Sete ficam levemente feridos após câmera cair no Parque Olímpico

Equipamento era de responsabilidade da empresa oficial do Comitê Olímpico Internacional. Vítimas foram levadas a hospital na Barra.

Na tarde desta segunda (15) uma câmera sustentada por cabos de ferro, que fazia imagens aéreas do público no Parque Olímpico, no Rio, caiu de uma altura de 20 metros.

Sete pessoas ficaram feridas após a queda, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Odd Andersen / AFP / Getty Images

Publicidade

O incidente ocorreu por volta das 13h30. A área foi isolada e ao menos uma mulher foi levada ao hospital Lourenço Jorge, na Barra, de acordo com a AP.

O equipamento é da Olympic Broadcasting Services (OBS), empresa oficial do Comitê Olímpico Internacional responsável por boa parte da captura de imagens do evento.

Em nota, a companhia afirmou que uma investigação sobre o ocorrido já está em curso.

Odd Andersen / AFP / Getty Images

Publicidade

Segundo a TV Globo, que interrompeu a transmissão da ginástica artística — em que Arthur Zanetti ganhou a prata nas argolas — para reportar a queda, parte do cabo já havia se rompido mais cedo, mas nem toda a área havia sido isolada.

A área em que fica o Parque Olímpico, na Barra, não possui construções altas ao redor, e o vento por ali é bem forte.

Odd Andersen / AFP / Getty Images

Publicidade

A estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Marambaia, também na zona oeste do Rio, já chegou a registrar ventos de 71km/h na região. Nesta segunda, a máxima foi de 53 km/h.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a OBS. A empresa disse que irá investigar o caso. Leia abaixo a íntegra da nota:

Na tarde desta segunda, por volta das 13h30, o cabo de sustentação de uma das câmeras no Parque Olímpico, que é responsável por movimentar o equipamento, se rompeu. Logo após o ocorrido, a OBS enviou funcionários para averiguar a situação.

A decisão tomada naquele momento foi isolar a área e começar a retirar o equipamento. No momento dessa primeira queda, a câmera estava a uma altura de 10 metros do chão, sustentada por dois cabos independentes, e cada um deles tinha capacidade para sustentar o peso total do equipamento. Imediatamente a OBS requisitou um andaime para retirar a câmera. Alguns minutos depois, os dois cabos se romperam simultaneamente. O resultado foi uma queda de aproximadamente 20 metros, em um andar mais baixo do Parque Olímpico. A segurança do Comitê Rio 2016 e a Força Nacional imediatamente ajudaram.

De acordo com autoridades médicas no local, houve sete ferimentos leves que foram cuidados no local. Uma investigação irá apurar o ocorrido.

Veja também