Simone Tebet: Quem é a única mulher na disputa presidencial até agora?

Senadora teve a pré-candidatura lançada pelo MDB nesta quarta-feira (8).

Nesta quarta-feira (8), o MDB oficializou a senadora Simone Tebet (MS) como candidata do partido na disputa pela Presidência nas eleições de 2022. A parlamentar é a única mulher, até agora, a se lançar na disputa.

Divulgação/Simone Tebet

Publicidade

Aos 51 anos, a senadora natural de Três Lagoas (MS) é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Antes de entrar para a política – mesma carreira do pai –, Tebet foi professora universitária. 

Pedro França/Agência Senado

Ao longo deste ano, a senadora ganhou destaque por sua contribuição, sempre com firmeza, à CPI da Covid. Tebet, inclusive, foi personagem de um dos principais momento da comissão, quando o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante depoimento, chamou a senadora de “descontrolada” após um questionamento sobre suspeitas do contrato de compra da vacina indiana Covaxin.

Publicidade

"Podem nos chamar de feias, de gordas, de velhas, a gente sabe se defender disso tudo. Mas é histórico que a mulher, [...] quando começou a buscar espaços de poder, começou a ser taxada de uma pessoa histérica, louca, descontrolada. Até um pouco antes do século passado, nos internaram em manicômios. Essa palavra não vem à toa. Ela está no inconsciente daqueles que ainda acham que mulheres são inferiores. Essa palavra nos toca muito fortemente. [...] Quando a mulher eleva sua voz ela é histérica, descontrolada. Não. Ela exerce seu papel com firmeza, com o dever que tem de defender todas as outras mulheres, muitas vezes, oprimidas no Brasil", disse a senadora na sessão seguinte ao caso.

Roque de Sá/Agência Senado

Em 2019, Tebet foi a primeira mulher eleita para presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, posto que exerceu até o fim de 2020. No início do mesmo ano, ela chegou a disputar a presidência do Senado.

Marcos Oliveira/Agencia Senado

Publicidade

Antes de ser senadora – cargo que assumiu em 2015 –, Tebet foi deputada estadual (2003-2004); prefeita de Três Lagoas (2005-2010); e vice-governadora do Mato Grosso do Sul (2010-2015).

Divullgação/FIEMS

A foto acima é de 2011, quando Tebet era vice-governadora do MS.

Veja também