Sociedade Brasileira de Pediatria repercute fake news e pede cancelamento de animação da Netflix

Pediatras se pronunciam, mas série "Super Drags" é voltada para adultos.

Em maio de 2018, a Netflix anunciou para o segundo semestre o lançamento de "Super Drags", a primeira animação original brasileira do serviço de stream.

A série narra as aventuras de Patrick, Donny e Ramon, três jovens que, de dia, trabalham em uma loja de departamento e, à noite, se transformam em Lemon Chiffon, Safira Cian e Scarlet Carmesim, três drag queens que defendem a comunidade LGBT.

Rapidamente, correntes de WhatsApp e postagens no Facebook repercutiram o lançamento da série como uma ameaça às crianças.

Reprodução/Estadão/Facebook

Mas, em seus termos de uso, a Netflix afirma que "você deve ter 18 anos ou ser maior de idade em seu estado, território ou país para ser assinante do serviço Netflix. Menores de idade somente podem usar o serviço sob supervisão de um adulto".

Publicidade

Nesta segunda-feira (16) a Sociedade Brasileira de Pediatria surpreendeu ao lançar uma nota de repúdio à série, pedindo o cancelamento da mesma.

Divulgação/Netflix

Em um dos trechos, a SBP repercute a notícia falsa de que a animação seja voltada para o público infantil e afirma que vê com preocupação um desenho animado cuja trama gira ao redor de jovens que se transformam em drag queens super-heroínas.

Em outro trecho, os pediatras pedem para que a Netflix cancele este lançamento, como "expressão de compromisso do desenvolvimento de futuras gerações".

A série ainda não foi finalizada e nem recebeu classificação indicativa, mas a Sociedade dos Pediatras foi rápida ao associar suas imagens e conteúdos a sexo, violência e uso de drogas.

Divulgação/Netflix

A nota menciona as "relações delicadas existentes no seio da família, do ambiente escolar e da sociedade" e ressalta o risco de exposição indevida de crianças a imagens e conteúdos com "menções diretas e/ou indiretas a situações de sexo, de violência, de emprego de linguagem imprópria ou de uso de drogas".

Publicidade

Em resposta, a Netflix esclareceu as fake news e informou que "Super Drags" é voltada APENAS para o público adulto.

Divulgação/Netflix

"'Super Drags' é uma série de animação para uma audiência adulta e não estará disponível na plataforma infantil. A seção dedicada às crianças, combinada com o recurso de controlar o acesso aos nossos títulos, faz com que pais confiem em nosso serviço como um espaço seguro e apropriado para os seus filhos", disse o porta-voz da plataforma de streaming ao Estadão.

Veja também:

A história da pedofilia entrar para a sigla LGBT desenha como funcionam as fake news

Alguns marmanjos estão revoltados que a She-Ra não está mais sexualizada

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também