Sem André Marques, Globo acelera maior renovação do elenco em 20 anos

Saída do ator e apresentador foi confirmada nesta segunda, 30/5, pela emissora carioca

Depois de perder o "No Limite" para Fernando Fernandes e o "The Voice Brasil" para Fátima Bernardes, André Marques decidiu deixar a TV Globo. Com mais essa alteração no casting, a emissora confirma que está em curso a maior renovação em seu elenco nas últimas duas décadas. Se consideramos os programas de entretenimento/auditório, veremos que são poucos os rostos que seguem no canal desde o início dos anos 2000.


Na época, a Globo também buscava renovação. Mas usou um expediente diferente do atual: atacou a concorrência. Numa tacada só, tirou Luciano Huck da Band, Ana Maria Braga da Record e Jô Soares e Serginho Groismann do SBT. À exceção de Jô, os demais seguem no ar até hoje. São exceções. Estrelas absolutas de outrora, Xuxa, Faustão, Angélica, Jô Soares, Miguel Falabella, Cissa Guimarães, Zeca Camargo, Renato Aragão e Leandro Hassum são alguns dos que não ostentam mais o rótulo de globais.


Xuxa abriu os caminhos que levaram para fora dos Estúdios Globo talentos que eram a cara da emissora. Depois de um longo período de desgaste, a Rainha dos Baixinhos deixou a empresa no fim de 2014, de forma um tanto quanto ruidosa. O litígio com a artista, considerada uma estrela absoluta da rede, não deixou dúvidas: a partir dali, ninguém estava garantido na vinheta de final de ano da líder de audiência.


Há quase um ano, Fausto Silva seguiu os rumos da loira. Depois de 32 anos à frente do "Domingão", Faustão deixou a Globo sem poder se despedir do público, após desentendimentos sobre o anúncio do futuro profissional do comunicador. A saída do apresentador abalou o mercado - e os bastidores - uma vez que não havia indícios de qualquer crise entre ele e a emissora: líder de audiência e dono de um dos maiores faturamentos da casa, o dono dos domingos era um case de sucesso. Ainda assim, caiu.


Confirmada pela Globo nesta segunda, 30/5, a saída de André Marques é mais um passo na direção de uma das maiores renovações de elenco da história da emissora. Agora, no entanto, o plim-plim tem optado por olhar para o próprio banco de talentos na hora de preencher as vagas deixadas pelas estrelas que consagrou...e optou por dispensar. Novos titulares do "É de Casa", Maria Beltrão, Thiago Oliveira, Rita Batista e Talitha Morete são exemplos da nova política: destes, apenas o nome de Maria - diva da GloboNews - é amplamente conhecido pelo grande público. Manoel Soares, que vai assumir o "Encontro" ao lado de Patrícia Poeta, também confirma o momento de valorização das pratas da casa.


A única exceção foi a aquisição do passe de Marcos Mion, em agosto de 2021. Recém-saído da RecordTV, o apresentador chegou à emissora carioca com grande burburinho e tem conseguido superar todas as expectativas - de público, de faturamento e de crítica. Hoje, virou um dos rostos mais conhecidos da Globo.


Sinal dos tempos...


Veja também