Seu queixo vai cair quando souber que estes filmes são baseados em histórias reais

Não é possível!

1. "Como se Fosse a Primeira Vez"

Happy Madison Productions

Essa comédia romântica gostosinha é baseada na história real de Michelle Philpots. Ela sofreu duas graves lesões na cabeça e tem uma forma extremamente rara de amnésia que a impede de formar ou reter qualquer lembrança de curto prazo. Isso significa que ela não lembra de nada do que aconteceu depois de 1994 e sua memória reinicia quando ela dorme, portanto seu marido precisa lembrá-la de tudo e mostrar as fotos de seu casamento todas as manhãs.

2. "O Massacre da Serra Elétrica"

New Line Cinema

A maior parte do filme é inteiramente fictícia, mas o personagem Leatherface foi baseado no serial killer Ed Gein. Aliás, a casa do filme e seus terríveis conteúdos foram baseados no que foi descoberto na casa de Gein em 1957, quando a polícia encontrou centenas de troféus e lembranças feitas da pele e dos ossos das vítimas de Gein e de outros corpos que ele havia exumado de cemitérios locais.

E tem mais: o mesmo serial killer também inspirou o filme "Psicose".

Publicidade

3. "Diário de uma Paixão"

New Line Cinema

"Diário de uma Paixão" é considerado um dos filmes mais românticos de todos os tempos, e o livro no qual se baseia é inspirado nos avós da esposa do autor Nicholas Sparks. No dia seguinte ao casamento de Sparks com sua esposa, eles foram visitar os avós dela, e eles contaram a história de como se conheceram, se apaixonaram e ficaram juntos por mais de 60 anos.

4. "Prenda-me se For Capaz"

Dreamworks Studios

O filme foi baseado na vida de Frank Abagnale que, aos 19 anos, havia dado golpes de milhões de dólares, se passando por piloto de avião, médico e advogado. Em seis anos, ele havia assumido oito identidades diferentes, e era procurado por 12 países diferentes no momento de sua prisão. Ele passou cinco anos na cadeia e, após ser solto, se tornou consultor de segurança do governo federal e depois criou uma empresa de consultoria em fraudes financeiras.

Publicidade

5. "A Noviça Rebelde"

20th Century Fox

"A Noviça Rebelde" foi baseado na biografia de Maria Von Trapp. Ela contava como, aos 19 anos, havia sido enviada por sua abadessa para ensinar os sete filhos do comandante naval viúvo Georg Von Trapp. Ao contrário de seu retrato no filme, no entanto, Georg não era frio e tirânico, e a família gostava de cantar junto desde o início. Depois que uma soprano popular ouviu suas habilidades e os aconselhou a cantar juntos, "Os Cantores da Família Trapp" nasceram e logo se tornaram uma atração popular em todo o mundo. E, embora a família realmente tenha deixado a Áustria quando os nazistas tentaram recrutar Georg, eles não fizeram isso escalando as montanhas. Em vez disso, eles pegaram um trem para a Itália e de lá se mudaram para os EUA.

6. "O Iluminado"

Warner Bros

Muitas pessoas já haviam relatado atividades paranormais inexplicáveis no Stanley Hotel quando Stephen King se hospedou lá, em 1974, e a partir daí o lugar inspirou um livro e um filme. Durante sua estadia, King teve um pesadelo no qual seu filho estava sendo perseguido pelo corredor do hotel por uma mangueira de incêndio possuída. O pesadelo foi tão fora do comum que serviu de base para o livro, que gira em torno de um escritor sendo levado à loucura por espíritos em um hotel assombrado.

Publicidade

7. "Doentes de Amor"

Film Nation Entertainment

O filme conta a história de duas pessoas que namoravam casualmente quando a mulher entra em coma. Parece a premissa padrão de uma comédia romântica, mas, na verdade, ele foi baseado na história real de seus roteiristas, Kumail Nanjiani e Emily V. Gordon. Só que, ao contrário do filme, Nanjiani e Gordon não haviam terminado, mas tinham oito meses de relacionamento quando ela adoeceu e foi colocada em coma induzido. Depois, ela foi diagnosticada com a doença de Still — uma doença autoinflamatória sistêmica que pode parar os principais órgãos se não for tratada. Nanjiani ficou ao lado de Gordon durante todo o sofrimento e, quando ela acordou, estava pronto para casar com ela.

8. "Philomena"

Pathé

A história real de uma mulher católica irlandesa que engravidou na adolescência e foi enviada para morar em um convento, onde as freiras colocaram seu bebê para adoção sem sua autorização. Muitos anos depois, Philomena contou com a ajuda de um jornalista investigativo para ajudar a encontrar seu filho, que foi vendido pela igreja e adotado por uma família americana. Tragicamente, no entanto, ele havia morrido 10 anos antes e estava procurando por ela antes de morrer.

