Site do Ministério da Saúde sofre ataque hacker na madrugada e sai do ar

Segundo os invasores, mais de 50 terabytes de dados foram excluídos do portal.

O site do Ministério da Saúde saiu do ar após ser atacado por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). Mensagem deixada pelos invasores no endereço afirma que “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e "50 tb de dados"estão nas mãos dos hackers. Em nota, a pasta afirma que "o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados" para apoiarem as investigações.

Reprodução/Ministério da Saúde

Por causa da ação, sites como “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados e até às 8h desta sexta, ainda estavam fora do ar. Ainda não há previsão de quando as páginas voltarão ao ar. Com isso, informações sobre a vacinação no País deixaram de ficar visíveis.

O ataque foi assumido pelo Lapsus$ Group. "Os dados internos do sistema foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está [sic] em nossas mãos. Nos contacte caso queiram o retorno dos dados", diz mensagem deixada pelos hackers, que também apontaram um e-mail e Telegram para contato.

Publicidade

O ataque sofrido pelo Ministério da Saúde é conhecido como “ransomware”, que se caracteriza pela paralisação do sistema seguido de pedido de resgate para liberação. 

"O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas", diz nota enviada pelo Ministério da Saúde.

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Publicidade

Veja também