Selton Mello é detetive cego em "França e o Labirinto", primeira audiossérie brasileira com efeito 3D

Conheça Nelson França e sua caçada por um serial killer.

Selton Mello é um veterano. Seja no cinema, TV, teatro ou como dublador, o ator de 50 anos já fez de tudo um pouco. Recentemente, ele incluiu em seu currículo também uma audiossérie, fazendo o protagonista de "França e o Labirinto", a primeira no Brasil a usar áudio binaural - abaixo a gente te explica o que é isso.

Reprodução/Instagram

"Eu desconhecia completamente todo o universo gigantesco por onde eles trafegam e isso me deixou mais motivado ainda. Eu não conhecia, então eu quis", descreveu ele em uma legenda de foto no Instagram, sobre o novo trabalho.

"França e o Labirinto" é audiossérie brasileira original do Spotify, que estreou nesta terça-feira (29) na plataforma.

Reprodução/Instagram

Na história, que será contada em 13 episódios e não tem previsão – pelo menos ainda – de segunda temporada, Selton interpreta o mal-humorado Nelson França, um detetive particular aposentado que, apesar de cego, sempre encontra detalhes que outros investigadores não enxergam.

Durante anos, França ajudou a polícia em investigações. Numa delas, foi peça decisiva na prisão de um famoso serial killer. Anos mais tarde, uma nova vítima é encontrada e França sabe que se trata do mesmo criminoso. Mas ele precisa provar isso.

Publicidade

"França e o Labirinto" oferece uma experiência sonora realmente imersiva aos ouvintes. Isso é garantido pelo uso de tecnologia chamado áudio binaural, como se fosse um som 3D, em que o som é localizado e cerca quem está escutando, permitindo que o ouvinte acompanhe a história sob a mesma perspectiva do personagem principal. Muitas vezes, a sensação é de que o personagem está ao seu lado!

 Bruno di Torino/Divulgação

Não por acaso, essa criação do Jovem Nerd e Azaghal, com roteiro de Leonel Caldela e Fábio Yabu, é o maior projeto nacional de ficção feito pelo Spotify no Brasil até hoje.

Em entrevista a BuzzFeed Brasil, Selton disse ter ficado "impressionado" com o resultado final do podcast. Leia abaixo os principais trechos da conversa:

Publicidade

A dublagem é parte importante de sua carreira. Como foi voltar a isso?

"Eu fui dublador profissional até os meus 20 anos na Herbert Richers, um estúdio clássico do Rio de Janeiro, onde eu trabalhei com grandes dubladores e aprendi muito. Esse período da minha vida foi muito importante. Então, fazer algo com voz, como foi em 'França e o Labirinto', é algo sempre prazeroso porque é meio que voltar para uma época minha que me agrada muito, em que eu tinha só a voz para me expressar."

Você sentiu muita diferença em fazer uma interpretação pra audiossérie? 

"A grande diferença é que na dublagem você tem que correr atrás do labial, fazer tudo certinho ali na embocadura do ator americano, geralmente. Num trabalho como esse, eu tenho total liberdade de tempo, de ritmo, de experimentação. Então, é um trabalho de ator em que eu tenho só a voz para me expressar. O Jovem Nerd e Azaghal são dois gênios, que criaram esse negócio fabuloso, escrito por Leonel Caldela e Fábio Yabu. Quando eu li o roteiro, achei o máximo. É muito legal fazer um trabalho com esse pessoal tão talentoso e no Spotify, que sou muito fã. Estou achando o máximo estar em um Original Spotify. Acho isso chique."

Publicidade

A série promete e entrega uma experiência imersiva proporcionada pelo áudio binaural. Como foi para você ouvir o resultado do podcast?

"O público tem a experiência de ouvir a série como se estivesse na minha pele. Eu vivi a mesma experiência que você: eu gravei a minha parte sozinho e, quando eu ouvi, já com os outro atores, os barulhos, a ambiência, a trilha… Eu fiquei assim, caraca, que coisa rica. Fiquei muito impressionado e acho que o público também vai se impressionar com a qualidade."

Antes do final da curta conversa por chamada de vídeo, Selton Mello fez questão de destacar seus parceiros de dublagem em "França e o Labirinto". Veja abaixo:

Maíra Góes (a Dory, de "Procurando Nemo") como Angela; Jorge Lucas (dublador de Vin Diesel e o Duende Verde em "Homem-Aranha", por exemplo) como Noronha; Luiz Carlos Persy, conhecido por "The Last of Us" e "Os Padrinhos Mágicos") como Omar; e Renato Macedo (Severo Snape de "Harry Potter") como Siqueira.

Além das participações especiais, como Antonio Tabet, Igão e Mitico (apresentadores do PodPah) e Frederico Carstens (Sr. K).

Publicidade

Veja também