Sem spoilers: tudo que você precisa saber antes de assistir 'Viúva Negra'

Você não precisa ver 23 filmes para entender o novo da Marvel.

Divulgação

'Viúva Negra' é o novo filme da Marvel, o que significa que - com toda certeza - você vai ouvir falar sobre ele por um tempo. Mas se você não acompanhou todos os 23 longas anteriores, ou simplesmente não se lembra muito bem do que rolou na história, vamos te dar um help.

Separamos aqui 8 fatos importantes pra você se localizar na história, e conseguir aproveitar o filme como qualquer marvete que dedicou 50 horas de sua vida a esses filmes. 

Bora lá:

Quem é a Viúva Negra?

Divulgação

Natasha Romanoff era uma agente russa, até passar a trabalhar para o governo americano, mais especificamente para uma agência federal chamada SHIELD (que cuida de assuntos dos super-poderosos). 

Apresentada em 'Homem de Ferro 2', lá em 2010, Natasha não tem nenhum super poder, ainda assim, virou membro dos Vingadores: a principal equipe de heróis do planeta. Como? Ela tem reflexos afiadíssimos, é inteligente e uma baita lutadora. Tudo porque foi altamente treinada no que chamam de Sala Vermelha.

Publicidade

O que é a Sala Vermelha?

Divulgação

É um centro de treinamento russo, que é tido como uma fábrica de espiões. O assunto nunca foi diretamente tratado nos filmes anteriores, mas, pelo material publicitário, parece ser importante em 'Viúva Negra'. 

O que foi deixado claro até agora é que os exercícios eram rígidos, envolviam torturas, e parecem até ter deixado Natasha estéril.

O filme é uma continuação direta de algum outro longa? 

Divulgação

'Viúva Negra' se passa entre dois filmes da Marvel.

O roteiro fala do que rola logo depois dos acontecimentos de 'Capitão América: Guerra Civil' e antes de 'Vingadores: Guerra Infinita'.

Publicidade

E o que eu preciso saber desses filmes?

Divulgação

'Guerra Civil' é um filme importante na cronologia da Marvel porque, como o título avisa, fala sobre um rompimento interno. Não só dentro de um país, como entre os Vingadores. 

O longa responsabiliza os heróis pelos atos e erros cometidos em missões. Os governos, então, exigem que os supers se registrem e ajam somente a partir de ordens governamentais. Metade dos heróis topa, os outros 50% se nega. E aí começa o quebra pau. 

Natasha especificamente começa defendendo o registro, mas muda de ideia no meio do caminho. 

O filme acaba com ela, Capitão América, Falcão e Feiticeira Escarlate vivendo como foragidos, por se recusarem a obedecerem políticos (e suas eventuais motivações). Eles, inclusive, estão rompidos com os antigos aliados dos Vingadores, que toparam o registro.

É a partir daí que começa 'Viúva Negra', com uma Natasha fugindo das autoridades e sem metade de seus amigos.

Mas, pera, eu ouvi falar que ela morreu!

Reprodução

Pois é. Em 'Vingadores: Ultimato', Natasha se sacrifica para derrotar o grande vilão da saga, Thanos. Sua morte é emblemática e foi vital para a vitória dos mocinhos. O elenco, inclusive, falou repetidas vezes à imprensa que em 'Viúva' entendemos melhor por qual motivo Natasha se sacrificou sem pensar duas vezes. 

Mas, como disse, esse filme se passa antes desse fim trágico. Então, ela está vivíssima.

Publicidade

E o que já sabemos do filme?

Reprodução

De acordo com os trailers, o filme mostrará a Viúva voltando à Rússia, e encontrando antigos aliados e inimigos. Todos esses personagens do núcleo russo são inéditos. Então nem você e nem ninguém que assistiu os filmes anteriores precisa saber sobre eles.

A Sala Vermelha também aparece brevemente nas prévias, assim como General Ross, o militar responsável por caçar os supers que não toparam o registro. 

O Treinador, um vilão dos quadrinhos, é outro que já deu as caras nas ações publicitárias do filme.

Quem é o Treinador? 

Divulgação

Nos gibis, o personagem é um vilão com uma habilidade peculiar: ele consegue replicar os movimentos de qualquer um, só de assistir seu alvo se mexer. 

Como a Viúva não solta raios, ou teias, pode ser interessante ver a luta corpo a corpo de um espelho humano, como é o personagem.

Publicidade

Animei! Como eu assisto o filme?

Reprodução/Disney+

Há duas maneiras: o filme estreia hoje em diversas salas de cinema que dizem estarem seguindo protocolos contra a Covid-19. Um jeito de ver o longa é indo a uma dessas sessões. 

Mas se você não se sente confortável, com razão, de se expor ao vírus por conta de um filme, 'Viúva Negra' também pode ser comprado pelos assinantes do Disney+. Assim, dá para ver o filme de casa. 

Ainda assim, vale lembrar que a brincadeira não é barata. Além da assinatura, que gira em torno dos R$27,90, o cliente que quiser ver o filme tem que alugá-lo dentro da plataforma - o que sai por R$69,90 adicionais. 

Nos cinemas, o filme entra em cartaz nesta quinta, 08; no Disney+ o filme fica disponível a partir do dia seguinte, 09 de julho.

Vai encarar?

Publicidade

Veja também