Segredos que descobri nos bastidores de "Mulher Maravilha 1984"

"Ela está esperando por ele — já passou 80 anos desde que se encontraram pela última vez e desde então, ela não amou mais ninguém."

Pode ter sido uma espera muito (muito, muito, muito) longa, mas está quase na hora, e "Mulher Maravilha 1984" — a sequência tão aguardada de "Mulher Maravilha", de 2017 — finalmente vai ser lançado em alguns meses.

É seguro afirmar que, entre o retorno de Steve Trevor, a promessa de um Kristen Wiig vilão e o cenário fantástico dos anos 80, o filme é definitivamente algo para aguardar ansiosamente.

Lá em 2018, tive a oportunidade de visitar o set de "Mulher Maravilha 1984" em Londres, para conversar com algumas pessoas do elenco — Gal Gadot, Chris Pine e Pedro Pascal — a diretora Patty Jenkins e alguns membros importantes da equipe de produção sobre o trabalho deles no filme.

Publicidade

É claro, a história toda foi cercada de mistério. Mas, eu "consegui" descobrir alguns segredos com a equipe...

1. O filme não é uma sequência de "Mulher Maravilha" de 2017, no sentido tradicional — ao contrário, é uma "aventura independente" e parecerá bem diferente do primeiro, graças ao cenário.

Warner Bros.

De acordo com a assistente de produção Anna Obropta, a intenção com o cenário dos anos 80 não é ser cafona, clichê ou gozação, mas em vez disso, é "celebrar a década" como uma época de grande sucesso e mudanças na América. Ela também disse que a diretora Patty Jenkins se inspirou nos trabalhos de Steven Spielberg, o "mestre dos anos 80".

Publicidade

2. O filme começa em Themyscira com a "Olimpíada das Amazonas" e vemos a Princesa Diana competindo em um grande evento aos 10 anos de idade.

Warner Bros.

"É como se 'American Ninja Warrior' encontrasse com o 'Cirque du Soleil' e com esportes radicais e ainda assim, não pareceria com nada disso", disse Obropta. "Não se parece com nada que você já tenha visto antes."

3. A personagem da Princesa Diana mudou significativamente desde o último filme — ela tem mais compreensão da humanidade e do mundo em geral, mas está sozinha.

"Ela realmente entende as complexidades da vida e o que significa ser humano", explicou Gal Gadot. "Ela é muito sozinha, é super meiga e legal e tem boas intenções em relação às pessoas que encontra, mas não quer sofrer e não quer fazer ninguém sofrer, senão terá que desaparecer." Ela continuou: "Acho que ela passa por um bom momento — ela quer estar neste mundo, pois é sua vocação, para tentar e construir um mundo melhor e ajudar — mas ela sofreu uma grande perda. Acho que o Steve era, realmente, sua paixão, e é muito difícil a sensação de viver a vida como se tudo estivesse bem. Os anos passam e você realmente não consegue viver a vida".

Publicidade

4. E também veremos que ela entende melhor seus próprios poderes, bem como um "desenvolvimento de suas habilidades" como Mulher Maravilha.

Warner Bros.

"Quando você a viu em 'Mulher Maravilha', ela estava apenas começando a entender seu potencial, e agora ela é experiente, se preferir, pois ela tem feito o que tem feito desde o final da 1ª Guerra Mundial até 1984", disse o produtor, Chuck Roven. "Isso é bastante tempo para ela desenvolver seus poderes." "Uma das melhores coisas sobre Diana como personagem é que ela está sempre aprendendo e sempre tirando lições de vida", ele acrescentou. "Isso a torna um personagem melhor, mas também influencia o que ela faz com seus poderes."

5. É claro, vemos o retorno de Steve Trevor e, de acordo com Gal Gadot, o relacionamento dele com Diana é "mais romântico e sexy" do que da última vez.

"Acho que no primeiro, tínhamos apenas começado [o relacionamento]. E era bem mais ingênuo", disse Gal. "Você sabe, foi a primeira vez que Diana se apaixonou."

"Nesse, eles se encontram novamente, mas é a parte da fase adulta disso", continuou. Ela está esperando por ele — já passou 80 anos desde que se encontraram pela última vez e desde então, ela não amou mais ninguém."

Publicidade

6. Quanto a Steve, ele escapou dos efeitos da guerra e está "em um momento de extrema sinceridade".

"[Em 'Mulher Maravilha 1984'], ele está justamente nesse estado de felicidade de ter deixado tudo aquilo e pode simplesmente ser um rapaz maravilhoso", Chris Pine disse de seu personagem. "Ele está apreciando e recebendo tudo com amor e gratidão. Não é um tempo de guerra para ele, é um tempo de revelação e admiração."

7. Podemos ver um novo traje para a Mulher Maravilha — uma armadura alada e dourada, inspirada nos quadrinhos — que Gal Gadot chama de "MUITO foda".