Publicidade

9. "Tubarão"

Universal Pictures

O filme é baseado na série mais peculiar de ataques de tubarão já registrada. Em 1916, ao longo de duas semanas, um grande tubarão-branco matou quatro pessoas na costa de Nova Jersey, apesar de especialistas na época acreditarem que os tubarões eram relativamente inofensivos em climas temperados. Os ataques levaram o povo de Nova Jersey a lançar uma enorme caçada ao tubarão para proteger a indústria de turismo da cidade, e muito tempo depois isso virou um filme.

10. "Gênio Indomável"

Miramax

No roteiro de "Gênio Indomável", Matt Damon e Ben Affleck basearam uma das cenas em um episódio real envolvendo o irmão de Damon, Kyle. Ele estava visitando um físico no campus do M.I.T e encontrou uma equação escrita em uma lousa em um corredor. Usando seu lado artístico, ele decidiu completar a equação usando números totalmente falsos, e ficou tão impressionante que a obra ficou intocada por meses.

Publicidade

11. "Estrelas Além do Tempo"

20th Century Fox

O filme é baseado na história real das matemáticas negras que ajudaram a revolucionar a NASA durante a Corrida Espacial. E uma das cenas do filme também aconteceu palavra por palavra na vida real: é quando o astronauta John Glenn tem problemas com a trajetória do voo. Sem confiar nos computadores aos quais tinha acesso, Glenn diz aos engenheiros-chefes: "peça para a garota verificar os números. Se ela disser que os números estão certos, estou pronto para ir". Aquela garota era a matemática Katherine Johnson.

12. "Marley & Eu"

20th Century Fox

Quando o cachorro indisciplinado do jornalista John Grogan morreu depois de 13 anos na família, ele escreveu uma coluna dedicada à memória de Marley no jornal Philadelphia Inquirer. Recebeu mais de 800 respostas de leitores mandando pêsames e compartilhando suas próprias experiências com seus bichos. Como resultado, pediram que Grogan escrevesse um livro de memórias sobre a vida de sua família com Marley, que rapidamente se tornou um best-seller e depois foi adaptado para um filme.

Publicidade

13. "O Exorcismo de Emily Rose"

Screen Gems

O filme é baseado na história de Anneliese Michel, uma mulher alemã que passou por uma série de rituais de exorcismo católico ao longo de um ano. Embora a menina do filme morra devido aos ferimentos relacionados ao exorcismo, Annaliese morreu devido à desnutrição e desidratação que sofreu nas mãos de seus pais e dos padres envolvidos em seu "tratamento". Mais tarde, eles foram presos por homicídio por negligência e condenados à prisão.

14. "À Procura da Felicidade"

‎Relativity Media‎

O filme com Will Smith e seu filho, Jaden, foi baseado na história real de Chris Gardner e seu filho de dois anos, que ficaram desabrigados por um ano em São Francisco. Quando Gardner estava inscrito em um programa de estágio em uma corretora de valores, ele não tinha dinheiro suficiente para o depósito para alugar um apartamento, então ele e seu filho dormiam em qualquer lugar que encontravam. Apesar da adversidade, no entanto, Gardner prosperou no trabalho e acabou recebendo uma oferta de emprego em período integral e sua carreira logo decolou. Hoje ele vale US$ 48 milhões.

Publicidade

15. "Uma Mente Brilhante"

Imagine Entertainment

Esse filme é basicamente a história real do matemático John Nash, que sofria de delírios e foi hospitalizado por esquizofrenia paranoide. Após ser submetido à terapia por choque insulínico, ele teve alta do hospital e, graças ao apoio de sua esposa e de seus amigos, teve uma remissão drástica e ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994.

16. "Jamaica Abaixo de Zero"

Walt Disney

O filme foi muito vagamente baseado na equipe jamaicana de bobsled que competiu nas Olimpíadas de Inverno de 1988. Ao contrário do filme, no entanto, nenhum dos outros atletas tirou sarro da equipe inexperiente, e a participação deles no evento se tornou motivo de orgulho nacional.

Publicidade

17. "O Terminal"

Dreamworks Studios

O que aparentemente é uma bela comédia romântica, na verdade, é um filme baseado na história real completamente louca do refugiado iraniano Merhan Karimi Nasseri. Ele chegou ao aeroporto Charles de Gaulle em Paris em 1988 com a intenção de viajar para o Reino Unido, mas foi rejeitado por funcionários da imigração porque não tinha passaporte. Porém, como ele não poderia ser devolvido ao seu país de origem, Nasseri passou os 16 anos seguintes vivendo em um saguão de aeroporto.

Veja também:

9 filmes de terror "reais" e as histórias nas quais se baseiam

12 filmes da Disney que na verdade são inspirados em histórias horripilantes

17 histórias reais tão perturbadoras que viraram filmes de terror

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também