei! Devo ficar preocupada?

Crystal Ro / BuzzFeed

Não se preocupe, mas consulte um(a) ginecologista para que você possa analisar suas opções. Afinal, o sangramento intenso pode ser sinal de algum problema de saúde subjacente que precisa de tratamento.

O sangramento menstrual intenso é muito comum; cerca de um terço das mulheres procuram tratamento para isso, de acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists.

Publicidade

6. Por que algumas pessoas têm menstruações super intensas enquanto outras mal sangram?

Sasimoto / Getty Images

A causa de uma menstruação intensa é desconhecida — algumas pessoas simplesmente sangram mais do que outras, diz Minkin.

Ainda assim, existem algumas coisas que estão associadas a um sangramento menstrual intenso (embora nem sempre):

Anormalidades estruturais, como miomas e pólipos no útero.

Ovulação irregular causada pela puberdade e pela perimenopausa, ou condições médicas como síndrome dos ovários policísticos e hipotireoidismo. Isso ocorre porque, quando você não ovula regularmente, o revestimento do útero pode se tornar superespesso. "Então, quando sua menstruação finalmente chega, é uma cachoeira de sangue", diz Minkin.

Endometriose. Conhecida como uma condição na qual o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora do útero (geralmente em seus ovários, tubas uterinas ou órgãos pélvicos).

Doença inflamatória pélvica. Uma infecção dos órgãos reprodutivos femininos que muitas vezes é uma complicação de algumas ISTs, mas nem sempre.

Distúrbios hemorrágicos que fazem com que o sangue não coagule adequadamente.

Certos medicamentos, como anticoagulantes e aspirina.

Câncer endometrial. Raro e geralmente diagnosticado em mulheres que já passaram pela menopausa.

Parece muito — obrigada, corpo —, mas lembre-se: só um(a) médico(a) vai ajudá-la a descobrir o que realmente está acontecendo.

7. Meu médico me disse que minha menstruação é normal, mas, para ser honesta, ela não me parece normal. O que devo fazer?

7activestudio / Getty Images

A maioria dos médicos quer te ajudar, então, certifique-se de chegar às consultas preparada com o máximo de informações possíveis sobre os sintomas com os quais está lidando, sugere Basinski.

Quanto mais informações específicas você puder contar sobre seu ciclo menstrual, melhor. Esteja preparada para responder a perguntas sobre seus últimos ciclos, como: quanto tempo durou o ciclo, quantos dias você sangrou, a intensidade do seu fluxo etc.

Se você não está tendo uma boa experiência com seu(ua) médico(a) — mesmo que seja apenas uma questão de que o "santo não bate" —, procure outro lugar. Os médicos querem que você sinta uma conexão positiva com eles tanto quanto você. Além disso, nunca tenha medo de buscar uma segunda opinião.

Publicidade

Veja também:

16 hábitos que deixam sua vagina triste e que você deveria parar de fazer o quanto antes

19 problemas reais que podem acontecer com a sua vagina

22 fotos que mostram como é conviver com a síndrome do ovário policístico

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também