De acordo com a designer de figurino, Lindy Hemming, as asas são multifuncionais. Podem ser usadas como um parapente, mas também para defender a Mulher Maravilha de agressores.

"Em vez de ser agressiva, ela é defensiva", Hemmings disse. "Seu método é, ninguém consegue pegá-la, então seus adversários ficam cansados... Ela não os matou, nem os feriu ou atacou, ela — como faz um boxeador — fez com que eles usassem toda sua energia."

Publicidade

8. Há também uma roupa no filme que presta homenagem à Lynda Carter, a icônica Mulher Maravilha dos anos 70, mas foi na verdade, uma grande coincidência.

Warner Bros., Warner Bros.

"Comecei a pesquisar na internet procurando por roupas bonitas dos anos 80 e esse que encontrei era da Brooke Shields, dos anos 80, e depois Lindy, nossa maravilhosa designer de figurino, simplesmente fez", Gal Gadot disse sobre a roupa. "E então, somente por meio dos fãs descobri que Lynda [Carter] tinha um parecido."

Como a Lindy Hemming, a designer de figurino explicou, Diana "não fica muito em casa" no filme, e suas roupas costumam ser elaborados a partir do que ela pode encontrar ao longo de sua aventura.

9. Pedro Pascal aparece como Maxwell Lord IV, "um homem de negócios corrupto que vende o sonho americano".

Warner Bros.

No set, Pedro Pascal explicou que o que é interessante sobre seu personagem é que ele não tem poderes sobrenaturais, mas antes, é apenas um ser humano com falhas humanas.

"Estou trabalhando com Patty em cenas muito reais e empolgantes", ele disse. "É uma aventura, mas parece mais com fazer uma peça de teatro ou um drama de verdade ou uma comédia de verdade."

"Você será capaz de decidir [se ele é o vilão] ao vê-lo", acrescentou. "Ao vê-lo, você mesmo será capaz de interpretar isso. E esse é o ângulo original nisso, que eles são seres humanos, e não digo isso em um sentido básico, digo isso de uma forma reveladora."

Publicidade

10. Nesse ínterim, Kristen Wiig aparece como Barbara Minerva — mais conhecida como Mulher Leopardo — uma amiga de Diana que se torna rebelde e aparece às vezes nos quadrinhos.

Warner Bros.

A diretora Patty Jenkins disse que ela era fascinada pela personagem de Kristen Wiig, não porque ela é o oposto da Princesa Diana, mas porque ela tem inveja dela.

"É fato que ela é uma personagem que quer os poderes de Diana, mas não é de confiança para tê-los", Jenkins disse. "É como ver um ser humano se envolver com superpoderes e as escolhas que faz com eles". É disso que sempre gostei em relação à Mulher Leopardo."

"Acho que Diana sempre meio que fica decepcionada com a humanidade", acrescentou. "Ela é otimista e sempre fica meio triste quando a humanidade toma decisões erradas."

11. O filme tratará naturalmente de questões de sexismo e discriminação nos anos 80, mas não é um destaque.

Warner Bros. / theavatar.tumblr.com

"Como na primeira vez, não estava fazendo o filme sobre isso", Jenkins disse. "Achei que era uma forma engraçada de olhar para as questões da época, tipo, ela não as conhece, nem se importa com elas."

Ela explicou: "Torna isso tão claro, tipo, 'Do que você está falando, as mulheres não entram na sala? Por que não?' É a mesma coisa agora."

Publicidade

12. Aquela foto de bastidores estilo "O Clube dos Cinco" foi postada no Instagram do Pedro Pascal completamente por acidente, mas ele não teve problemas por causa disso.

"Foi um acidente!", ele riu. "Não foi planejado, e as pessoas tinham que olhar para ela e ter certeza de que não havia nada sobre o quê se preocupar, e não tinha nada."

Ele também explicou exatamente como acabou publicando, acontece que ele estava apenas tentando usar um filtro: "Eu uso o filtro do Instagram para deixar uma foto do jeito que quero que ela pareça, para deixar no meu celular. E então, o que você faz é publicar e apagar na hora. Então, esse foi o meu problema."

13. E por último, e mais importante, Steve Trevor vai usar uma pochete o filme inteiro, e foi tudo ideia do Chris Pine.

Warner Bros.

O que tem dentro da pochete? De acordo com o próprio Chris Pine: "Doces".

Publicidade

"Mulher Maravilha 1984" será lançado em 2 de outubro de 2020, nos cinemas no mundo inteiro.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

A surpreendente evolução da Mulher-Maravilha nos últimos 70 anos

Escrito por Julie Gerstein • há 4 anos

27 coisas que pensamos vendo o filme "Mulher Maravilha"

Escrito por Susana Cristalli • há 7 anos

Qual heroína foda é você?

Escrito por Susana Cristalli • há 5 anos

Nove heroínas da 1ª Guerra Mundial tão maravilhosas quanto a Mulher Maravilha

Escrito por Alana Mohamed • há 7 anos

Veja também