Seria a Marvel um esquema de pirâmide?

Para entender "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" você tem de assistir a vários outros filmes.

O trailer de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" foi divulgado nesta semana e confirmou o que já sabíamos: Foi-se o tempo em que, para ver uma continuação, era preciso apenas ter assistido ao filme anterior. 

Esta é a continuação de "Doutor Estranho", de 2016. O personagem interpretado por Benedict Cumberbatch, porém, apareceu em outros três filmes: "Vingadores: Guerra Infinita" (2018), "Vingadores: Ultimato" (2019) e "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" (2021).

reprodução

Publicidade

Não só o primeiro filme, mas todos esses outros longas são essenciais para a compreensão de "Multiverso da Loucura". Na produção, que estreia no Brasil em 6 de maio, Strange precisa lidar com efeitos da abertura acidental de múltiplos universos paralelos (o tal Multiverso). 

Esse conceito de Multiverso está em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" e em outras produções da Marvel. Além disso, ao misturar universos, devem surgir personagens de outros filmes anteriores a "Doutor Estranho". 

reprodução

Publicidade

As youtubers do canal "Entre Migas" fizeram uma react do trailer e notaram a quantidade de referências a obras em que o personagem não apareceu. E elas fizeram uma observação importante: Se para entender um novo filme você precisa assistir a vários outros, não seria esse um esquema em pirâmide?

Os esquemas em pirâmide consistem, basicamente, em quando algo depende do recrutamento de cada vez mais gente para se sustentar. Eles costumam exigir investimentos financeiros em troca de promessas fraudulentas de ganhos fáceis, e isso é crime (e a gente sabe que não é isso que a Marvel faz). Parecido com o que a Marvel faz? Olha só a quantidade de filmes e séries que você precisará ver para entender o novo "Doutor Estranho":

reprodução

Publicidade

O conceito de Multiverso presente em "O Multiverso da Loucura" é apresentado e detalhado na série "Loki" (2021), então, é bom você ver essa.

reprodução

No protagonismo da história, junto de Strange estará Wanda Maximoff, que depois dos filmes dos Vingadores teve sua própria série, "Wandavision" (2021), na qual - SPOILER! - se torna a Feiticeira Escarlate. 

reprodução

Publicidade

O trailer revela uma outra versão de Strange, vinda do Multiverso (o que chamam de "variante"), que você só sabe quem é se assistiu "What If", série animada de 2021 que propõe diversas possibilidades para os personagens. 

reprodução

E, no trecho que fez os fãs delirarem, há uma suposta participação do Professor Xavier, o líder dos X-Men. Apesar de o personagem aparecer de costas, sua voz foi (supostamente) reconhecida como a do ator Patrick Stewart.

reprodução

Publicidade

O ator interpretou Xavier na trilogia dos X-Men lançada entre 2000 e 2005. Então agora são mais três filmes para ver. 

reprodução

Uma criatura surge em um momento de trailer e fez os fãs colocarem mais um longa na pirâmide: "Capitã Marvel", de 2019. 

reprodução

Porém há divergências sobre quem seria ela.

Publicidade

Fora os boatos: Falam em uma variante do Homem de Ferro, interpretado por Tom Cruise, e do Quarteto Fantástico, com um retorno do elenco que os fez no filme de 2004. 

divulgação

E expectativa é ver Chris Evans, o Capitão América, interpretando novamente outro personagem da Marvel, o Tocha Humana.

Prontos para a maratona?

Publicidade

Vai assistir a tudo?

reprodução

BORA

reprodução

Dessa vez vou deixar passar

reprodução

Veja também